em

Como fortalecer o coração com exercícios e alimentação

O coração precisa estar forte e resistente para que todos os órgãos funcionem corretamente. Veja como fazer isso
fortalecer o coração
Crédito: Freepik

Ter um coração saudável e fortalecido é essencial para que ele trabalhe de forma mais eficiente. Assim, o sangue vai percorrer as artérias e veias com a pressão adequada e todos os órgãos vão funcionar melhor. Outro benefício é que esse cuidado previne doenças cardiovasculares, como a pressão alta, o colesterol alto, o derrame e o infarto. Por tudo isso que é tão importante fortalecer o coração.

6 Dicas para fortalecer o coração

As dicas de como fortalecer o coração são sobre manter uma boa alimentação e rotina de atividade física.

Enquanto o corpo está fazendo exercício, os músculos vão precisar de mais nutrientes e de oxigênio. Logo, o coração vai precisar trabalhar mais intensamente para suprir essas necessidades através do sangue.

Além disso, por ser um músculo, quanto mais o coração for exercitado, mais forte e resistente ele vai ficar. Assim, irá bombear o sangue para o corpo com mais eficiência.

Quanto aos alimentos, é preciso fazer escolhas que evitem o acúmulo de gordura nas paredes das artérias e que ofereçam todos os nutrientes que o organismo necessita para trabalhar melhor.

1. Praticar 150 minutos de exercício por semana

tipos de exercício para fortalecer o coração
Crédito: Freepik

Se você não tem tempo para ir à academia ou sair para caminhar todos os dias, não se preocupe. Fazer um total de 150 minutos de exercício físico por semana já reduz em 14% o risco de ter problemas cardíacos. O importante é manter uma regularidade, fazendo sempre nos mesmos dias e sem falhar.

2. Praticar corrida

Uma das opções de exercício para fortalecer o coração é a corrida. Pode ser de longa distância e baixa intensidade, no trote. A corrida é um exercício aeróbico e por isso é ótima para melhorar o condicionamento cardíaco.

Quando se acostuma com a prática, o coração começa a economizar energia na realização de outras tarefas, então vai evitar uma sobrecarga, que pode gerar doenças cardíacas.

3. Caminhada

Se ainda não estiver pronto para correr, fazer caminhadas ao ar livre é outra ótima opção. Caminhar reduz a pressão sanguínea logo durante a primeira hora e tende a manter-se assim pelas próximas 24 horas.

Como resultado, se puder caminhar por 1 hora diariamente, vai ter uma boa melhora na pressão. E claro, também estará fortalecendo o coração, pois suas válvulas estarão trabalhando mais e ele estará recebendo mais oxigênio.

4. Natação

praticar natação para fortalecer o coração
Crédito: Freepik

Se gosta de esportes aquáticos, a natação é uma opção bem completa para todos os órgãos e músculos do corpo. E melhor, não causa impacto. Então se você tem qualquer problema que impeça de caminhar ou correr por causa do impacto nas articulações, a natação é o ideal.

Mais especificamente para o sistema cardiovascular, a natação contribui para o fortalecimento cardiorrespiratório. Aí vai depender de contar com um bom preparador físico para aplicar os exercícios adequados, seja com variação de intensidade, treinos variados e a utilização de acessórios para a prática de atividades específicas.

5. Variação de exercícios

Se for possível, pratique mais de um tipo de atividade física, sendo um tipo de treino contínuo e outro intervalado. O treino contínuo vai fazer a manutenção da frequência cardíaca em uma intensidade contínua. Vai dilatar as câmaras do coração e melhorar o rendimento geral do órgão.

O treino intervalado fortalece o miocárdio, que é o músculo cardíaco, melhorando a eficiência de bombeamento de sangue do coração para as artérias. São treinos que variam a frequência cardíaca, como fazer corridas por 2 minutos em alta velocidade e pausar, por exemplo. É importante ter um preparador físico para esse tipo de atividade também.

6. Alimentação saudável

como se alimentar para fortalecer o coração
Crédito: Freepik

Para manter a eficiência dos exercícios, precisa ter cuidados especiais com a alimentação. Não adianta fazer só uma coisa ou outra, pois o seu rendimento na atividade física pode ficar muito comprometido se comer do jeito errado.

Então, uma alimentação saudável consiste basicamente em comer muitas frutas frescas e inteiras, verduras, legumes, raízes, sementes, cereais integrais, ovos, carnes magras e laticínios magros. Modere no consumo de álcool e de todos os industrializados.

Para saber a quantidade adequada de cada grupo de alimento que deve consumir, precisa ir ao nutricionista. Esse profissional irá fazer exames para determinar a dieta ideal para o seu organismo. Cumprindo com todas essas recomendações, logo perceberá os efeitos benéficos de fortalecer o coração na sua rotina.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

penteados simples
Penteados simples: ideias para qualquer ocasião
como dar brilho no cabelo
Como dar brilho ao cabelo com 4 dicas essenciais