em

Reconstrução capilar: o que é e como funciona?

Se o seu cabelo está ressecado, quebradiço, sem vida e com pontas duplas, aqui pode estar a salvação
reconstrução capilar
Crédito: Freepik

Quando o assunto é cabelo, a lista de produtos e tratamentos para manter os fios sempre lindos e saudáveis é imensa. Entre os procedimentos mais utilizados por quem aplica química no cabelo, por exemplo, está a reconstrução capilar. Esse tratamento tem um resultado ainda melhor quando combinado com outros que também atuam na saúde dos fios.

O que é a reconstrução capilar?

A reconstrução capilar é um tratamento para a recuperação do cabelo danificado. Esse tratamento é feito de forma semelhante às máscaras de hidratação capilar. Um dos principais ingredientes desse tratamento é a queratina, da qual 80% do fio de cabelo é feito. Devolvendo a queratina ao cabelo danificado, junto de outros cuidados diários com os fios, ele logo voltará a ser saudável e bonito.

A reconstrução capilar é indicada para quem?

reconstrução capilar recomendada para quem
Crédito: Freepik

Esse tratamento é recomendado em diversos casos. Para quem está com cabelos ressecados, elásticos, com pontas duplas, quebradiços e sem brilho. A reconstrução vai fornecer os nutrientes necessários para que, aos poucos, os fios voltem a ser saudáveis, fortes e com brilho.

Se o seu cabelo está saudável, mas você usa química, faça uma reconstrução três dias antes e três dias depois da química para que os fios fiquem mais protegidos e resistentes.

Como funciona?

Esse tratamento não precisa ser feito com tanta frequência. Uma ou duas vezes por mês já basta, mas tudo vai depender do estado das suas madeixas. Até porque, estando com o cabelo muito danificado, precisa mais do que isso. A reconstrução é parte do cronograma capilar completo, composto também por hidratação e nutrição dos fios, de forma alternada.

Falando especificamente da reconstrução, é aplicada uma máscara no cabelo que é feita com queratina, creatina, arginina, aminoácidos, proteína hidrolisada de trigo, colágeno e cisteína. Cada marca de produto vai trazer alguns desses nutrientes para a reconstrução dos fios.

No salão o procedimento é o mesmo que pode ser feito em casa, apenas os produtos tendem a ser diferentes. Depois de lavar o cabelo, é aplicada a queratina, depois de alguns minutos é aplicada a máscara e finaliza lavando e secando. Leva um pouco mais de uma hora, dependendo do tamanho do cabelo e da agilidade do profissional.

Preço e quantas sessões são necessárias

O preço de uma reconstrução capilar é muito variável conforme cada cidade, cada salão e o tipo de reconstrução. Há salões que oferecem diferentes reconstruções, cada uma com um produto que fornece mais de determinado nutriente. Pode ir de R$ 70 a R$ 180, em média.

A quantidade de sessões também varia conforme o estado do cabelo. O tratamento deve ser feito uma ou duas vezes por mês, junto com os outros tratamentos do cronograma capilar, até que o cabelo esteja visivelmente mais saudável.

Pode fazer em casa?

reconstrução capilar fazer em casa
Crédito: Freepik

Pode, precisa comprar cada ingrediente da receita separado, mas encontra todos na farmácia ou em lojas de cosméticos.

Ingredientes

Máscara de hidratação intensa à base de colágeno
Xampu antirresíduo
Queratina líquida ou gel

Modo de aplicação

  1. Comece lavando o cabelo com o xampu antirresíduo para abrir as escamas dos fios e absorver melhor a máscara;
  2. Tire o excesso de água do cabelo com a toalha e com o secador, mas mantenha úmido. Penteie e vá separando todo o cabelo por mechas;
  3. Comece a aplicação da queratina, mecha por mecha, começando pela nuca e terminando no topo da cabeça. A queratina em gel pode ser aplicada com pincel e a líquida com borrifador. Depois de aplicar no cabelo todo, deixe agir por 10 minutos;
  4. Passado esse tempo, aplique a máscara de hidratação em cada mecha, por cima da queratina. Vá trazendo o cabelo para cima para fazer um coque e coloque uma touca térmica, não precisa ser elétrica;
  5. Deixe agir por 20 minutos, depois enxague muito bem. Finalize com uma escova e, se quiser, aplique um protetor térmico para fazer o selamento dos fios com a chapinha. Está pronto.

Dicas úteis

Quando a reconstrução estiver pronta, espere 48 horas para lavar o cabelo de novo. Depois disso pode lavar normalmente.

Lave o cabelo com água morna, pois a água muito quente queima o couro cabeludo e o resseca, deixando mais protenso à caspa, seborreia e o ressecamento prolongado.

Não use o xampu antirresíduo sempre que lavar o cabelo. Deixe para usar apenas quando fizer sua reconstrução mensal. Se usá-lo demais, ele vai acabar removendo a oleosidade natural que o cabelo produz.

Não confunda a reconstrução com a cauterização. Os dois procedimentos são bem parecidos, pois tratam de fornecer queratina para os fios se reconstruírem. A diferença é que na reconstrução não precisa finalizar com a chapinha, selando os fios. Na cauterização esse selamento faz parte importante do tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
reconstrução capilar caseira
Como fazer reconstrução capilar caseira
frutas low carb
10 Frutas low carb para incluir na dieta