em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Como fazer o cabelo crescer rápido

Confira quais produtos naturais pode aplicar no cabelo para ter um crescimento mais rápido

fazer o cabelo crescer
Crédito: Freepik

Algumas mulheres têm mais facilidade que outras para conseguirem os tão desejados cabelos longos. Mas mesmo para quem tem um crescimento lento é possível fazer o cabelo crescer mais rápido de diferentes formas. Há receitas com ingredientes naturais cujas propriedades podem fazer o cabelo crescer de modo saudável.

Atualmente existem também várias técnicas aplicadas em salões de beleza para aumentar o comprimento capilar de forma artificial, com apliques. Há prós e contras nesses métodos e depende de cada pessoa optar por eles ou não. Veja a seguir todas essas opções, seja para fazer em casa ou no salão.

13 Dicas para fazer o cabelo crescer mais rápido

dicas para fazer o cabelo crescer
Crédito: Freepik

Na intenção de obter resultados mais rápidos, é comum as mulheres fazerem algumas escolhas prejudiciais a saúde. Um exemplo é usar hormônios ou anabolizantes, como nos xampus bomba. Isso é desnecessário, uma vez que a natureza fornece inúmeros produtos que não oferecem riscos e ainda proporcionam benefícios.

A escolha de usar hormônios ou esteroides é só um dos muitos exemplos de atitudes erradas que as mulheres podem ter quando o assunto é fazer o cabelo crescer. Portanto esteja atenta a comportamentos saudáveis que você pode e deve adotar em seu cotidiano a fim de ter um cabelo crescendo de forma saudável. Veja abaixo.

1. Consuma ovos

Os ovos são alimentos reconhecidos há muito tempo por oferecer nutrientes aos cabelos. Tanto é que existem várias receitas naturais em que o ovo é usado para nutrir os fios e dar-lhes brilho. Eles oferecem uma proteína chamada queratina, que é também o principal componente do cabelo, o que é ótimo para estimular o crescimento dos fios.

2. Consuma proteínas

Não foque apenas nos ovos quando o assunto for proteínas, pois elas são fundamentais para a nutrição capilar e vão ditar a forma como seu cabelo cresce. Afinal, seus fios são quase 100% proteína. Se você não ingerir um nível adequado desse nutriente, pode ter certeza de que seu cabelo não irá crescer da forma nem na velocidade que você quer.

Procure boas fontes alimentares de proteína. Além do ovo, há carnes, queijos, grão-de-bico, quinoa e soja. Uma outra opção é ingerir suplementos de proteína, que costumam fornecer boas doses diárias desse nutriente. Mas também precisa tomar cuidado para não exagerar. Converse com um nutricionista sobre a quantidade adequada para comer de proteína diariamente.

3. Beba água

Beber água é fundamental, todo mundo sabe. Em média dois litros por dia é uma boa quantidade. Os cabelos, assim como a pele, são uma das primeiras partes do corpo que demonstram sinais de desidratação, e cabelos desidratados significam fios secos, propensos a quebrarem. Portanto, se quiser fazer o cabelo crescer saudável, hidrate-se corretamente todos os dias.

4. Aposte na biotina

A biotina é outro nome da vitamina B7, que se encontra em grãos integrais, no espinafre, no brócolis, na soja, na banana e em outros tantos alimentos. Pessoas que têm déficit de biotina podem ter perda de cabelo, já que há enfraquecimento dos fios. Consumir pelo menos 30 mg de vitamina B7 por dia é suficiente para prevenir esse problema.

5. Consuma vitaminas variadas

A vitamina B7, ou biotina, é uma das mais importantes quando o assunto é vitamina capilar. E há ainda a vitamina A, a C, a E e outras do complexo B, como a B3 e a B5. O ácido fólico também faz parte desse grupo importante de nutrientes. As vitaminas estão em todos os alimentos naturais, então a melhor forma de consumir todas elas é adotando uma alimentação bem saudável e equilibrada.

