em

Benefícios do kefir para a saúde, para os cabelos e para a pele

Fique por dentro de tudo que esse alimento probiótico pode oferecer a você. Veja por que tê-lo e utilizá-lo em sua vida.

benefícios do kefir para a saúde

By Simon A. Eugster [GFDL], from Wikimedia Commons

Se você ainda não sabe o que é kefir, não se preocupe. O alimento trata-se de um probiótico milenar, mas que ficou mundialmente famoso apenas nos anos 1980. Os benefícios do kefir são muitos e consumir o alimento de origem turca pode fazer uma grande diferença na sua saúde.

Produzido a partir de microrganismos vivos em combinação com água, leite ou outros líquidos, o kefir é rico em vitaminas, proteínas e aminoácidos. Veja mais sobre os grãos de cultura biológica, como prepará-los e bebê-los, como cultivá-los e por que eles são sinônimo de bem-estar.

Benefícios do kefir

Originalmente, o kefir foi criado para tratar do sistema intestinal, prevenindo cólicas e gastroenterites. Depois é que médicos e cientistas notaram os muitos benefícios do kefir como um alimento funcional.

Veja abaixo por que kefir de água emagrece e alguns quantos motivos para adicionar o kefir na sua dieta ou cardápio diário.

1. Intestino reloginho

kefir para prisão de ventre
Crédito: Freepik

Sabe aquela prisão de ventre chata que fica indo e vindo? Consumir kefir acaba com isso. O probiótico regula o intestino, deixando-o como um reloginho. Quem bebe água de kefir diariamente em jejum diminui ainda as chances de contrair bactérias do trato gastrointestinal.

O kefir reduz drasticamente a acidez estomacal em excesso. Esse é um dos benefícios do kefir para gastrite, além de melhorar a digestão, fazendo com que você absorva melhor os nutrientes. E, apesar de ácido, o kefir acaba com o refluxo e previne úlceras.

E mais! Se você é intolerante a lactose, saiba que o alimento, mesmo em leite, não tem lactose e ainda faz com que o seu organismo produza lactase, a enzima que está em falta no seu corpo.

É uma alternativa a tratamentos medicamentosos em casos de gastrite e Síndrome do Intestino Irritável (SII). As leveduras contidas no kefir atuam ainda em crises de colite, protegendo o cólon e combatendo possíveis inflamações.

Por isso, também é ótimo para o fígado, pois reduz e controla a bílis.

2. Previne dores nas articulações

O kefir de leite é rico em cálcio e em lactobacilos vivos, como a L. casei. Diversos estudos mostram que a ingestão diária do alimento diminui consideravelmente os processos inflamatórios e a rigidez nas articulações.

Mesmo quando misturado em outros produtos, como iogurtes e queijos, o kefir ajuda a aumentar a produção de líquido sinovial, que está presente em suas cartilagens e tem como função amortecê-las para protegê-las do impacto.

Por causa disso, o tratamento com kefir é bastante recomendado por médicos a pacientes com doenças reumáticas, como a artrite, por exemplo. Imunologistas acreditam que as bactérias do intestino estejam ainda diretamente ligadas aos problemas de articulações.

Para esses profissionais de saúde, o kefir não só auxilia nos problemas articulares, como também melhora o sistema imunológico. Principalmente em pessoas com doenças autoimunes. É um dos mais importantes benefícios do kefir.

3. Melhora o seu humor

kefir ajuda no bom humor
Crédito: Unsplash

Abundante em triptofano, o kefir também atua no seu humor e na sensação de bem-estar. O triptofano é um aminoácido precursor de serotonina, a principal substância associada ao bom humor.

O triptofano está presente no seu organismo, mas ele pode ficar em falta. Quando ocorre a carência do aminoácido, você pode ter depressão, compulsões alimentares, insônia e outros problemas de saúde neurológica e mental.

Uma investigação científica mostrou que as bactérias presentes no intestino influenciam diretamente no nosso bom humor. Quem faz uso do kefir tem mais disposição e acaba por ser menos influenciado por distúrbios psicológicos como a depressão. O kefir ajuda a equilibrar os níveis de triptofano, evitando também a hiperatividade.

4. Kefir emagrece

O kefir sozinho não faz milagre. Todavia, ele potencializa o processo de emagrecimento, pois possui diversos aminoácidos que ajudam no aumento da massa magra. Além disso, ele regula a flora intestinal, diminui a acidez estomacal e contribuiu para a sensação de saciedade.

Por conta do triptofano, um dos benefícios do kefir é justamente evitar aqueles rompantes de gula, quando você está triste ou estressado. Ou seja, o uso do kefir com uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos pode levar a uma perda de peso considerável.

Em pacientes obesos, muitos estudos comprovaram que o kefir é um ótimo aliado e influencia no bom funcionamento do metabolismo.

