em

Como cozinhar legumes de diferentes formas

Você pode usar uma panela a vapor, o micro-ondas, a panela elétrica de arroz ou a panela de pressão. Veja como fazer
cozinhar legumes
Crédito: Pixabay

Nem todos os vegetais necessitam de cozimento para serem comidos, mas quando precisam, existem diferentes formas de fazer isso. A necessidade do cozimento se dá não apenas para que vegetais duros amaciem, mas também para que alguns eliminem componentes que não fazem bem à saúde. Então, veja essas opções de cozinhar legumes e deixá-los perfeitos para servir.

4 Formas de cozinhar legumes e vegetais

O cozimento é o modo mais comum de preparar legumes, embora também possa assá-los, fritá-los, refogá-los ou salteá-los. Se quiser cozinhar, seja para servir dessa forma ou adicionar a outras receitas, pode fazer isso no vapor, no micro-ondas, na panela elétrica ou na pressão. Veja como.

1. No vapor

cozinhar legumes no vapor
Crédito: Pixabay

Hoje em dia existe uma grande variedade de panelas próprias para fazer comida no vapor, ou seja, sem que ela encoste na água líquida. Essas panelas possuem um cesto extra que é colocado sobre elas, onde vai deixar os legumes. Na panela de baixo você coloca uma quantidade de água necessária para o cozimento. Na panela de cima, os legumes para cozinhar.

Por ter furinhos na parte de baixo, igual um escorredor de macarrão, essa segunda panela que fica por cima vai permitir a entrada do vapor da água que está na panela de baixo. Esse vapor vai cozinhar os legumes, preservando mais nutrientes e deixando-os mais saborosos e macios.

Se você não tiver uma panela especial, pode usar uma panela comum e colocar por cima dela um escorredor de macarrão de inox ou alumínio com os vegetais dentro. O ideal é que também tenha uma tampa que encaixe no escorredor para que o cozimento seja acelerado.

2. No micro-ondas

cozinhar legumes no microondas
Crédito: Pintiplesa

Há quem tenha medo de cozinhar alimentos no micro-ondas por achar que ele emite radiação prejudicial à saúde. De acordo com os especialistas, não precisa ter esse medo. As propriedades dos legumes são perdidas do mesmo jeito que ocorre com qualquer método de cozimento em água.

O micro-ondas é um aparelho que oferece muita praticidade, dependendo da quantidade de legumes que vai cozinhar. Ele acera o processo, economiza gás e também entrega vegetais com ótima textura e sabor, só precisa saber programar o aparelho corretamente.

Cada legume necessita de um tempo diferente de cozimento, variando de 4 a 8 minutos, em média. O ideal é que você coloque o vegetal para cozinhar em um recipiente próprio para micro-ondas e que programe um tempo curto. Vá abrindo o aparelho e vendo se já deu o ponto. Normalmente não precisa adicionar água ao legume, apenas fazer alguns furos ou cortes. Se for colocar mais de um tipo ao mesmo tempo, escolha aqueles que têm um tempo de cozimento parecido.

3. Na panela elétrica

cozinhar legumes panela eletrica
Crédito: Sou Mãe

As panelas elétricas são outra revolução da cozinha que chegaram para oferecer mais praticidade ao preparo das refeições. Boa parte delas é vendida com a finalidade de cozinhar arroz, mas você também pode cozinha legumes nelas.

O modo de cozimento na panela elétrica é semelhando ao do cozimento no vapor naquela panela especial para isso. Então, você só vai precisar colocar água no compartimento de baixo e colocar os legumes no cesto por cima. Programe a panela para o cozimento e vá ficando de olho, abrindo a panela, até que os legumes estejam cozidos. Pode levar uns 20 minutos em média.

4. Na panela de pressão

cozinhar legumes na pressao
Crédito: Receita Natureba

Cozinhar legumes na pressão também é uma forma de acelerar o processo, pois essa é justamente a função dessa panela. Apenas tenha o cuidado de manter sua panela de pressão sempre bem limpa e com a borracha nova para evitar entupimentos ou falhas no processo.

Corte os vegetais normalmente, em pedaços pequenos. Coloque-os dentro da panela de pressão sem precisar de água. Feche a tampa da panela e deixe cozinhar em fogo médio. Depois que a panela pegar pressão, deixe somente mais 3 minutos e desligue. Espere a pressão sair e abra a panela para conferir o resultado.

Dicas úteis

Uma dica interessante para cozinhá-los com mais rapidez é cortá-los em pedaços menores. Também pode deixá-los de molho alguns minutos antes de levar para cozinhar.

Verifique sempre se os seus legumes estão novos e frescos, pois quando estão velhos alguns ficam mais duros e não vão ficar saborosos, não importa de que forma você os prepare.

Dê preferência para os métodos de cozimento sem água, pois assim seus vegetais vão ficar mais saborosos, macios e com a textura perfeita, além de mais nutritivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
como fazer xarope natural para tosse
9 Receitas de xarope natural para tosse
o que levar para a praia
O que levar para a praia? Faça a lista do que não pode faltar