6. Coma alimentos ricos em ômega-3

fazer o cabelo crescer com ômega 3
Crédito: Pexels

O ômega-3 também é um nutriente indispensável na dieta de quem quer fazer o cabelo crescer. O problema é que, assim como as vitaminas, o corpo humano não o produz. Por isso você só pode adquiri-lo por meio de alimentos específicos ou de suplementação. Peixes como sardinha, atum e salmão são boas pedidas. Feijão, amendoim e folhas escuras, como o espinafre, também são ótimos, além das oleaginosas, do azeite, das azeitonas e do coco.

7. Massageie o couro cabeludo

Quase todo mundo gosta de uma massagem na cabeça. Saiba que, além de relaxante, ter esse hábito diário é benéfico para fazer o cabelo crescer. Massagear o couro cabeludo aumenta o fluxo de sangue para os folículos pilosos, estimulando que os nutrientes cheguem aos fios.

Uma dica é usar óleo de lavanda ou de alecrim para fazer a massagem. Não use mais que quatro gotinhas. Esfregue o líquido diretamente no couro cabeludo e faça movimentos circulares com as pontas dos dedos. Depois, deixe agir no cabelo por pelo menos 20 minutos. Espalhe para o comprimento dos fios e espere mais meia hora para só então remover todo o óleo.

8. Lave o cabelo com vinagre de maçã

Uma vez por semana é mais do que suficiente para aplicar uma boa dose de vinagre de maçã nos fios e no couro cabeludo. Não use o vinagre puro, mas sim diluído em um pouco de água. Passe em seus fios após lavar o cabelo com xampu. Esse produto irá estimular os folículos capilares a crescerem, além de fazer uma boa limpeza no couro, ajudando a eliminar bactérias, fungos e a cicatrizar pequenas feridas.

9. Use xampus que estimulem o crescimento capilar

Existem xampus disponíveis no mercado que são voltados exatamente para a aceleração do crescimento dos cabelos. Não tenha medo de usá-los. Informe-se apenas sobre quais são melhores e mais eficientes com um dermatologista. Um uso de três vezes por semana é suficiente para garantir bons resultados.

10. Durma o suficiente

Pessoas com ciclos de sono irregulares sentem as consequências no corpo e também no cabelo. Se você dorme bem diariamente, seu organismo consegue controlar com eficiência os níveis de melatonina e de cortisol. Eles são responsáveis, entre outras coisas, pelo crescimento de seus fios.

11. Faça reconstrução capilar

Quem usa química no cabelo com frequência, seja tintura, alisamento ou outros produtos, precisa manter um cronograma capilar para que os fios suportem a química. Esse cronograma é um calendário em que você anota os dias do mês para fazer hidratação, nutrição e reconstrução capilar, devolve a saúde dos fios danificados e estimulando seu crescimento.

12. Peeling capilar

O peeling capilar é um tipo de esfoliação feita no couro cabeludo com ingredientes próprios ou caseiros. A intenção é remover a camada de impurezas e células mortas que ficam no couro cabeludo e prejudicam o crescimento dos fios, pois obstruem os poros e dificultam a absorção dos nutrientes.

13. Não lave demais o cabelo

Essa dica também é importante. Há quem pense que deve lavar o cabelo todos os dias, aplicar um monte de produtos e assim ele vai crescer mais rápido. Porém, pode ser o efeito contrário. Precisar lavar o cabelo corretamente para que ele não enfraqueça, isso inclui evitar lavar todos os dias, dormir com cabelo molhado e aplicar excesso de produtos.

Receitas caseiras para fazer o cabelo crescer

como fazer o cabelo crescer naturalmente
Crédito: Pexels

Além dos cuidados diários que deve ter com o cabelo, há receitas naturais voltadas para o crescimento dos fios que podem ser adicionadas à sua rotina. Existem vitaminas, sucos, as máscaras capilares, entre outras formas de fazer o cabelo crescer naturalmente. Independentemente do tipo de receita que escolher fazer, todas combinam ingredientes saudáveis e super nutritivos. Confira alguns exemplos.

