substituir o sal
Créditos: Pixabay
em

Confira formas de substituir o sal em excesso na sua alimentação

Saiba por que e como você deve substituir o sal durante as refeições. Entenda por que o alimento não é saudável.

As pessoas já estão carecas de saber que consumo em excesso de sal pode acabar por desenvolver diversas doenças, sendo a mais conhecida delas a hipertensão. Porém, como podemos substituir o sal da nossa alimentação para chegarmos à quantidade ideal de sódio no nosso organismo? Preparamos aqui algumas alternativas para você tentar na sua casa, mas antes saiba o porquê devemos substituir o sal.

Por que substituir o sal?

O sódio é importantíssimo para o bom funcionamento do nosso organismo e é comumente encontrado no nosso sal de cozinha. Esse elemento é responsável por regular a quantidade de água do nosso organismo, pois ele retém líquidos no nosso corpo. No entanto, se consumido em excesso, o corpo retém mais líquidos do que deveria, obrigando o nosso organismo a aumentar a pressão arterial para efetuar a circulação sanguínea, acarretando na hipertensão.

Isso não quer dizer que o sódio seja um vilão da nossa alimentação, e sim que deve ser consumido com moderação. Ele é fundamental para os nossos estímulos nervosos e concentração muscular.

O Ministério da Saúde já recomenda o consumo diário de 2 gramas de sódio, o que equivale até 5 gramas de sal. Contudo, foi registrado que a população brasileira ingere mais que o dobro da quantidade recomenda, o que resulta em problemas de saúde como a hipertensão, a gota e o cálculo renal.

Opções de tempero para substituir o sal nas refeições

Se você se identificou com essas informações e está consumindo mais sódio do que deveria, não se preocupe. Uma boa alternativa é optar por utilizar mais condimentos nas suas receitas ao mesmo tempo que reduz a quantidade de sal colocada e, por isso, preparamos uma lista de alguns temperos para você substituir o sal que está em excesso na sua alimentação.

  • Ervas secas ou frescas: alecrim, manjericão, orégano, salsinha, coentro, louro, cebolinha, entre outros;
  • Especiarias inteiras ou em pó: canela, cravo, sementes de mostarda, páprica, noz moscada, etc.;
  • Frutas ou suco de frutas: limão, por exemplo;
  • Legumes aromáticos: cebola, salsa, alho, gengibre, pimentas no geral, entre outros.

Dicas úteis para você começar a substituir o sal já

Faça o cálculo, pois o sal de cozinha (NaCl) é composto por 40% de sódio. Ou seja, cada 5 gramas de sal equivalem a 2 gramas de sódio, quantidade diária recomendada pelo Ministério da Saúde. Por isso, sempre que comprar sal, verifique a quantidade de sódio. Caso não esteja assinalado com especificidade, faça o cálculo mencionado anteriormente.

Comidas “prontas” e industrializadas geralmente possuem alto teor de sódio. Verifique sempre as informações nas embalagens dos produtos.

E deixe de levar o saleiro para mesa durante as refeições, para cortar com esse costume de adicionar mais sal na alimentação. Na dúvida, converse com o seu médico ou um profissional de saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

falso quindim

Falso quindim: aprenda duas formas diferentes de fazer

tirar soro do creme de leite

Confira como tirar soro do creme de leite sem estragá-lo