5. Resolve problemas femininos

kefir é bom para candidíase
Crédito: Freepik

O kefir é um medicamento caseiro e natural no trato vaginal e de infecções urinárias. A vagina é composta por uma flora de bactérias que, quando estão em desequilíbrio, podem afetar a saúde da mulher. Entre esses problemas, os mais comuns são a candidíase de repetição e a vaginose bacteriana.

Estima-se que existam pelo menos 50 espécies de microrganismos no órgão sexual feminino. Os lactobacilos fazem parte dessa colônia e também estão presentes no kefir. Alguns estudos relevaram que as mulheres consumidoras do alimento probiótico têm menos infecções nesse sentido.

Mas antes de apostar em tratamentos alternativos, fale com o seu ginecologista e veja se essa é a melhor opção para você.

6. Kefir melhora o cabelo e a pele

Quando o seu intestino não vai bem, um dos primeiros sintomas é o reflexo no seu exterior. Sua pele fica esquisita, você pode sofrer com acne, dermatites e outras doenças proveniente da carência de nutrientes. O seu cabelo também fica mais fraco e debilitado.

Quem tem doenças autoimunes, como a alopecia, também apresenta disfunções no cabelo e na pele que pode baixar, e muito, a autoestima. O uso do kefir diariamente pode evitar tudo isso, pois contribui para uma melhor absorção dos nutrientes, deixando seu cabelo, pele e unhas muito mais saudáveis.

7. Auxilia durante a gravidez

benefícios do kefir na gravidez
Crédito: Unsplash

Os benefícios do kefir para gestante também são muitos. Primeiro porque os lactobacilos estão presentes no líquido amniótico, onde está o bebê. O bebê ingere esse líquido o tempo todo, por isso o consumo do kefir também favorece a criança.

Segundo porque contém ácido fólico, que é essencial no bom desenvolvimento do feto. É essa substância que dá origem a uma série de tecidos e até a uma parte do DNA. Além disso, é um grande reforço para o sistema imunológico, prevenindo doenças e evitando infecções, especialmente aquelas que possam provocar diarreia e vômito, que são perigosíssimas para as futuras mamães.

Aliás, os probióticos lácteos previnem inclusive aquele enjoo tradicional da gravidez. E depois que o bebê nasce, você pode ingerir produtos com kefir tranquilamente, pois eles passam para o seu filho através da amamentação e são extremamente benéficos.

Kefir de água

Existem diversos tipos de kefir, entretanto, os dois mais comuns são os de água e de leite. O kefir de água é cultivado em água com açúcar. Mas além disso, você pode juntar aos grãos do kefir frutas e vegetais. Isso resultará em uma água gaseificada muito nutritiva e rica em lactobacilos vivos.

Outra forma de enriquecer o valor nutricional do seu kefir é produzi-lo em água de coco. Normalmente você encontra os grãos para doação em diversas lojas especializadas ou grupos em redes socais. Como o kefir se dissemina rapidamente, é possível dividi-lo com outras pessoas.

Em água, ele tem todos os benefícios citados acima e muito mais. É muito usado por pessoas com intolerâncias alimentares. Apesar de ser produzido por um organismo vivo, é vegano e natural, podendo ser utilizado por todos os grupos alimentares.

Como fazer kefir em água?

como fazer kefir em água
Crédito: By Lucyin CC BY-SA, from Wikimedia Commons

Para aproveitar todos os benefícios do kefir em água, basta seguir os seguintes passos. É muito simples veja abaixo:

Ingredientes

  • Água filtrada: 1 litro;
  • Açúcar: 1/4 de xícara, use mascavo ou demerara;
  • Grãos de kefir: 4 colheres de sopa;
  • Pote de vidro: 1, já esterilizado.

Modo de preparo e ingestão

1. Antes de tudo, aqueça um copo da água filtrada e assim que estiver quente, misture com o açúcar;

2. Depois de misturar bem coloque no pode de vidro, adicione o restante da água em temperatura natural e os grãos do kefir;

3. Feche bem com toalha de papel e elástico e deixe fermentar longe da luz por 24 horas;

4. Depois de fermentado, basta coar o kefir, preparar a água novamente e a água que sobrou você pode beber ou usar em receitas. O ideal é ingerir esse líquido em jejum, para potencializar as ações no intestino.

Kefir de leite

como fazer kefir de leite
By Webaware, from Wikimedia Commons

Já o kefir de leite oferece ainda mais vantagens, pois possui mais cálcio e proteínas. É ótimo para as grávidas e pessoas que praticam atividade física mais intensa. Com apenas 37 calorias por porção, você pode adicionar esse alimento em muitas receitas com laticínios, como queijos e iogurtes.

E se você pensa que o gosto é ruim, está muito enganado. A coalhada do kefir fica uma delícia e pode substituir alimentos gordurosos facilmente. Você pode ingeri-lo uma vez ao dia, como lanche da manhã ou da tarde.

Como fazer kefir de leite?