1. Suco de iogurte, cenoura e laranja

Esse suco é quase uma vitamina, tamanha é a quantidade de nutrientes que oferece. A cenoura fornece a vitamina A, enquanto o iogurte é uma fonte de proteínas. Você deve ingerir essa bebida diariamente se quiser fazer o cabelo crescer mais rápido. Veja abaixo como fazer:

Ingredientes

Iogurte natural: 1 copo;
Cenoura crua: 1 unidade;
Suco de laranja: um copo médio.

Modo de preparo

  1. Basta bater todos os ingredientes no liquidificador até que forme uma misture homogênea.

2. Mistura de gemas de ovos

Essa é quase uma receita de máscara capilar. Ela leva somente as gemas de três ovos, o que a torna uma bomba benéfica de proteínas para o cabelo.

Ingredientes

Gemas de ovos: 3 unidades.

Modo de preparo

  1. Bata as gemas;
  2. Aplique a mistura no couro cabeludo e o massageie;
  3. Cuidadosamente espalhe a substância para as pontas dos fios;
  4. Deixe agir por pelo menos 15 minutos;
  5. Lave com xampu e condicionador;
  6. Essa aplicação deve ocorrer duas vezes por semana.

3. Chá de Alecrim

fazer o cabelo crescer com alecrim
Crédito: Freepik

O alecrim tem efeitos positivos para o crescimento dos cabelos. Como essa erva é adstringente e vasodilatadora, ela limpa e renova os folículos pilosos, o que estimula o crescimento de seus fios.

Ingredientes

Folhas de alecrim secas: 2 colheres (chá);
Água: 1 litro.

Modo de preparo

  1. Faça o chá e deixe esfriar;
  2. Separe o cabelo em mechas e aplique o chá somente no couro cabeludo;
  3. Deixe agir por pelo menos 15 minutos. Depois lave normalmente;
  4. Recomenda-se a aplicação três vezes por semana.

4. Folhas de curry e óleo de coco

As folhas de curry são super benéficas para a saúde capilar. Em primeiro lugar, elas têm boa concentração de betacarotenos e de proteínas, que evitam a queda dos cabelos. Essa erva possui ainda antioxidantes, que removem os folículos pilosos mortos e permitem um crescimento saudável dos fios.

Ingredientes

Folhas de curry: um punhado;
Óleo de coco: 300 mililitros.

Modo de preparo

  1. Leve os dois ingredientes ao fogo em uma panela e ferva-os;
  2. Após a fervura, você terá uma substância de cor escura;
  3. Espalhe essa substância pelo cabelo e deixe agir por 15 minutos apenas;
  4. Enxague;
  5. Aplique essa substância duas vezes por semana.

5. Receita chinesa com arroz e hortelã

Os povos orientais costumam ter métodos relacionados à saúde e ao cuidado estético que os ocidentais desconhecem. Os cabelos compridos das chinesas, normalmente brilhosos e sedosos, têm relação com a genética, mas não só. Há uma receita muito eficaz para fazer o cabelo crescer bonito e saudável.

Ingredientes

Arroz: um punhado;
Alecrim: 3 ramos;
Feno grego: uma concha (sopa);
Hortelã: 3 folhas.

Modo de preparo

  1. Ponha o arroz de molho em água. Mexa por tempo suficiente até que solte suas substâncias no líquido. Reserve;
  2. Em um pote, coloque os demais ingredientes e adicione água quente. Deixe por 30 minutos;
  3. Coe a água do arroz e a água da mistura dos outros ingredientes;
  4. Misture os dois líquidos e coloque em um borrifador;
  5. Aplique no cabelo, da raiz até a ponta. Ele deve estar seco;
  6. Massageie a cabeça para que o líquido se fixe ao couro cabeludo;
  7. Coloque uma touca e deixe agir por meia hora;
  8. Lave o cabelo normalmente.

