como cuidar de petúnia flor
Crédito: Freepik
em

Petúnia: saiba como cultivar essa planta delicada e colorida

Ela gosta de sol pleno e pode ficar no seu quintal ou em vasos e jardineiras

A petúnia é uma linda planta que dá flores de variadas cores, todas com um aspecto delicado e muito bonito. Você pode cultivá-las diretamente no solo do seu jardim ou em vasos, como preferir. Veja as dicas de cultivo dessa planta antes de comprar, e garanta que ela fique exuberante e saudável.

Características gerais da petúnia

características da petúnia
Crédito: Freepik

O nome científico dela é petunia sp. Essa é uma planta nativa do Brasil e outras partes da América do Sul, e que deu origem a outras variedades pelo mundo. A petúnia é uma planta herbácea e pendente, que varia de 30 a 60 centímetros de comprimento. Suas flores são em formato de funil e surgem em variadas cores, às vezes bicolores, e algumas possuem pétalas dobradas que lembram o formato dos gerânios.

Cultivo da petúnia em vasos

Se você preferir cultivar sua petúnia em vaso, escolha uma cuia, que é um vaso com a boca mais larga, ou uma floreira para deixar na janela ou na varanda, por exemplo. Como essa planta é um pouco volumosa, ela precisa de mais espaço para se apoiar, por isso a necessidade de vasos com boca mais larga.

Clima

clima para petúnia
Crédito: Freepik

Por ser uma planta brasileira, a petúnia gosta de climas tropicais. Ela prefere um tempo quente, mas tolera o frio, desde que não seja exagerado.

Luminosidade

Essa planta gosta de ficar sob sol pleno, por isso é ótima para plantar no jardim ou deixar em vasos e floreiras do lado de fora de casa, no máximo na janela, onde bate bastante sol. Aliás, pegar sol o dia todo é essencial para que a planta tenha muitas flores.

Regas

como fazer regas da petúnia
Crédito: Freepik

As regas da petúnia devem ser frequentes para que a terra esteja sempre úmida. Por isso, nos meses mais quentes, o cuidado deve ser redobrado, já que o sol forte faz a terra secar mais rapidamente do que nos meses frios. Na hora de regar, molhe apenas a terra, pois se deixar água sobre as flores e folhas, poderão apodrecer.

Adubação

Para incentivar a floração da petúnia, pode usar um adubo rico em fósforo, que pode ser um NPK com mais “P” que é o símbolo do fósforo.

Limpeza

como fazer limpeza da planta petúnia
Crédito: Freepik

Como essa planta vive por anos, é preciso mantê-la limpa para ajudá-la a se revigorar após cada floração. Então, quando perceber que o ciclo de flores está acabando e elas estão começando a murchar, comece a retirar, cuidadosamente, essas flores e também as folhas murchas. Use uma tesoura de jardinagem bem limpa para essa tarefa.

Reprodução da petúnia

Você pode reproduzir essa planta comprando sementes em uma loja de boa procedência ou, se já tiver uma planta, pode cortar um galho maior, que esteja bem saudável, remover as folhas que estiverem mais perto da base e colocar esse galho em um vaso com uma terra bem rica em nutrientes, mantendo regas frequentes. Com o tempo ela vai enraizar e formar uma nova planta, linda e florida.

Veja também: como ajudar uma planta a dar flores

como ter mais espaço para plantas em casa

11 Dicas para ter mais espaço para plantas em casa

Depois e perder a mãe com covid, mulher adota cachorro que a consolou na saída do hospital

Depois de perder a mãe com covid, mulher adota cachorro que a consolou na saída do hospital