em

AmeiAmei

Como perder gordura abdominal: 12 dicas

Veja essas dicas para conquistar a tão sonhada barriga lisa

perder gordura abdominal
Crédito: Pixabay

Está tentando perder gordura abdominal e conquistar a tão desejada barriga lisa? Então acompanhe esse super guia para acabar com aquela gordurinha, levando de bônus mais saúde para sua vida.

12 Formas de perder gordura abdominal

como perder gordura abdominal dicas
Crédito: Freepik

A batalha por uma barriguinha lisa é árdua, mas os resultados compensam. Todos que já tentaram sabem das dificuldades que a rotina impõe aos bons hábitos, mas se quiser ter uma barriga lisa, vai ter que se disciplinar. Quando desenvolve o hábito, acaba por se tornar muito simples, mas até lá, tem que dar o seu melhor todos os dias.

1. Alimentar-se com qualidade

Isso é básico. Se você ingere alimentos que, além de contribuir para o depósito de gordura, ainda distendem a barriga, fica complicado perder gordura abdominal.

Evite gorduras saturadas, sal e açúcar, alimentos refinados e carboidratos industrializados. Inclua alimentos variados na sua rotina, combinando corretamente e ingerindo a quantidade adequada. O ideal é que consulte um nutricionista para que ele recomende as quantidades de cada grupo alimentar na sua dieta, mas de modo geral, consuma diariamente:

  • 5 porções de frutas e outros vegetais;
  • 3 porções de lácteos;
  • 2 porções de proteínas como ovos, carnes, peixe e leguminosas;
  • 5 porções de carboidrato complexos como cereais, inhame, mandioca e batata-doce;
  • 3 alimentos que acelerem o metabolismo, como a cafeína, gengibre, canela, pimenta, óleo de coco e vinagre de maçã;
  • Beba água gelada;
  • Consuma ômega-3.

Os termogênicos são importantes, pois ajudam a acelerar o metabolismo, aumentando a temperatura do corpo, o gasto de energia e, consequentemente, a queima de gordura. Além disso, contribuem para o ganho de massa magra, aumentando a resistência muscular.

2. Comer de três em três horas

Se ficar longos períodos sem se alimentar, a velocidade do seu metabolismo será reduzida e as chances de perder massa magra aumenta. Se você se alimentar de 3 em 3 horas, em porções menores, terá muito mais resultados positivos.

Ao ficar muito tempo sem comer, o cérebro manda estocar alimentos, pois recebe a mensagem da falta, ativando o instinto de sobrevivência que manda estocar gordura para momentos de privação.

Ao se alimentar a cada 3 horas, de forma correta, você mantém a saciedade, evitando assim chegar em alguma refeição principal e fazer aquela montanha, da qual certamente se arrependerá depois.

Além disso tudo, seu nível de energia não vai cair em algum período do dia ao mesmo tempo em que não terá picos de hiperatividade, atrapalhando a concentração e produtividade.

3. Consumir menos sódio

Apesar de desempenhar importantes papéis como equilibrar a glicose, absorver nutrientes e equilibrar eletrólitos, o excesso de sódio pode trazer diversos problemas de saúde, como retenção de líquido, ganho de peso, aumento da pressão arterial, estresse do sistema cardiovascular, disfunção renal e digestiva, acúmulo de toxinas e muito mais. Será que vale tanto a pena manter o saleiro na mesa?

O consumo máximo diário é o equivalente a uma colherzinha de chá. Você está dentro dessa faixa? Saiba que alimentos processados, pré-prontos, temperos em cubos e outras facilidades do dia a dia têm uma quantidade muito superior à recomendada.

Opte sempre por alimentos naturais, sem embalagem. Fazer seu próprio alimento pode ser um desafio para quem tem a rotina apertada, mas, com organização, sua vida pode mudar muito, para melhor.

4. Diminuir o açúcar

O açúcar que você ingere é absorvido no intestino e se transforma em glicose. Em seguida, o pâncreas libera insulina para que o açúcar seja alojado nas células, pois se ficar mais tempo que o permitido na corrente sanguínea, começa a destruir as células.

Agora veja a quantidade de açúcar em alguns alimentos:

  • 1 lata de refrigerante: 10 colheres de açúcar;
  • 1 caixinha de suco: 12 colheres de açúcar;
  • 1 caixinha de suco de soja: 5 colheres de açúcar;
  • 1 barrinha de cereal: 1 colher de açúcar;
  • 1 potinho de iogurte de frutas: 2 colheres de açúcar.

Logo depois do pico de glicose, seu organismo precisará de mais energia, fazendo com que você sinta novamente fome ou só a vontade de um docinho, que irá gerar outro pico de glicose e o ciclo continua até que você resolva pará-lo.

5. Fazer temperos caseiros

Como você viu nas dicas sobre comer menos açúcar e menos sódio, esses elementos em excesso prejudicam o funcionamento do corpo inteiro, então uma das formas de substituir é fazendo os seus temperos caseiros ao invés de comprar os tabletes ou sachês de caldo pronto, que é rico em conservantes e em sódio.

Veja como fazer caldo de frango caseiro e caldo de legumes em casa também.

6. Beber muita água

Além de purificar o organismo e regular a temperatura corporal, o consumo elevado de líquidos naturais como chás, sucos cítricos, de frutas ou mesmo água, ajuda a emagrecer e perder gordura abdominal, pois mantém o estômago ocupado e auxilia o intestino, ajudando a reduzir a barriga.

Como se não fossem motivos suficientes, a água ainda deixa a pele mais bonita, hidratando e carregando as toxinas para serem eliminadas.

Tome, logo que acordar, um copo grande de água morna ou chá, para que estimule a digestão, combata a prisão de ventre e limpe o organismo.