6. Cebola

fazer o cabelo crescer com cebola
Crédito: Pxhere

A cebola possui ótimas propriedades para o cuidado do cabelo. Não só ajuda a crescer os fios de forma saudável, como limpa as células mortas dos folículos pilosos e elimina a caspa. Apesar de essa receita não ter o melhor dos cheiros é bastante eficaz para fazer o cabelo crescer.

Ingredientes

Cebola: 1 unidade;
Xampu: 1 frasco fechado.

Modo de preparo

  1. Corte a cebola. Os pedaços devem ser bastante pequenos;
  2. Abra o frasco de xampu e coloque os pedaços de cebola lá dentro;
  3. Deixe o frasco fechado por 15 dias, em local arejado e sem qualquer exposição a raios solares;
  4. A partir do décimo sexto dia, use normalmente.

7. Óleo de rícino

O óleo de rícino é uma conhecida substância que pode ser achada em farmácias e em supermercados. Os benefícios do óleo de rícino para os cabelos são amplamente conhecidos. Estão ligados à hidratação capilar, ao fortalecimento e à prevenção da queda dos fios, o que promove um bom crescimento do cabelo.

Ingredientes

Óleo de rícino: 1 frasco.

Modo de aplicação

  1. Aplique o óleo da raiz até as pontas, com o cabelo limpo ou sujo, mas seco;
  2. Massageie todo o couro cabeludo e deixe agir por pelo menos duas horas;
  3. Lave o cabelo normalmente.

8. Canela, mel e azeite de oliva

A combinação desses três ingredientes tem como principal missão acabar com a queda de cabelo. Por consequência, fortalece o couro cabeludo e os folículos pilosos, o que propicia boas condições para um crescimento capilar saudável.

Ingredientes

Canela em pó: 1 colher (chá);
Mel: 1 xícara (chá);
Azeite de oliva: ½ xícara (chá).

Modo de preparo

  1. Aqueça o azeite de oliva em fogo baixo antes de acrescentar os demais ingredientes;
  2. Mexa bem durante alguns minutos;
  3. Aplique essa mistura nos cabelos com a ajuda de um pincel e deixe que aja por 15 minutos;
  4. Lave com água morna;
  5. Após cinco dias, repita a aplicação.

Técnicas de alongamento de cabelo

fazer o cabelo crescer e alongamento de cabelo
Crédito: Jorge Germano Mega Hair

Nem toda mulher se interessa por realizar tratamentos caseiros. Há quem prefira frequentar um salão de beleza e deixar seus fios aos cuidados de profissionais.

Nesse sentido, você pode contar com alguns procedimentos já consagrados no meio ou com outros mais recentes e menos conhecidos. Veja abaixo alguns exemplos e saiba tudo sobre custos e cuidados.

1. Aplique com tic-tac

A forma mais simples de alongamento de cabelo com certeza é o aplique com tic-tac. A técnica pode ser realizada por você mesma em casa, sem a necessidade de um profissional. Você pode realizar o aplique para dar volume e comprimento atrás ou mesmo para acrescentar uma franja em seu visual. Lembre-se que a cor do aplique tem que ser exatamente a mesma do seu cabelo.

  • Quanto custa: você encontra os mais variados tipos de apliques em lojas especializadas nesses produtos ou em lojas online de compras. O preço varia. Há os de menor qualidade, por cerca de R$ 5, assim como há os de melhor procedência, que ficam em torno de R$ 300;
  • Tempo de duração do procedimento: não leva mais do que alguns minutos;
  • Como fazer a manutenção e o cuidado: você coloca e tira o aplique do cabelo quando bem entender. Conforme for usando o mesmo aplique, ele pode se desgastar, o que demanda comprar outro.

