em

AmeiAmei

Saiba tudo sobre picos de açúcar no sangue

A alimentação está diretamente ligada ao excesso de açúcar no sangue. Veja por que ele acontece e como prevenir.
Crédito: Free Images

Quando fala-se em picos de açúcar no sangue é preciso saber que esse açúcar se chama glicose. Ter glicose no sangue é normal. Ela é necessária porque vai virar a energia que o corpo precisa para todas as suas funções. Mas o problema está na falta de qualidade e no excesso que se ingere de açúcar, do contrário não haveria o pico. Veja por quê.

O que são picos de açúcar no sangue?

Falar em pico remete ao alto, ao topo. Sendo assim, os picos de açúcar no sangue são uma alta dose de glicose que entra na corrente sanguínea de uma só vez. Quando isso acontece, a ação natural do organismo é fazer o pâncreas liberar uma grande quantidade do hormônio insulina para converter esse açúcar em energia.

Por que acontece?

quais as causas picos açúcar no sangue
Crédito: Free Images

Os picos de açúcar no sangue acontecem por causa de uma alimentação inadequada. Quando uma pessoa faz uma refeição em uma quantidade maior do que seria o suficiente ou quando ingere uma grande quantidade de carboidratos de má qualidade de uma só vez, ela enche seu sangue de glicose.

É nesse momento que ocorre o pico, quando em poucos minutos há um grande aumento de açúcar o sangue. Então, como mencionado anteriormente, o pâncreas vai resolver o problema liberando insulina que vai enviar esse açúcar para as células e ele será transformado em energia.

Mesmo que esse seja o processo natural de transformação de glicose em energia, pode se tornar um problema para pessoas que têm essa má alimentação com muita frequência.

Nesse caso, o pâncreas vai começar a liberar insulina descontroladamente, e as células vão se defender gerando a chamada resistência à insulina. Com isso, a glicose deixará de ser absorvida corretamente e o excesso de açúcar no sangue se manterá.

Nem sempre a resistência à insulina ocorre por excesso de comida de uma só vez, já que ela tem outras causas. Mas o fato aqui é que ela mantém as taxas de glicose elevadas, podendo levar ao desenvolvimento do diabetes tipo 2, uma doença crônica.

Como prevenir?

A prevenção dos picos de açúcar no sangue está relacionada aos hábitos saudáveis. Para que não se tenha um alta dose de glicose no sangue, deve-se ter uma alimentação balanceada, com alimentos de qualidade e em quantidade moderada. De preferência com a recomendação de um nutricionista.

Os alimentos que causam os picos de açúcar no sangue são os carboidratos refinados, chamados de carboidratos simples, que são absorvidos rapidamente e elevam o açúcar no sangue. Eles estão presentes em especial na comida industrializada, rica em açúcares e gorduras saturadas.

Consequências da prevenção

Esse hábito de ter uma alimentação saudável vai ajudar a manter o peso ideal, que também é uma maneira de prevenir a resistência à insulina, já que a obesidade é o principal fator de risco. Como consequência, várias doenças também serão prevenidas, como o diabetes, a pressão alta, colesterol alto, doenças cardíacas e muitas outras.

Alimentos que ajudam a controlar

alimentos prevenir picos de açúcar no sangue
Crédito: Freepik

Além de manter uma rotina alimentar balanceada, comendo mais vezes e em menor quantidade, existem alimentos com baixo índice glicêmico que ajudam a controlar e evitar o excesso de açúcar no sangue. São eles:

  • Farinhas integrais;
  • Abacate;
  • Iogurte natural;
  • Pera;
  • Maçã;
  • Coco;
  • Amora;
  • Limão;
  • Cereja;
  • Castanhas;
  • Amêndoas;
  • Nozes;
  • Canela;
  • Verduras;
  • Legumes;
  • Sementes;
  • Água.

Além desses alimentos é importante procurar ter boas noites de sono, praticar atividade física e visitar seu médico para um check-up pelo menos uma vez por ano. Essas atitudes ajudam os hormônios a trabalharem em equilíbrio e a prevenir doenças.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
pudim sem leite condensado
Conheça o pudim sem leite condensado e turbine as suas dietas
resistência à insulina
Tudo sobre a resistência à insulina que você precisa saber