Fazer o kefir em leite é ainda mais simples que a versão na água. Basta juntar os grãos de kefir a uma quantidade de leite fresco. Se quiser, pode inclusive utilizar leite sem lactose ou de cabra, que são mais saudáveis. A versatilidade é mais um dos muitos benefícios do kefir.

Ingredientes

  • Leite da sua preferência: 1 litro;
  • Grãos de kefir: 4 colheres de sopa;
  • Pote de vidro: 1, já esterilizado.

Modo de preparo e ingestão

1. Basta misturar o leite e o kefir em um pote de vidro e tampá-lo com papel toalha e elásticos;

2. Deixe fermentar por 24 horas em um local fresco e longe de qualquer incidência da luz solar;

3. Coe e beba imediatamente. Depois é só recolocar os grãos em mais um litro de leite e seguir com o processo.

Como cuidar do kefir?

Cuidar do kefir, às vezes, pode ser complicado. Você deve coá-lo e mudar sua água ou leite diariamente, para que o microrganismo não morra. Como saber se o kefir morreu? Quando estragam, os grãos mudam imediatamente de cor, perdendo a sua textura incolor e elástica.

O cheiro também muda, se o kefir estragar, ficando muito azedo e forte. Por isso, é vital usar produtos de qualidade e água filtrada no cultivo das suas bactérias do bem, do contrário, você coloca em risco a sua saúde.

Se for viajar, deixe o seu kefir com um amigo ou vizinho que poderá cuidar dele na sua ausência. Durante o dia, lembre-se de colocá-lo longe do sol. A temperatura ideal para o kefir é mesmo o calor, entre 25 e 35 graus, por isso, nada de pôr ele na geladeira!

Em dias mais frios, ele pode demorar mais que 24 horas para fermentar. Se esse for o caso, você poderá deixá-lo mais tempo na mesma composição antes de ingeri-lo. Você também pode congelar o kefir, todavia, isso deve ser feito com cautela.

Receitas com kefir

Que tal inovar na cozinha e contribuir para que toda a sua família aproveite os benefícios do kefir? Veja algumas receitas deliciosas com o uso do probiótico.

1. Como fazer queijo de kefir

queijo de kefir
Crédito: Pixabay

Aprenda a fazer um queijo branco, fresco e delicioso para contribuir para a sua dieta!

Ingredientes

  • Leite da sua preferência: 2 litros;
  • Kefir em leite coado: 500 ml;
  • Sal: a gosto.

Modo de preparo

1. Primeiro, ferva o leite. Quando levantar a fervura, adicione o líquido do kefir, o sal e os temperos que desejar e continue mexendo;

2. Mexa por mais uns minutos e desligue;

3. Deixe o leite talhar. Normalmente leva entre 5 e 10 minutos;

4. Depois de frio e talhado, vire a mistura em um pano de algodão limpo dentro de uma peneira. Isso fará com que todo o soro saia;

5. Aperte bem e escorra bem, depois transfira o queijo, enrolado no pano, para um pote plástico e leve a geladeira por 12 horas.

2. Como fazer Yakult de kefir

Se você adora Yakult, saiba que pode obtê-lo em casa com o seu kefir. A receita é bem simples!

Ingredientes

  • Leite da sua preferência: 300 ml;
  • Kefir em leite coado: 500 ml;
  • Essência de limão: 1 gota;
  • Açúcar ou adoçante: a gosto.

Modo de preparo

1. Em uma garrafa de vidro esterilizada, adicione o líquido resultante do seu kefir, o leite e a essência de limão;

2. Para adoçar, pode adicionar uma colher de sopa de açúcar mascavo ou uma colher de chá de stévia;

3. Feche a garrafa e agite bem. Está pronto, agora é só beber!

3. Lassi de kefir com manga

lassi de kefir
Crédito: Unsplash

A batida é sucesso para quem quer fazer um lanche substancioso sem engordar. Se quiser, pode fazer essa receita com água e kefir em água em vez de leite. Basta substituir os ingredientes com as mesmas medidas. Confira!

Ingredientes

  • Leite da sua preferência: 1 xícara;
  • Kefir em leite coado: 1 xícara;
  • Manga: 1 inteira sem casca e cortada;
  • Cardamomo: 3 sementes;
  • Agave: 1 colher de sopa.

Modo de preparo

1. Tire a casca das sementes de cardamomo e descarte;

2. Coloque todos os ingredientes em um liquidificador e bata bem até ficar cremoso.

Contraindicações do kefir

Apesar dos muitos benefícios do kefir, ele pode fazer mal a algumas pessoas. Quem tem doenças hepáticas deve fazer uso restrito ou sob orientação médica do kefir. Isso porque o probiótico pode produzir álcool.

Também a versão de leite não é indicada a pessoas com alergia ao leite ou a proteína animal.

Fontes: EPMA, Journal of Antimicrobial Agents, NCBI e Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

6 alimentos que fazem bem para a pele

Receita de iogurte caseiro