em

AmeiAmei FofoFofo TristeTriste

20 Alimentos bons para o coração

Descubra quais são os alimentos bons para o coração e o porquê, fazendo com que sua alimentação possa te ajudar
alimentos bons para o coração
Crédito: Freepik

Você já parou para pensar como está seu coração? Não, não se trata de romances e coisas do gênero, mas da saúde do seu sistema cardiovascular. Sabia que existem alimentos bons para o coração, que podem ajudar a prolongar sua vida?

Os alimentos podem ser grandes aliados da boa saúde. Veja quais são eles e já anote para comprar na próxima ida ao mercado.

Top 20 alimentos bons para o coração

1. Abacate

Rico em gordura monoinsaturada, que é benéfica ao corpo, o abacate auxilia na redução do risco de doenças crônicas, como as cardiovasculares.

Além disso, ele melhora a função cerebral, o crescimento e desenvolvimento celular. Estudos mostram que esse tipo de gordura poderia aumentar os níveis de HDL (colesterol bom) e diminuir o LDL (colesterol ruim).

2. Romã

O suco de romã reduz o risco de doenças cardiovasculares e a hipertensão. Assim, o consumo diário da fruta ou do suco tem um efeito significativo sobre o estresse oxidativo cardíaco.

3. Brócolis

Possui fibras que contribuem para regular a pressão arterial e também é rico em vitamina K, que melhora a coagulação sanguínea.

4. Açafrão-da-terra (cúrcuma)

alimentos bons para o coração açafrão
Crédito: Freepik

Protege as paredes das artérias e ajuda a prevenir inflamações ao longo das vias, fazendo com que todo o sistema funcione de forma mais fluida e sem acidentes.

5. Azeite de oliva extra virgem

Ele é conhecido por promover a limpeza natural das artérias, ajudando assim a baixar a pressão arterial e prevenir coágulos sanguíneos.

Por ser uma gordura monossaturada, não traz danos ao coração se consumida com moderação.

6. Berinjela

Um dos muitos benefícios da berinjela é a redução das taxas de triglicérides e ácido úrico, o que também diminui as chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

7. Nozes e castanhas

alimentos bons para o coração castanhas
Crédito: Unsplash

Elas são fontes de vitamina E, responsável por proteger o organismo contra doenças do coração. Assim como o azeite, também contribuem para o aumento do colesterol bom (HDL), impedindo o desenvolvimento de doenças do coração.

Por serem bastante calóricas, devem ter seu consumo moderado, definido de acordo com o que recomenda seu nutricionista.

8. Canela

Deve ser evitada por hipertensos, mas, no geral, ajuda a reduzir os níveis de colesterol e a eliminar as placas no interior das artérias, melhorando a saúde cardiovascular.

Além disso, ajuda a dar aquela energia extra para a prática de atividades físicas, acelerando o metabolismo, eliminando assim uma maior quantidade de gordura.

9. Aveia

Possui alta quantidade de fibras, principalmente a betaglucana, responsável pela diminuição da absorção de colesterol e triglicérides, protegendo o sistema cardiovascular.

10. Chá verde

É responsável por desobstruir as artérias, diminuir a absorção de colesterol e melhorar os níveis de lipídios no sangue.

11. Sardinha

A sardinha é um dos alimentos bons para o coração por que possui poucas calorias e muitas proteínas, além de ácidos graxos, potássio, iodo, cálcio, fósforo, ferro e vitaminas. Alguns estudos atestam que ela também ajuda a combater o risco de acidente cardiovascular, agindo sobre o colesterol e a hipertensão.

12. Chocolate amargo

alimentos bons para o coração chocolate amargo
Crédito: Freepik

É rico em flavonoides, substâncias que atuam como cardioprotetores. Além disso, melhora a função das plaquetas e a sensibilidade à insulina, controlando a pressão arterial e atuando como um antioxidante.

13. Vinho tinto

Possui polifenóis, substâncias naturais com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Além disso, há evidências de que a dieta do mediterrâneo é benéfica para a saúde cardiovascular, considerando o vinho consumido durante as refeições um importante componente.

14. Pera

Comer a fruta com casca e tudo é bom para combater os radicais livres. Sem contar que a pera é rica em substâncias que ajudam a prevenir e combater o diabetes tipo 2 e a diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

15. Melancia

Fonte de minerais (potássio, magnésio, cálcio e ferro) e aminoácidos (citrulina e arginina), ela também é rica em substâncias com propriedades antioxidantes como o licopeno, vitamina C e flavonoides, favoráveis ao bom desempenho das artérias.

O consumo da melancia pode ajudar a prevenir o surgimento de doenças degenerativas, como o câncer de próstata, estômago e pulmão, a tratar a diabetes mellitus e a reduzir a pressão arterial.

16. Salmão

O salmão, preferencialmente oriundo de locais abertos e não de cativeiro, é um excelente alimento para o coração, pois contém uma grande quantidade de ômega-3.

O ômega-3 reduz a arritmia, aterosclerose e os triglicérides, sendo recomendado o seu consumo ao menos 2 vezes por semana.

17. Amora, morango e mirtilo

As frutas vermelhas são excelentes remédios para o coração, pois seu consumo diário pode reduzir em 32% as chances de um ataque cardíaco.

Isso se dá devido a presença dos flavonoides, que diminuem a pressão e dilatam os vasos sanguíneos.

18. Batata

Por incrível que pareça, a batata é, sim, um dos alimentos bons para o coração, e não somente um monte de carboidratos. Rica em potássio e fibras, ela ajuda a controlar a pressão arterial e reduz as chances de um ataque cardíaco. Só evite as fritas!

19. Tomate

alimentos bons para o coração tomate
Crédito: Unsplash

Também ricos em potássio, ajudam a proteger o sistema cardiovascular, porém os tomates possuem um extra: o licopeno.

O licopeno ajuda a limpar o sangue, eliminando o LDL e mantendo os vasos mais dilatados, facilitando assim a fluidez e reduzindo o risco de ataque cardíaco.

20. Espinafre e couve

O último dos alimentos bons para o coração não é menos importante. Por conter uma grande quantidade de carotenoides, o espinafre e a couve ajudam a eliminar a gordura e outras toxicidades do organismo, sendo também ricos em fibras e nutrientes.

Além disso, como o salmão e a sardinha, esses alimentos possuem uma grande quantidade de ômega-3, sendo assim excelentes para o sistema cardiovascular.

Então, quais são os seus alimentos favoritos para a saúde do coração? Compartilhe nos comentários!

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

morango
Benefícios do morango para a saúde
para que serve amora branca
Para que serve a amora branca?