em

Bebida alcoólica em excesso pode desenvolver câncer, diz estudo

Uma pesquisa revelou que o abuso de álcool prejudica as células-tronco e resulta em sérios danos à saúde.

Não é novidade que o abuso de bebidas alcoólicas é prejudicial para a vida. Seja pelos efeitos que alteram as capacidades do indivíduo alcoolizado, deixando-o suscetível a acidentes, ou pelos danos que causa aos órgãos.

A doença mais conhecida que acontece pelo abuso de álcool é a cirrose, que danifica o fígado e pode fazer esse órgão parar de funcionar. Problemas no pâncreas e nos rins são igualmente comuns.

Mas um estudo revelou que quem consome muita bebida alcoólica também está danificando as células-tronco do sangue, aquelas capazes de se transformar em qualquer outro tipo de célula, e por isso, são essenciais em todo processo de cura e renovação celular.

O estudo em questão foi publicado na revista Nature e realizado por cientistas do Laboratório de Biologia Molecular da respeitada Universidade de Cambridge.

Foram utilizados ratos de laboratório para comprovar que o uso contínuo de álcool danifica o organismo geneticamente, o que é um efeito mais profundo e irreversível do que se pensava até agora.

Depois de diluir álcool e água e aplicar nos ratos, a equipe de cientistas utilizou um método de análise de cromossomos e sequenciamento de DNA para obter dados de danos na genética dos animais quando o álcool é processado no organismo.

O composto mais perigoso que o álcool libera quando é ingerido é o acetaldeído, também responsável pela ressaca.

Como resultado, esse componente de fato danificou a cadeia de DNA do sangue dos ratos, alterando sua sequência de forma permanente.

A consequência é que alguns tipos de câncer acabam se desenvolvendo por danos causados nas células-tronco, o que sugere que o abuso de álcool é mais um risco para o desenvolvimento da doença, que nada mais é do que o desenvolvimento desordenado de células danificadas.

Portanto, beba com moderação, mantenha-se sempre bem hidratado e coloque sua saúde em primeiro lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
Benefícios da batata crua para a pele do rosto
Chocolate corre risco de “extinção”