em

AmeiAmei

Como fazer iogurte natural em casa

Tenha esse alimento sempre fresco na geladeira para oferecer saúde e sabor à família
iogurte natural
Crédito: Pixabay

O iogurte natural é um excelente alimento para a saúde de quem pode consumir. Ele é rico em vitaminas, minerais e nutrientes que atuam diretamente na saúde do intestino e fortalecendo o sistema imune. Além disso, é ótimo para utilizar em diversas receitas doces e salgadas. Então, para ter esse alimento sempre fresco em casa e economizar, veja como fazer o seu próprio iogurte.

2 Formas de fazer iogurte natural

iogurte natural caseiro como fazer
Crédito: Freepik

Por ser fermentado, o iogurte é composto por bactérias e lactobacilos que são importantes para a saúde do intestino. Esses micro-organismos estão presentes no corpo desde o nascimento e atuam no equilíbrio da microbiota intestinal. Com o tempo, vão sendo perdidos e é necessário fazer a reposição através de alimentos como o iogurte, o kefir e outros fermentados.

Como nem sempre esse alimento tem um preço acessível combinado à alta qualidade da sua composição, o melhor que pode fazer é produzir o seu próprio em casa. Assim, além de economizar, você vai consumir um alimento menos ácido e mais saboroso.

Apenas tome muito cuidado com a higiene do ambiente a esterilização de todos os materiais que entrarem em contato com o alimento. Ele pode ser infectado facilmente.

1. Iogurte com 2 ingredientes

A base da receita é um iogurte natural comprado pronto e leite integral. A partir desses dois ingredientes você vai fazer uma quantidade maior de iogurte, sempre deixando sobrar um potinho para fazer uma nova receita.

Ingredientes

Leite integral: 1 litro;
Iogurte natural integral sem sabor e sem açúcar: 1 potinho.

Modo de preparo

  1. Coloque o leite em uma panela e leve ao fogo baixo para aquecer. Mexa devagar para não deixar formar nata. Quando o leite começar a formar espuma, sem deixar ferver, é o ponto de desligar o fogo;
  2. Transfira o leite para um refratário, onde vai deixar esfriar. A temperatura certa é quando consegue colocar o dedo dentro do leite e contar dez segundos sem queimar. Lave muito bem as mãos para fazer isso;
  3. Coloque o iogurte, em temperatura ambiente, dentro de uma vasilha menor. Adicione a ele 2 conchas do leite morno e misture. Depois derrame essa mistura no refratário com o restante do leite e volte a misturar;
  4. Tampe o refratário, envolva em uma toalha de mesa limpa e coloque para descansar em um local morno, como dentro do forno desligado, por cerca de 8 a 12 horas;
  5. Passado esse tempo, a consistência já vai ser de iogurte. Misture bem e armazene em potinhos de vidro esterilizados na geladeira para consumir ao longo da semana.

2. Iogurte natural com açúcar

Para ser o mais natural possível e poder usar em todo tipo de receita, sem restrição, o ideal é fazer a versão anterior. Porém o iogurte vai continuar sendo saudável se você adicionar um pouco de açúcar na receita.

Só vale lembrar que ele não vai ficar doce, pois todo esse açúcar adicionado vai ser consumido pelas bactérias e lactobacilos durante o processo de fermentação. É de açúcar que elas se alimentam para transformar o seu leite em iogurte.

O preparo é o mesmo da versão anterior, sendo que o açúcar será misturado na hora em que misturar o iogurte com o leite morno. Só isso, é bem simples. Para essa receita, deixe o iogurte por 12 horas em descanso para que o açúcar seja consumido e o resultado seja de um alimento ainda mais probiótico e saudável.

Com ele pronto, você já pode fazer uma receita de bolo de iogurte.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

3 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
receitas bolo de iogurte
12 Receitas de bolo de iogurte imperdíveis
enfeites de natal com CD
10 Ideias de enfeites de Natal com CD