em

O que são e quais os riscos dos alimentos embutidos

O consumo de embutidos está relacionado ao desenvolvimento de câncer segundo a Organização Mundial da Saúde.
alimentos embutidos
Créditos: Pixabay

Consumir alimentos embutidos com frequência, na quantidade de 50 gramas diárias, aumenta em 18% o risco de desenvolvimento de câncer. Esse é o alerta dado pela Organização Mundial da Saúde, a OMS. O consumo excessivo de carnes processadas, como salsicha, presunto, salame, mortadela e carne seca, aumenta o risco de desenvolvimento de diversas doenças, incluindo o câncer.

Já faz tempo que a OMS declarou guerra aos embutidos. Esses produtos têm sido associados ao risco aumentado de desenvolvimento de alguns cânceres, especialmente do trato digestivo. Prefira alimentos frescos e reduza o consumo de embutidos para evitar problemas de saúde.

O que são alimentos embutidos

alimentos embutidos o que sao
Créditos: emais.estadao

Os alimentos embutidos foram inicialmente produzidos num período onde havia a necessidade de conservação de carnes. Na época não havia como resfriar e congelar. Assim, eles se tornaram comuns por causa da praticidade do consumo, pois nem todos têm a necessidade de cozimento ou qualquer processo de cocção.

Nas carnes são acrescentados condimentos e especiarias que são responsáveis pela transformação da textura e sabor, como: emulsificantes, estabilizantes e ligantes para tornar possível a formação da emulsão, com textura e liga adequada da substância de enchimento. Essas substâncias formam géis, auxiliando na acentuação da cor da carne, o que diminui a qualidade do produto.

São adicionados diversos tipos de conservantes para impedir a ação microbiana ou enzimática. Os antioxidantes adicionados retardam o aparecimento de alterações oxidativas. Já os acidulantes, aumentam a acidez e conferem sabor ácido aos alimentos. Os aromatizantes conferem e reforçam o aroma e o sabor dos alimentos, condimentos aumentam a palatabilidade e auxilia na conservação.

Conheça os tipos mais comuns

alimentos embutidos tipos
Créditos: clinicaimpactonutricao

O estilo de vida industrializado já é natural para muitas pessoas. Apesar de serem produtos cancerígenos, os alimentos embutidos estão presentes nas casas brasileiras mais comuns sem que se tenha o conhecimento dos riscos.

Frango empanado (nuggets)

São cortes de aves empanadas e que contém diversas substâncias como descrevem nos rótulos: Cortes resfriados de frango (filé de peito), com:

  • Cobertura: farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, farinha de arroz, sal e emulsificante mono e diglicerídeos de ácido graxo;
  • Ligante: farinha de trigo fortificada com ferro e ácido fólico, derivados de milho, sal e espessante goma guar , gordura vegetal, água;
  • Pré-cobertura: farinha de trigo fortificada com ferro e ácido fólico, farinha inativada, sal e fermento biológico, sal, açúcar,
  • Especiarias: cebola em pó, tomate em pó, pimenta vermelha em pó, páprica doce em pó, alho em pó;
  • Aromatizantes naturais: óleo essencial de pimenta vermelha, óleo essencial de alho e óleo essencial de cebola;
  • Realçador de sabor: glutamato monossódico, corante natural de urucum, estabilizantes polifosfato de sódio e tripolifosfato de sódio.

Salsicha

A salsicha muito utilizada nos lanches é uma carne mecanicamente separada. Ela contém: carne de ave, água, pele de ave, gordura suína, proteína de soja, carne de ave, sal, amido, glicose, carne suína, açúcar, regulador de acidez: lactato de sódio.

Há estabilizantes, como polifosfato de sódio, espessantes, como carragena, realçador de sabor, como glutamato monossódico, aromas idênticos ao natural de cebola, pimenta, fumaça e salsa e corantes naturais.

Presunto

Produzido em sua forma cozida e feita da carne do pernil, ou seja a parte mais nobre do porco, apresenta os seguintes ingredientes: carne suína, água, gordura suína, sal, proteína de soja, açúcar, aromas naturais de cravo e canela, estabilizante, realçador de sabor, antioxidantes, eritorbato de sódio, corante natural e conservantes.

Linguiças

Há muitos tipos, a defumada, curada, entre outras. Os ingredientes da linguiça são: carne suína, gordura suína, água, sal, proteína animal de colágeno, aroma natural, pimenta preta, açúcar, especiarias, antioxidantes, corantes naturais, estabilizantes, conservantes.

Riscos e cuidados a ter

A Agência Internacional para a Pesquisa sobre o Câncer, da Organização Mundial da Saúde reuniu 800 estudos científicos de dez países. Eles alertam que por conter uma grande quantidade de aditivos químicos são altamente ricos em sódio.

Pouca quantidade desses produtos já suprem a recomendação nutricional diária desse mineral, que é de 5 gramas ao dia, portanto devem ser evitados por pessoas portadoras ou que tem risco de hipertensão arterial.

Em seus ingredientes podem haver pouca quantidade de proteína, com isso você está deixando de consumir um nutriente muito importante para a produção e manutenção da massa muscular. Sendo assim, dê preferência para carnes frescas e fontes de proteínas mais naturais como os ovos, por exemplo.

Alternativas aos alimentos embutidos

Há diversas opções para que você possa utilizar como acompanhamento. As pastinhas de grão-de-bico, patês de atum, ovos mexidos, ricota, requeijão caseiro, entre outros. A seguir confira uma receita simples de patê de atum:

Ingredientes

  • Atum: 1 lata;
  • Ricota cremosa: 1 pote de 150 gramas;
  • Salsa e cebolinha: a gosto;
  • Pimenta do reino: a gosto.

Modo de preparo

1. Misture tudo com uma colher e armazene em um pote de vidro bem fechado. Mantenha no refrigerador por até três dias.

Redigido por Natalia Rodrigues

Paulistana, cidadã do mundo e, como uma boa sagitariana, alucinada por viagens. Não só redatora, mas também estudante de Design Industrial e amante do empreendedorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
cores dos alimentos
O que garantem as cores dos alimentos?
vitamina de banana
6 Receitas incríveis de vitamina de banana