em

Queratina líquida: o que é, para que serve e como usar

Seu cabelo é feito quase totalmente de queratina. Veja quando precisa fazer uma reposição e como aplicar
queratina líquida
Crédito: Freepik

A queratina é um dos principais componentes dos fios de cabelo. Aliás, 90% do cabelo é feito dela, sendo a responsável por manter os fios encorpados, fortes e saudáveis. Só que, com o excesso de água quente, chapinha, secador e produtos químicos no cabelo, ela vai se perdendo e precisa ser reposta. É por esse motivo que usa-se a queratina líquida.

Para que serve a queratina líquida?

Pelo fato de a queratina natural ser a responsável pela integridade dos fios, na falta dela eles ficam fracos, elásticos e quebradiços.

Então, usá-la do jeito certo vai devolver o aspecto normal e saudável do cabelo. Ela serve para fazer a reconstrução dos fios.

É indicada para quem?

Esse produto é indicado para quem está com o cabelo danificado, quebradiço e fraco depois de ter passado por muita química ou se estiver mal cuidado. Existem níveis de danos que necessitam de quantidades diferentes de queratina.

Quem está com o cabelo elástico, que estica quando puxa e sobe um rolinho quando solta, está precisando de muita. Já se os fios estiverem apenas fracos, ralos e quebradiços, também precisa do produto, mas em menor quantidade.

Como usar queratina líquida

queratina líquida como usar
Crédito: Freepik

Para cabelos elásticos, que precisam de tratamento intenso e urgente, deve-se fazer a aplicação uma vez por semana. Para cabelos fracos e quebradiços, mas que não estejam elásticos, pode-se fazer a cada quinze dias.

Já se o cabelo estiver em bom estado, mas às vezes apresenta pontas ressecadas e quebradiças, pode usar como manutenção e prevenção, uma vez ao mês.

Se você não souber reconhecer o quanto o seu cabelo está danificado e ficar na dúvida sobre quanta queratina ele precisa, vá ao seu cabeleireiro para que ele faça uma avaliação. Assim, vocês poderão determinar um cronograma capilar para você saber de quanto em quanto tempo aplicar, seja para a reconstrução ou a manutenção dos fios.

A forma de uso é adicionando a queratina líquida em misturinhas de máscaras capilares caseiras para hidratação e reconstrução.

Se o seu cabelo estiver elástico e precisando de reconstrução, veja essa receita que pode fazer e aplicar em casa:

Ingredientes

Xampu antirresíduo;
Queratina líquida;
Máscara de hidratação intensa à base de colágeno.

Modo de preparo e aplicação

  1. Comece lavando o cabelo com o xampu antirresíduo. Precisa ser desse tipo, pois ele vai limpar profundamente o couro cabeludo e abrir as escamas dos fios para receberem o tratamento. Depois de lavar, retire o excesso de água com uma toalha ou usando um pouco do secador, mas deixe úmido;
  2. Em seguida, divida o cabelo em mechas e vá aplicando, da raiz às pontas, a queratina líquida pura. Comece pelas mechas da nuca e vá até o topo da cabeça. Para facilitar e não acabar usando demais, coloque-a em um borrifador. Depois que aplicar em todo o cabelo, espere 10 minutos para agir;
  3. Passado o tempo, aplique a máscara de hidratação por cima da queratina, mecha por mecha, tudo de novo. Faça um coque, coloque uma touca térmica para aumentar a absorção dos produtos e deixe por 20 minutos;
  4. Por fim é só enxaguar o cabelo com água morna ou fria, nunca muito quente;
  5. Se quiser, quando acabar de lavar e tirar o excesso de água, pode aplicar um protetor térmico, secar com secador e fazer uma escova ou chapinha para selar os fios. Espere 48 horas para lavar outra vez e repita o procedimento uma vez por semana.

Contraindicações e cuidados a ter

O grande cuidado que deve ter ao usá-la é com a quantidade. Isso porque, se usar demais, ela vai deixar o cabelo endurecido e pode até ter o efeito reverso, começando a quebrar.

Então, precisa saber se o seu cabelo está precisando desse nutriente, observando o aspecto dele, e também precisa cuidar para não acabar usando sem necessidade.

Muitos produtos como máscaras de tratamento, xampus e condicionadores possuem queratina na composição, mas nem todos os cabelos precisam.

Melhores marcas

Quanto às marcas, você precisa testar e ver a que traz melhores resultados no seu cabelo. Também, precisa comprar aquelas que cabem no seu bolso. Para ter uma ideia de como começar sua busca pela marca perfeita, algumas das mais conhecidas são:

  • Niely Gold;
  • Forever Liss;
  • Neutrox;
  • Sfera;
  • Aneethun;
  • Joico;
  • Novex;
  • Bio Extratus;
  • Vizcaya.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
aspargo
Aspargo: conheça seus benefícios para a saúde
como parar de fumar
Como parar de fumar: métodos, dicas e os benefícios de largar o vício