em

AmeiAmei TristeTriste

Retenção de líquido: o que é, causas mais comuns e como evitar

Conheça mais sobre esse problema que acomete muitas pessoas e gera consequências negativas
retenção de líquido
Crédito: Flirck

Retenção de líquido é o resultado do acúmulo de água nos tecidos do corpo. Isso é fruto, geralmente, de algum desequilíbrio hormonal. Confira algumas técnicas para domar esse problema e compreender o processo.

Causas da retenção de líquido

A retenção de líquido é muito mais comum do que parece. Por isso, é importante saber quais são as suas causas, para evitá-las e poder ter um melhor desempenho quanto ao emagrecimento.

1. Consumo excessivo de sódio

retenção de líquido
Crédito: Gourmet Virtual

Essa é uma questão importante, e está diretamente ligada com o consumo escessívo de sal. O organismo, para compensar esse desequilíbrio, retem mais líquido do que o normal para compensar. Isso gera o inchaço em determinadas regiões do corpo. Aprenda como substituir o sal em excesso na sua alimentação.

2. Alimentos processados

Alimentos embutidos, industrializados ou processados contém taxas elevadas de sódio e conservantes. O que faz aumentar a retenção de líquido no organismo. Manter uma alimentação quilibrada e natural é o ideal.

3. Baixo consumo de água

Essa é uma das razões para você beber água! Quando não há a ingestão ideal e necessária, o corpo começa a reter líquido para que possa desempenhar suas funções biológicas. E muitas vezes não é uma questão de desidratação, mas sim falta de hábito. Portanto, lembre-se de beber água ao longo do dia.

4. Carência de potássio e vitamina B6

retenção de líquido
Crédito: Saúde e Dica

Tanto o potássio, quanto a vitamina B agen no organismo como diuréticos naturais. Ou seja, ajudam a reduzir a retenção de líquido. A carência dessas substâncias podem, não apenas influenciar no inchaço, como também comprometer outras funções do corpo.

5. Carência de magnésio

Este mineral é essencial e vai ajudar o corpo a executar várias funções, contribuindo de forma significativa na eliminação dos fluídos. Por isso, além de ser um diurético natural, o magnésio reduz a sensação de inchaço.

6. Roupas muito apertadas

Apesar de não estar diretamente associada a retenção de líquido como no caso dos nutrientes mencionados acima. Mas o uso de roupas muito apertadas ou permanecer demasiado tempo sentado pode dificultar a circulação sanguínea e os processos naturais de eliminação de fluidos.

Como evitar a retenção de líquido no organismo

Agora que você sabe as causas é importante que aprenda como evitá-la. Desse modo, confira abaixo quais são as dicas:

1. Aposte em bebidas diuréticas

retenção de líquido
Crédito: La Opinion

Uma das melhores dicas para combater a retenção de líquido é apostar em alimentos e bebidas diuréticas. Ou seja, que vão ajudar a eliminar os excessos, que na maioria das vezes, causam desconforto e inchaço:

2. Consuma alimentos ricos em magnésio

O consumo de alimentos como grãos integrais, frutas e vegetais podem ajudar e evitar a retenção de líquido, principalmente nas mulheres, no período que antecede a menstruação. Confira a lista de alimentos ricos em magnésio para incluir na sua alimentação.

3. Consuma alimentos ricos em potássio

Esse mineral ajuda o corpo a combater a retenção de líquido, além de ser importante para a saúde do coração. Ele também reduz os níveis de sódio no organismo. Aprenda quais são os alimentos ricos em potássio que podem te ajudar.

4. Preze pelo banho frio

retenção de líquido
Crédito: Bebedouro e Filtros

Não é muito fácil, mas o ideal é que você altere entre água fria e morna ao longo do seu banho. Isso ajuda a dilatar os vasos sanguíneos. Você pode, inclusive, fazer uma “drenagem linfática caseira” nesse momento, massageando o corpo, de baixo para cima.

5. Pratique exercícios

Escolha o exercício físico que mais combina com o seu estilo e condição de saúde e comece já! Além de ser uma prática saudável, ajuda a combater a retenção de líquido. Caminhadas, andar de bicicleta ou qualquer outro da sua preferência ajuda a combater o inchaço e a melhorar a circulação sanguínea.

6. Tenha hábitos saudáveis

Além da alimentação e da prática de exercícios físicos é preciso manter hábitos saudáveis. Desde o descanso ideal, com noites de 8 horas de sono, até a redução de ingestão de bebidas alcoólicas e parar de fumar. Elas prejudicam, de forma geral, o bom funcionamento do organismo e podem causar problemas como a retenção de líquido.

Chá para retenção de líquido e inchaço

retenção de líquido
Crédito: Doucer de Thé

Existem algumas opções naturais para acabar com a retenção de líquidos. Como esta receita abaixo, com folhas secas de alecrim.

Mas atenção! Esse chá não deve ser consumido por gestantes, crianças e homens com problemas na próstata. Para os públicos que o podem, esse chá é magnifico para auxiliar no combate à retenção de líquidos.

Aprenda a preparar o chá de alecrim, que além de combater esse problema, é um excelente antioxidante, fortalece o sistema imunológico e também ajuda a prevenir o câncer:

Ingredientes

Folhas de alecrim: 3 colheres (sopa, secas);
Água: 1 xícara.

Modo de preparo

  1. Ferva a água e coloque numa xícara;
  2. Adicione as folhas, tampe e deixe em infusão,  por 10 minutos;
  3. Coe e já está pronto para beber.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
papinha emagrecedora
Como fazer a papinha emagrecedora preferida dos nutricionistas
HPV o que é sintomas e tratamento
HPV: o que é, sintomas e tratamentos