ciclo de vida das plantas
Crédito: Freepik
em

Conheça o ciclo de vida das plantas: anuais, bienais, vivazes e perenes

Não desista do seu jardim achando que tem azar com as plantas. Descubra que elas têm ciclos e podem morrer mesmo bem cuidadas

Publicidade

Muitas pessoas desistem de cuidar de plantas por acharem que sempre as deixam morrer e não têm sorte em cultivar o próprio jardim. Mas pode ser que o problema esteja em desconhecer que as plantas têm ciclos de vida diferentes. Ou seja, quando você pensa que uma planta morreu, ela apenas está em dormência esperando o frio passar. Então, entenda como são os ciclos das plantas e volte a investir nesse hobby tão gratificante que é cultivar!

Plantas anuais

São as plantas que germinam, florescem e morrem dentro do período de um ano ou um pouco menos. Quando esse ciclo se completar, elas vão morrer e deixar sementes para suas “filhas” brotarem. Pode acontecer de algumas espécies sobreviverem por mais tempo, quando colocadas no ambiente apropriado, mas mesmo assim o ciclo vai se completar em um ano (de uma germinação até a formação de novas sementes).

Plantas bienais

Essas plantas têm um ciclo de vida dividido em duas partes: no primeiro ano elas vivem a fase vegetativa e, no segundo, a fase mais “ativa”, de reprodução, floração, frutificação e formação de novas sementes. Depois a planta morre e suas sementes dão origem a novas mudas.

Plantas vivazes

Essas são as plantas que completam seu ciclo de vida, anual ou bienal, e então suas folhas murcham e caem, e seu caule seca. Mas, embaixo da terra, ela mantém um bulbo, que parece uma batatinha ou uma cebolinha.

Publicidade

Esse bulbo é onde se concentram água e nutrientes. Ele vai ficar ali esperando um período de tempo passar (geralmente o inverno) até que esteja pronto para rebrotar. Então, essa planta não morre, apenas entra em dormência.

Plantas perenes

O ciclo de vida delas é variável conforme a espécie, mas é bem longo, por anos, décadas, séculos, milênios. Só vão morrer se não receberem os cuidados necessários para permanecerem vivas e saudáveis.

Perenes monocárpicas

Mesmo sendo perenes, algumas plantas são monocárpicas, ou seja, elas podem levar anos até crescerem por completo e darem flor, mas, depois disso, começam a morrer. Suas sementes caem no solo ou suas flores são polinizadas para dar origem a novas plantas.

Publicidade
quais os Tipos de mãe

7 Tipos de mãe: elas não são todas iguais!

organizar a casa com ganchos

13 Ideias práticas para organizar a casa com ganchos