em

Como desintoxicar o corpo: 6 dicas

Saiba que mesmo mantendo uma alimentação saudável e praticando exercícios, você ainda pode estar correndo o risco de acumular toxinas
como desintoxicar o corpo
Crédito: Freepik

O estresse da rotina diária de trabalho e muitas coisas para fazer é um dos motivos que podem estar levando seu organismo a acumular toxinas. Ninguém está ileso a isso, então é importante desintoxicar o corpo de vez em quando.

As toxinas são elementos que deveriam ser eliminadas pelo fígado, mas acabam ficando no organismo, causando cansaço, fadiga e outras doenças. Elas devem ser normalmente descartadas pelo organismo, mas muitas vezes ficam no corpo e precisam de uma ajuda extra para serem eliminadas.

É importante desintoxicar o corpo, pois as toxinas podem desencadear diversas doenças, dada a saturação do sangue, linfa e células, causando letargia e criando ambiente propício para o desenvolvimento de diversas doenças, como diabetes e câncer.

As toxinas podem se desenvolver dentro do próprio organismo, através de resíduos metabólicos, células mortas, estresse, sofrimento e fadiga. Porém a maior parte delas é ingerida através de:

  • Alimentos industrializados;
  • Processamento inadequado de alimentos naturais;
  • Combinação errônea de alimentos;
  • Uso de medicamentos;
  • Uso de álcool, tabaco e outras drogas;
  • Poluentes presentes no ar e na água.

Após a contaminação por esses meios, o sangue, a linfa e os tecidos começam a se sobrecarregar e o organismo começa a desenvolver pequenas inflamações, que evoluem para uma toxemia.

A maior parte das alergias começa aí, em um organismo sobrecarregado, incluindo a rinite, amigdalite, esofagite, gastrite, colite e até hepatite.

Sabendo da importância em deixar seu organismo livre das toxinas, que tal aprender algumas formas de desintoxicar seu corpo?

O que fazer para desintoxicar o corpo

1. Remédio detox

Veja o passo a passo desse poderoso remédio detox.

Ingredientes

Sal de Epsom (sulfato de magnésio): ½ xícara (chá);
Argila de Bentonita: 2 colheres (sopa);
Vinagre de maçã: 1 colher (sopa);
Água: suficiente para cobrir os pés;
Óleo essencial: aroma de sua preferência, algumas gotas;
Escova para esfoliar: 1 unidade;
Bacia: 1 unidade (tamanho suficiente para colocar os pés).

Modo de preparo

  1. Dissolva os sais de Epsom na água (deve estar em uma temperatura quente, mas sem queimar os pés);
  2. Em outra vasilha, coloque a argila e o vinagre, misture e cubra os pés;
  3. Deixe-a agir por 10 minutos ou até que seque completamente;
  4. Depois que a argila secar nos pés, mergulhe-os na água e deixe-os lá de 15 a 30 minutos;
  5. Passe a escova para esfoliar e em seguida seque os pés.

Essa técnica ajuda a eliminar as toxinas e ainda relaxa os pés. Os ingredientes podem ser comprados em lojas especializadas em produtos naturais.

Antes de jogar fora a água, veja onde estavam as toxinas que seu corpo eliminou, de acordo com sua cor:

  • Preto: fígado;
  • Cinza: metais pesados;
  • Marrom: fígado, tabaco, resíduos celulares;
  • Verde escuro: vesícula biliar;
  • Laranja: articulações;
  • Vermelho: coágulos;
  • Branco: leveduras;
  • Branco espumoso: sistema linfático;
  • Amarelo esverdeado: rins, trato urinário, órgãos sexuais.

2. Reduza o consumo de açúcar

como desintoxicar o corpo açúcar
Crédito: Pxhere

De nada adianta limpar o organismo e depois enchê-lo de toxinas novamente. O açúcar força o organismo a produzir mais insulina, o que força o pâncreas a trabalhar mais, causando, ao longo prazo, uma sobrecarga e consequente deficiência do sistema.

Assim, o organismo não consegue quebrar o açúcar – extremamente tóxico para o organismo – fazendo com que aumente o grau de intoxicação, levando a doenças e agravando as já existentes.

3. Beba água em jejum

Nada melhor para limpar seu organismo do que começar o dia com uma boa quantidade de água, pois ele ficou em um estado de baixa atividade por cerca de 8 horas, devendo começar a trabalhar da forma correta.

Adicione sumo de um limão à água de manhã e veja seu organismo voltar a funcionar corretamente, eliminando as toxinas e auxiliando a digestão.

4. Faça atividades físicas

Além de estimular a circulação sanguínea e a eliminação de toxinas através do suor, a atividade física realizada com frequência estimula o correto funcionamento do sistema linfático.

5. Escolha orgânicos sempre que possível

Para que um alimento seja classificado como orgânico, ele deve ser plantado em um solo limpo (sem a adição de nenhum químico, por ao menos 10 anos), somente com adubação natural.

Além disso, não pode ser transgênico ou ter qualquer tipo de pesticida na lavoura, o que é uma vantagem absurda em relação aos demais.

6. Escolha alimentos que limpam o organismo

Opte por alimentos orgânicos, que sejam também detox, como o abacaxi, que é diurético e limpa o fígado; o arroz, que ajuda no funcionamento do intestino; a maçã, que atua como uma esponja no organismo, limpando o estômago, bexiga e rins.

Além desses, tem a melancia, diurética e fonte de hidratação; a laranja, auxiliar na limpeza do intestino; o gengibre, poderoso digestivo e ativador do metabolismo; a couve, que ajuda a oxigenar as células e a berinjela, digestiva e laxativa.

Consequências das toxinas

Ficar sem desintoxicar o corpo pode trazer uma dor de cabeça frequente e inexplicável; além de mau hálito, dada a contaminação do sistema digestivo e hepático; sensibilidade no nariz, excesso de peso, prisão de ventre e fadiga.

Além disso, a pele também dá seus sinais, com o aparecimento de espinhas inflamadas e pontinhos vermelhos pelo corpo. As chances de desenvolver dermatite também são altas.

Como ficamos expostos a toxinas

A má alimentação é um dos principais inimigos do nosso corpo. O consumo de alimentos cheios de conservantes, fritos ou processados, a poluição do ar, a radiação solar, alguns remédios, o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas, etc.. Todos esses elementos podem fazer com que o corpo acumule toxinas.

Então, procure adotar um estilo de vida mais saudável, com alimentos orgânicos e não processados, fazendo atividade física frequente e bebendo muita água. Seu corpo agradece!

Quer ainda mais opções de alimentos para desintoxicar o corpo? Veja no vídeo:

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
cha de amendoim
Como fazer chá de amendoim? 5 receitas
como torrar amendoim
Como torrar amendoim: cinco formas diferentes