em

AmeiAmei

9 Benefícios da caminhada para a saúde

Conheça as vantagens e benefícios da caminhada, uma atividade que integra o corpo e a mente

benefícios da caminhada
Crédito: Pixabay

Caminhar é bom, saudável, relaxante e revigorante. Essa atividade física é uma das favoritas de quem não frequenta o ambiente da academia e prefere dar uma caminhada pela cidade ou no parque, aproveitando as paisagens. Aí já está um dos benefícios da caminhada para a saúde, que é distrair a mente, concentrar-se em uma atividade que está trabalhando o corpo todo simultaneamente. Veja outros.

Benefícios da caminhada para o corpo

benefícios da caminhada para a saúde
Crédito: Freepik

A caminhada é indicada por diversos profissionais da área de saúde, pois ela beneficia todas as partes do corpo, além de ser muito fácil de encaixar na rotina apressada das pessoas.

1. Melhora o funcionamento do sistema circulatório

Enquanto caminha, o sangue está circulando com mais fluidez pela corrente sanguínea. Dia após dia de caminhada, a circulação vai ser reequilibrando e aquelas dores nas pernas vão desaparecer. Ao fazer 40 minutos de caminhada, a pressão tende a reduzir e se manter assim até o próximo exercício no dia seguinte.

2. Melhora os hábitos alimentares

Para ampliar os benefícios da caminhada para a saúde, é importante que haja um acompanhamento alimentar adequado em paralelo. O ideal é que haja acompanhamento de um nutricionista.

Aposte numa alimentação repleta de fibras, legumes e sementes, como as sementes de chia, dentre outros ingredientes desse grupo. No decorrer da caminhada, beba bastante água para manter seu corpo hidratado.

Depois do exercício, coma uma pequena refeição com proteínas e carboidratos, incluindo iogurte desnatado com algum carboidrato simples ou um suco natural de fruta, por exemplo.

Não se esqueça de diminuir a ingestão de gorduras e açúcares, assim como de ingredientes industrializados, que são cheios de calorias vazias. Por isso, evite carnes processadas (linguiça, salsicha e outras), refrigerantes e salgadinhos.

3. Aumento da flexibilidade

Vale ressaltar que é essencial fazer uma sessão de alongamentos completa antes e depois da caminhada, para evitar lesões e para que a caminhada seja o mais prazerosa possível. Aliás, os alongamentos devem ser feitos até mesmo quando não puder sair para caminhar. Eles vão ajudar a manter a flexibilidade e a elasticidade para estar sempre bem para caminhar.

4. Perda de peso

A caminhada possui um papel muito importante para a queima de calorias. Com uma rotina tão apertada, com tarefas domésticas e trabalhos ocupando a maior parte do tempo das pessoas, a caminhada surge como uma forma rápida e prática para perder peso.

5. Combate à osteoporose

A osteoporose é a falta de absorção de cálcio nos ossos, deixando-os porosos e fracos. Ao caminhar, ocorre uma compressão e o estímulo elétrico para a absorção do cálcio. Assim, com o tempo, os ossos voltam a fica mais fortes, ajudando no tratamento médico.

6. Ajuda a descansar melhor o corpo

Nada como passar uma hora praticando atividade física para depois poder descansar. O descanso vai ser necessário e talvez facilite a vida de quem sofre com insônia. A alimentação equilibrada é essencial para que a caminhada ajude a descansar.

7. Previne diabetes

Por atuar positivamente no funcionamento da circulação do sangue, a caminhada também ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, pois a glicose vai ter que ser transformada em energia para a caminhada. Se já tem diabetes, fale com seu médico antes de começar a caminhar.

Benefícios da caminhada para a mente

benefícios da caminhada mente
Crédito: Pexel

Além de proporcionar diversas vantagens para a saúde corporal, os benefícios da caminhada valem também para a mente. Ela serve como uma espécie de terapia ao ar livre para os problemas do dia a dia.

8. Controle da ansiedade

A ansiedade é uma sensação de incômodo com o futuro. A caminhada consegue combater a ansiedade com muita eficiência, pois valoriza o presente, com seus lindos cenários externos, a luz do sol tocando em sua pele, os passarinhos cantando.

Caminhar é aproveitar o momento, a beleza do instante, como uma bela canção orquestrada pela natureza. Veja essas dicas para relaxar na caminhada e acabar com a ansiedade:

  • Ouça uma música ou os sons ao seu redor;
  • Repare nas árvores e na beleza do cenário onde você está;
  • Inspire e expire bem devagar;
  • Sorria e cumprimente outras pessoas.

9. Controle do estresse

Tem dias em que a pessoa acorda nervosa com tudo e todos que estão ao seu redor. Esse estado de estresse às vezes é inevitável, mas pode ser um dos benefícios da caminhada, se você seguir as dicas abaixo:

  • Desacelere a respiração;
  • Foque no ambiente em volta de você;
  • Quando estiver menos estressado, tente começar a caminhar mais rápido, pois o exercício físico libera um hormônio chamado endorfina, que traz sensação de felicidade;
  • Tente não pensar no problema, estabelecendo outro foco, como a implantação de metas a serem batidas.

Dicas para fazer caminhada

Para a caminhada ser proveitosa, é importante que haja o devido preparo para evitar imprevistos e acontecimentos que prejudiquem na hora de caminhar. Para isso, veja as dicas abaixo:

  • Faça caminhadas em lugares seguros, para evitar acidentes e perigos;
  • Leve uma garrafa de água ou isotônico com você;
  • Alongue-se antes e depois de caminhar;
  • Leve um lanche leve, como uma barra cereal, para recompor as energias;
  • Vista-se com roupas leves e apropriadas para exercícios físicos;
  • Se estiver fazendo sol, passe protetor solar;
  • Regule bem a respiração para que mais energia possa ser aproveitada, ampliando as taxas de oxigênio no corpo e, desse modo, aumentando o desempenho na caminhada;
  • Eleve a intensidade do exercício, começando com 10 minutos leves, apressando seguidamente e voltando a reduzir o ritmo nos últimos 10 minutos. Sempre tendo atenção aos seus limites, para que a caminhada não seja uma experiência desagradável;
  • Use um tênis esportivo confortável. Evite sandálias, saltos e outros modelos pouco ergonômicos;
  • Balance os braços durante a caminhada, pois isso favorece no fluxo da circulação;
  • Alongue-se bem antes de caminhar, para que o seu desempenho seja otimizado e sem lesões;
  • Pratique o exercício ao ar livre, o que eleva os níveis de energia e possibilita uma maior queima de calorias.

Então, com essa rotina tão corrida e com tantos benefícios da caminhada para a saúde, dá para perceber que caminhar é o exercício ideal para o cotidiano. Além disso, esteja sempre em dia com o acompanhamento médico e de um profissional de educação física.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

usar bepantol para rugas

Bepantol para rugas funciona?

mãe de 13 filhos

Mulher com 13 filhos quer família ainda maior