Menu

Retenção de líquido: o que é, causas mais comuns e como evitar

Conheça mais sobre esse problema que acomete muitas pessoas e gera consequências negativas

Crédito: Flirck

Publicidade

Retenção de líquido é o resultado do acúmulo de água nos tecidos do corpo. Isso é fruto, geralmente, de algum desequilíbrio hormonal. Confira algumas técnicas para domar esse problema e compreender o processo.

Causas da retenção de líquido

A retenção de líquido é muito mais comum do que parece. Por isso, é importante saber quais são as suas causas, para evitá-las e poder ter um melhor desempenho quanto ao emagrecimento.

1. Consumo excessivo de sódio

Crédito: Gourmet Virtual

Essa é uma questão importante, e está diretamente ligada com o consumo escessívo de sal. O organismo, para compensar esse desequilíbrio, retem mais líquido do que o normal para compensar. Isso gera o inchaço em determinadas regiões do corpo. Aprenda como substituir o sal em excesso na sua alimentação.

2. Alimentos processados

Alimentos embutidos, industrializados ou processados contém taxas elevadas de sódio e conservantes. O que faz aumentar a retenção de líquido no organismo. Manter uma alimentação quilibrada e natural é o ideal.

Publicidade

3. Baixo consumo de água

Essa é uma das razões para você beber água! Quando não há a ingestão ideal e necessária, o corpo começa a reter líquido para que possa desempenhar suas funções biológicas. E muitas vezes não é uma questão de desidratação, mas sim falta de hábito. Portanto, lembre-se de beber água ao longo do dia.

4. Carência de potássio e vitamina B6

Crédito: Saúde e Dica

Tanto o potássio, quanto a vitamina B agen no organismo como diuréticos naturais. Ou seja, ajudam a reduzir a retenção de líquido. A carência dessas substâncias podem, não apenas influenciar no inchaço, como também comprometer outras funções do corpo.

5. Carência de magnésio

Este mineral é essencial e vai ajudar o corpo a executar várias funções, contribuindo de forma significativa na eliminação dos fluídos. Por isso, além de ser um diurético natural, o magnésio reduz a sensação de inchaço.

6. Roupas muito apertadas

Apesar de não estar diretamente associada a retenção de líquido como no caso dos nutrientes mencionados acima. Mas o uso de roupas muito apertadas ou permanecer demasiado tempo sentado pode dificultar a circulação sanguínea e os processos naturais de eliminação de fluidos.

Publicidade

Como evitar a retenção de líquido no organismo

Agora que você sabe as causas é importante que aprenda como evitá-la. Desse modo, confira abaixo quais são as dicas:

1. Aposte em bebidas diuréticas

Crédito: La Opinion

Uma das melhores dicas para combater a retenção de líquido é apostar em alimentos e bebidas diuréticas. Ou seja, que vão ajudar a eliminar os excessos, que na maioria das vezes, causam desconforto e inchaço:

2. Consuma alimentos ricos em magnésio

O consumo de alimentos como grãos integrais, frutas e vegetais podem ajudar e evitar a retenção de líquido, principalmente nas mulheres, no período que antecede a menstruação. Confira a lista de alimentos ricos em magnésio para incluir na sua alimentação.

Publicidade

3. Consuma alimentos ricos em potássio

Esse mineral ajuda o corpo a combater a retenção de líquido, além de ser importante para a saúde do coração. Ele também reduz os níveis de sódio no organismo. Aprenda quais são os alimentos ricos em potássio que podem te ajudar.

4. Preze pelo banho frio

Crédito: Bebedouro e Filtros

Não é muito fácil, mas o ideal é que você altere entre água fria e morna ao longo do seu banho. Isso ajuda a dilatar os vasos sanguíneos. Você pode, inclusive, fazer uma “drenagem linfática caseira” nesse momento, massageando o corpo, de baixo para cima.

5. Pratique exercícios

Escolha o exercício físico que mais combina com o seu estilo e condição de saúde e comece já! Além de ser uma prática saudável, ajuda a combater a retenção de líquido. Caminhadas, andar de bicicleta ou qualquer outro da sua preferência ajuda a combater o inchaço e a melhorar a circulação sanguínea.

Publicidade

6. Tenha hábitos saudáveis

Além da alimentação e da prática de exercícios físicos é preciso manter hábitos saudáveis. Desde o descanso ideal, com noites de 8 horas de sono, até a redução de ingestão de bebidas alcoólicas e parar de fumar. Elas prejudicam, de forma geral, o bom funcionamento do organismo e podem causar problemas como a retenção de líquido.

Chá para retenção de líquido e inchaço

Crédito: Doucer de Thé

Existem algumas opções naturais para acabar com a retenção de líquidos. Como esta receita abaixo, com folhas secas de alecrim.

Mas atenção! Esse chá não deve ser consumido por gestantes, crianças e homens com problemas na próstata. Para os públicos que o podem, esse chá é magnifico para auxiliar no combate à retenção de líquidos.

Publicidade

Aprenda a preparar o chá de alecrim, que além de combater esse problema, é um excelente antioxidante, fortalece o sistema imunológico e também ajuda a prevenir o câncer:

Ingredientes

Folhas de alecrim: 3 colheres (sopa, secas);
Água: 1 xícara.

Modo de preparo

  1. Ferva a água e coloque numa xícara;
  2. Adicione as folhas, tampe e deixe em infusão,  por 10 minutos;
  3. Coe e já está pronto para beber.

Leave a Reply

Sair da versão mobile