em

6 Benefícios da vitamina D

Veja como essa vitamina pode contribuir de diversas maneiras para melhorar a saúde do seu corpo
benefícios da vitamina D
Crédito: Freepik

Já ouviu falar na vitamina D? Essa vitamina, além de ser vital para a absorção de cálcio, é muito importante para diversas funções do organismo. Descubra os benefícios da vitamina D e a sua importância para seu dia a dia, mantendo um funcionamento ideal do organismo.

Benefícios da vitamina D

Por que é importante saber se você está com a quantidade exata de vitamina D no organismo? Confira abaixo, descobrindo todos os benefícios que essa vitamina pode trazer para a sua saúde e bem-estar, beneficiando o seu rendimento durante o dia a dia.

1. Importante para os ossos

A vitamina D é muito importante para regular os níveis de absorção de cálcio nos ossos. Isso é explicado pela conversão do calcitriol, componente responsável por manter os níveis desse mineral devidamente regulados.

Desse modo, ela é fundamental para quem está em fase de crescimento ou possui problemas ósseos.

2. Fortalece a imunidade

Um dos principais benefícios da vitamina D é o fortalecimento da imunidade do organismo. Esse fortalecimento ocorre por conta do controle que essa vitamina exerce sobre o ciclo celular, tornando-o mais saudável.

Ela desempenha um papel crucial contra doenças que atingem fortemente a imunidade. Nesses casos, a vitamina D contribui para manter o corpo equilibrado.

3. Amplia a concentração

benefícios vitamina D concentração
Crédito: Unsplash

Sua presença no organismo amplia exponencialmente a capacidade de percepção e o foco do indivíduo. Isso porque ela agiliza o processo de neurotransmissão, o que faz o indivíduo tomar atitudes mais rápidas.

4. Previne doenças cardíacas

Outro dos benefícios da vitamina D é contribuir para auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares. Isso é explicado pelo fato de essa vitamina contribuir diretamente no controle da pressão arterial e dos níveis de colesterol.

Além disso, ela ajuda a combater inflamações diversas.

5. Prevenção do diabetes

A vitamina D também é muito importante para evitar o diabetes. Isso porque ela proporciona a absorção do cálcio, que é o responsável por regular os níveis de insulina.

Vale ressaltar que o contato frequente com a vitamina D tem o potencial de regular os níveis de insulina no corpo. Esse fator colabora exponencialmente no tratamento dos dois tipos de diabetes, evitando os famosos picos de insulina.

6. Regula o equilíbrio hormonal

A deficiência de vitamina D é associada ao risco de transtornos do humor, sendo também um fator que possa propiciar uma crise de ansiedade.

O baixo nível dessa vitamina no organismo também interfere na produção de testosterona e estrogênio, o que altera a produção hormonal.

Sinais de deficiência de vitamina D

Agora que você sabe os benefícios da vitamina D, é importante saber quais são os sinais que demonstram a deficiência desse importante componente no organismo. Confira abaixo os principais sintomas que demonstram a ausência dela.

1. Ficar doente com frequência

benefícios vitamina D deficiência
Crédito: Freepik

É comprovado que a ingestão diária de vitamina D fortalece o sistema imunológico. Desse modo, se o organismo estiver fraco e muito suscetível à gripe e outros problemas, isso pode significar que o corpo está necessitando de vitamina D.

Essa carência é facilmente revertida com a exposição diária ao sol e o consumo de suplementos. Então, o maior desafio consiste na identificação da falta dessa vitamina.

2. Problemas na cicatrização

Outro fator que pode demonstrar baixos níveis de vitamina D no organismo é a demora para a cicatrização de ferimentos. Isso é explicado pelo fato de essa vitamina possuir um papel muito importante para a produção de compostos que facilitem o processo de cicatrização.

3. Perda de cabelo

Sua falta no corpo também pode ser atestada por meio da queda de cabelo frequente. Isso porque ela possui um papel fundamental para a regulação de hormônios que são responsáveis pela saúde da raiz.

4. Dores musculares

Sim, a deficiência também gera dores musculares. O problema desse sintoma é que ele é muito frequente em diversas ocasiões, por isso é difícil usá-lo como critério primordial de identificação.

Para evitar a carência da vitamina, é muito importante ter contato com o sol saudável (de 6h às 10h e de 16h às 18h) por 10 a 15 minutos diários. Não é preciso ser em um ocasião especial, com pouca roupa ou roupa de banho; o sol que atinge os braços, por exemplo, no caminho do trabalho, já é suficiente. Lembre-se que vidros, por exemplo, podem impedir essa absorção correta.

Se você sente alguns dos sintomas acima e acha que não consome alimentos ricos em vitamina D, consulte um médico para que ele oriente o seu caso da melhor forma.

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
limpar maquina de lavar
Como limpar máquina de lavar e mantê-la impecável
smoothies receitas
11 Receitas de smoothies para fazer em casa