7. Investir em chás emagrecedores

A natureza providencia tudo o que o corpo precisa para funcionar bem e um antigo aliado da saúde é o chá. Chás emagrecedores são conhecidos há milhares de anos, sempre contando com a sabedoria popular para tirar proveito de outras propriedades para fins medicinais.

Veja quais são os melhores chás para emagrecer:

  • Chá verde: rico em cafeína e catequinas, o chá verde acelera o metabolismo,regula a atividade estomacal, intestinal e desincha. Tome sem açúcar;
  • Chá de hibisco: aquela flor linda do jardim é um excelente emagrecedor, mas não vale tirar do pé e consumir. Essa é somente ornamental. Opte por comprar já desidratada, que é do tipo correto. Ela oferece rápidos resultados, é diurética e digestiva, ajudando o intestino a absorver melhor os nutrientes;
  • Chá de maracujá: ele acalma e reduz a compulsão por comida, mas não é só isso. O chá de maracujá é diurético, ajuda a processar o açúcar e prolonga a sensação de saciedade;
  • Chá vermelho: acelera o metabolismo, incentivando a queima de calorias, por isso é bom para tomar antes do treino.

8. Tomar sucos desintoxicantes

Além de super saudáveis, são uma delícia. Consumir sucos detox regularmente vai fazer com que as toxinas sejam eliminadas, ajudando a melhorar a concentração, humor, funcionamento do estômago e intestino, além de emagrecer.

Ele deve ser tomado em jejum para que possa fazer melhor efeito. Confira algumas receitas recomendadas.

Suco detox de coco com gengibre

Ingredientes

Suco de limão: ½ unidade;
Couve: 2 folhas;
Chia: 1 colher (sopa);
Água de coco fresca (do coco): 100 mililitros;
Gengibre: 1 rodela;
Maçã vermelha: 1 unidade pequena;
Pepino: ½ unidade.

Modo de preparo

  1. Higienize os ingredientes. Coloque a água de coco no liquidificador. Acrescente os outros ingredientes e bata bem;
  2. Consuma imediatamente, sem adoçar.

Suco detox de laranja com gengibre

Ingredientes

Água ou água de coco: ½ copo;
Maçã: 1 unidade;
Laranja: 2 unidades;
Gengibre: 1 rodela;
Cenoura: 4 unidades.

Modo de preparo

  1. Higienize os ingredientes;
  2. Coloque todos no liquidificador e bata até ficar cremoso e uniforme;
  3. Beba imediatamente, sem adoçar.

Suco detox de cenoura com abacaxi

Ingredientes

Cenoura: 1 unidade;
Limão: raspas e suco de 1 unidade;
Talos de erva-doce: 1 xícara (chá);
Abacaxi: 1 xícara (chá), picado;
Água: 1 copo.

Modo de fazer

  1. Higienize os ingredientes;
  2. Coloque todos no liquidificador e bata até ficar homogêneo;
  3. Beba imediatamente, sem adoçar.

9. Começar uma reeducação alimentar

Sabia que dieta não é a resposta para perder gordura abdominal de forma efetiva? Foque na reeducação alimentar e você nunca mais vai ter que fazer dietas restritivas.

Comer deve ser visto não apenas como um prazer, mas sim como uma ferramenta para manter sua máquina mais potente funcionando com perfeição, o seu corpo. Ao pensar na alimentação de forma diferente, fica mais fácil fazer as escolhas corretas, reunindo prazer e saúde.

Procure a orientação de um nutricionista, pesquise, estude, compreenda como cada tipo de alimento age no seu corpo. Se apaixone por cuidar de você.

10. Consumir alimentos simbióticos

Lá na dica sobre fazer uma reeducação alimentar orientada por um nutricionista, lembre-se também que é muito importante incluir alimentos simbióticos na sua rotina alimentar para perder gordura abdominal. Esses alimentos são a mistura de probióticos e prebióticos.

Os probióticos são alimentos como kefir, kombucha, chucrute, molho de soja e outros fermentados ricos em micro-organismos vivos que o intestino necessita para o equilíbrio da sua microbiota. Os prebióticos são alimentos ricos em fibras insolúveis, ou seja, que vão chegar ao intestino intactas para servirem de alimento aos micro-organismos prebióticos.

Essa combinação é encontrada, por exemplo, na mistura de iogurte natural com aveia, mel e banana que você pode comer no café da manhã ou no lanche. Os alimentos simbióticos são essenciais para o bom funcionamento intestinal, eliminando a prisão de ventre, o inchaço e melhorando a absorção dos nutrientes necessários para perder gordura abdominal de forma saudável.

11. Praticar atividade física diariamente

Além de perder gordura abdominal e definir a musculatura, a atividade física libera no seu corpo muita endorfina, deixando os seus dias mais felizes.

Crie o hábito de se exercitar, seja caminhando, pedalando, dançando, fazendo alguma arte marcial, yoga ou pilates. Escolha algo que lhe dê prazer e que você sabe que não vai abandonar. Nem tudo é academia.

12. Fazer exercícios focados no abdômen

Trabalhar a região abdominal de forma específica é uma atividade que deve ser feita em conjunto com outros exercícios de musculação e também com os aeróbicos, como a corrida, a caminhada ou a bicicleta. Faça uma agenda semanal de atividades e capriche nas séries para perder gordura abdominal mais rápido.

Veja esse vídeo com uma série de exercícios focados no abdômem, que você pode fazer em casa mesmo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

receitas gel redutor de medidas caseiro

8 Receitas de gel redutor de medidas caseiro

molho de pimenta

10 Receitas de molho de pimenta para fazer na sua casa