em

AmeiAmei

Suco de clorofila: conheça os benefícios e as receitas para fazer em casa

Saiba como usufruir das vantagens dos sucos feitos com base nesse promissor ingrediente
suco de clorofila
Crédito: Pixabay

A clorofila era vista anteriormente apenas como o pigmento verde presente nas plantas. Porém, são diversos as maravilhados proporcionadas pelas suas propriedades. Portanto, saiba quais são os benefícios do suco de clorofila e confira como fazê-lo em sua própria casa, com receitas distintas.

Benefícios do suco de clorofila

Conforme artigo da USP, publicado na Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, mais 12.000 substâncias naturais que atuem como antioxidantes, antibióticos, fortalecedoras de imunidade e reguladoras hormonais podem ser identificadas em alimentos compostos por clorofila.

Tal valor exacerbado despertou a curiosidade cientifica para os benefícios dessa planta, inclusive para combate do câncer, o que ainda não foi comprovado.

A clorofila pode ser ingerida normalmente em sua alimentação, com base em alimentos com folhas verdes. Ela também pode ser consumida por suplementação, embora não seja algo necessário na maioria dos casos.

1. Previne artrite reumatoide

A clorofila atua diretamente contra a formação de radicais livres, responsáveis por danificar as enzimas mitocondriais e até mesmo o DNA. Assim, o seu poder antioxidante colabora para a prevenção da artrite reumatoide, pois essa é uma doença autoimune em que o sistema ataca as próprias células do corpo.

2. Combate a anemia

benefícios suco clorofila
Crédito: Togel Master

Vários desses ingredientes que compõem esses sucos são ricos em ferro além de clorofilina, o que contribui diretamente para a prevenção e combate da anemia. Inclusive, auxiliando no aumento da produção de hemácias.

3. Combate a cândida

A cândida é um fungo muito comum que afeta diversas pessoas ao redor do globo, sendo propiciada pelo desequilíbrio da flora intestinal. O suco de clorofila é responsável por auxiliar na fermentação dessa flora e por controlar o pH alcalino da região. Desse modo, esse componente combate e previne a candidiase.

4. Rejuvenesce a pele

Esse componente funcional é poderoso para auxiliar no rejuvenescimento da pele, pois é bastante conhecido por ser rico em antioxidantes. Por isso combate os radicais livres, responsáveis por desgastar as células da derme e gerar uma aparência remetente ao envelhecimento precoce.

Aprenda a renovar a pele do rosto.

5. Efeito desintoxicante

A clorofila auxilia diretamente a desintoxicar o corpo, ligando-se a metais pesados e toxinas e eliminando-os por meio da evacuação. Além disso, esse suco é rico em fibras, o que dificulta a retenção de toxinas pelo organismo.

Receitas de suco de clorofila

Se você está a fim de usufruir das incríveis vantagens proporcionadas pelo suco de clorofila, vale a pena conferir as receitas envolvendo esse poderoso ingrediente.

Embora seja badalado e alvo de incessantes estudos, esse componente é facilmente encontrado em folhas verdes, podendo ser consumido por qualquer pessoa. Confira abaixo algumas receitas de sucos ricos em clorofila e escolha o que mais se adapte a seus gostos.

1. Couve com limão e pepino

suco de couve com limão e cenoura
Crédito: Pixabay

Esse suco é rico em vitamina C e possui propriedades maravilhosas para desintoxicar o organismo. É um suco bastante eficaz para a saúde da pele e dos cabelos, além de auxiliar no emagrecimento, pois usufrui das propriedades termogênicas (que agem na queima da gordura localizada) do limão.

Ingredientes

Couve: 1 folha;
Limão: suco de ½ unidade;
Pepino descascado: de unidade;
Maçã madura: 1 unidade;
Água: 150 ml.

Modo de preparo

  1. Esprema o limão e armazene seu suco no liquidificador;
  2. Coloque o resto dos componentes e bata bem.
  3. Coe e sirva.

2. Tomate com couve e limão

Esse suco de clorofila contribui bastante para o emagrecimento, pois é rico em fibras e colabora para o prolongamento da saciedade, além de ser termogênico. Outro fato é que ele é prático para ser preparado, adaptando-se perfeitamente a sua rotina.

Ingredientes

Tomate: 150 ml (suco);
Couve: 1 folha;
Suco de limão: 25 ml;
Água: 100 ml.

Modo de preparo

  1. Lave bem todos os componentes;
  2. Coloque no liquidificador e bata bem;
  3. Sirva sem coar.

3. Suco cítrico com alface

suco de alface
Crédito: Blog Be Health

Esse suco é rico em vitamina C, misturando a laranja e o limão em sua composição, o que o torna um anti-inflamatório natural. Esse suco também é composto por folhas de alface, o que promove a obtenção da clorofila e de todos os seus benefícios:

Ingredientes

Limão: 1 unidade (suco);
Laranja: 2 unidades (suco);
Alface: 6 folhas;
Água: ½ copo.

Modo de preparo

  1. Prepare os sucos de laranja e de limão;
  2. Coloque os sucos, com a alface e a água no liquidificador para bater;
  3. Sirva sem coar.

4. Coentro com couve e cenoura

Essa combinação de suco de clorofila também envolve o gengibre, alimento termogênico, utilizado para a queima de gordura localizada, o pepino e a maçã.

Esse suco é rico em clorofila, além de ser fibroso e possuir quantias consideráveis de vitamina A, excelente para evitar a degeneração macular e para fortalecer os fios de cabelo e rejuvenescer a pele.

Ingredientes

Couve: 2 folhas;
Coentro: ¼ de xícara;
Maçã verde: 1 ½ unidade (sem sementes);
Cenoura: 3 unidades (médias);
Pepino: ¼ unidade;
Gengibre: 1 pedaço (5 centímetros).

Modo de preparo

  1. Coloque todos os ingredientes para bater no liquidificador;
  2. Coe e sirva.

5. Mix fibroso

suco de clorofila
Crédito: Alto Astral

Como diz o nome, o principal intuito desse suco é promover a saciedade, além de regular a flora intestinal e as funções cardíacas. Isso se deve ao fato que além de possuir alface e couve, esse suco também é composto por aveia, ingrediente altamente fibroso.

Além disso, esse suco é poderoso para diversas outras funções do organismo, sendo rico em proteínas, carboidratos complexos e ferro. Claro que a clorofila também se faz bastante presente nesse poderoso suco.

Ingredientes

Couve: 2 folhas;
Alface: 1 broto (médio);
Água: 1 litro e meio;
Pepino: ¼ de unidade (sem casca);
Aveia: 1 colher de sopa;
Gengibre: 1 fatia de gengibre;
Maçã: 1 unidade (sem sementes, descascada).

Modo de preparo

  1. Corte a maçã, o pepino e a couve;
  2. Junto os demais ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo;
  3. Sirva sem coar.

Conhecia as incríveis propriedades do suco de clorofila? Então, compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
Enfermeira estala pescoço e sofre AVC
Enfermeira estala pescoço e sofre AVC
Como consultar CPF na Receita Federal