2. Megahair

Megahair é um dos mais clássicos procedimentos de alongamento de cabelo. Basicamente, consiste em aplicar mechas de cabelo humano colados aos fios da pessoa com uma cola especial. Essa cola é de queratina, aquecida com um instrumento próprio para isso. Primeiro você passa por uma avaliação na qual o cabeleireiro decidirá o quanto de cabelo precisa ser aplicado para atingir seu objetivo.

Entenda que essa técnica pode ser danosa aos seus fios. Para que a aplicação do megahair ocorra de modo perfeito, a temperatura que a queratina deve atingir precisa ser exata. Se passar da temperatura correta, seu cabelo irá quebrar. Por essa e por outras razões, deve procurar um profissional muito qualificado.

  • Quanto custa: os custos vão depender da quantidade de cabelo que será colocada. Além disso, o megahair pode ser voltado para a extensão do comprimento ou para o aumento de volume;
  • Tempo de duração do procedimento: entre duas e seis horas;
  • Como fazer a manutenção e o cuidado: se o procedimento for realizado com perfeição, o cabelo aplicado não irá cair. Três ou quatro meses após a aplicação, você deve voltar ao salão para que o profissional avalie se é preciso realizar a troca das mechas aplicadas.

3. Fita adesiva com queratina

fita adesiva com queratina
Crédito: Cabelos Naturais

Em comparação ao megahair, a fita adesiva é uma técnica bem mais recente. Chegou ao Brasil há alguns anos e tem conquistado muitas mulheres. Esse é um dos procedimentos que mais deixa o cabelo com uma aparência natural. Consiste em aplicar mechas, que são presas aos fios naturais por meio de fitas adesivas de queratina. Essa queratina é a mesma usada no megahair, mas não causa danos quando aplicada com as fitas.

  • Quanto custa: se você se interessar por esse procedimento, prepare o bolso. Ele não é nada barato. O preço varia de salão para salão e de cabelo para cabelo, mas normalmente cada profissional cobra por mecha. Uma pesquisa rápida em salões de beleza por aí mostra que cada mecha pode sair por R$ 140 a R$ 200. Pensando que raramente você colocará uma mecha só, os gastos podem ultrapassar os R$ 3 mil;
  • Tempo de duração do procedimento: varia entre 15 a 60 minutos;
  • Como fazer a manutenção e o cuidado: a cada três meses é preciso trocar as mechas.

4. Great Lengths

Esse sem dúvida é o procedimento mais caro dentre todos que alongam os cabelos. É uma técnica italiana que veio para o Brasil no ano 2000. É realizada a aplicação de cabelos naturais que nunca passaram por química, mecha por mecha. Esses cabelos são submetidos a uma despigmentação, o que os torna intensamente brancos. Somente depois de aplicados são pintados conforme o desejo da cliente.

Essa é uma técnica patenteada e que usa equipamentos desenvolvidos especificamente para sua aplicação. Portanto, tenha em mente que não é qualquer profissional que está gabaritado para realizá-la. A cola e todo o maquinário utilizados garantem uma aplicação de qualidade, que serve para extensão capilar, aumento de volume ou para colorir mechas.

  • Quanto custa: é a técnica mais cara, tendo um custo que pode chegar aos R$ 5 mil;
  • Tempo de duração do procedimento: entre duas e três horas;
  • Como fazer a manutenção e o cuidado: a cada quatro meses é preciso fazer novamente o procedimento.

Antes de tudo, você precisa decidir se quer fazer o cabelo crescer ou simplesmente alongar seus fios. São processos diferentes, apesar de proporcionarem resultados semelhantes. Seja qual for a sua escolha, procure sempre cuidar da saúde capilar. O trato diário dos fios é fundamental não só para fazer o cabelo crescer, mas também para deixá-lo saudável.

Veja no vídeo abaixo mais algumas dicas para acelerar o crescimento de seu cabelo:

3 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

enxaqueca com aura

Enxaqueca com aura: o que é e como tratar

eliminar papada

Como eliminar papada rápido do pescoço