em

AmeiAmei

Como cuidar do lírio-da-paz

Essa bela planta ajuda a renovar o ar da casa e a decorar também. Veja como é fácil de cultivar
lírio-da-paz
Crédito: Wikimedia Commons

O lírio-da-paz é uma planta de folhas bem verdes e flores brancas, bastante popular no Brasil. Seu nome científico é Spathiphyllum wallisii e foi descoberto no século 19, na América Central. Seu cultivo é simples e está na lista das plantas que purificam o ar da casa. Veja como fazer e como cuidar para garantir o florescimento no jardim ou em vasos.

Como plantar o lírio-da-paz

O lírio-da-paz é uma planta adaptada ao clima tropical. Logo, vinga em ambiente quente e úmido, com bastante luz natural. Não quer dizer que precise de sol forte direto sobre as folhas, pois assim há o risco de queimarem. Portanto, escolha o local mais adequado, conforme a dica a seguir.

1. Escolhendo o local

Você pode plantá-lo em vaso ou canteiro. O vaso pode ficar dentro de casa, mas deixe que pegue luz natural, ficando perto da janela ou da porta para a rua. Se estiver em um canteiro, procure manter a planta próxima a outras árvores maiores que vão protegê-la do sol direto o dia inteiro.

2. Preparando a terra

Para o plantio em vaso, lembre-se que sempre deve fazer uma camada ao fundo com brita ou argila expandida para promover a drenagem da terra e não encharcar as raízes.

O solo deve ser bastante fértil, com acidez leve e muitos nutrientes. Pode usar areia grossa, adubo orgânico com húmus de minhoca. No jardim, prepare a terra e deixe-a bem mexida e fofa antes de fazer o plantio.

3. Plantando

Depois de ter a terra pronta, só precisa abrir uma cova e colocar a muda dentro, tampando sem apertar. Regue em volta, deixando a terra bem úmida.

Como cuidar de lírio-da-paz

como cuidar lírio-da-paz
Crédito: Planting Man

Os cuidados com o lírio-da-paz são simples, então é uma boa planta para começar seu jardim ou para em um vaso dentro de casa.

Cuidado com as regas

O solo da planta não pode ficar nem muito seco, nem encharcado. Vá mantendo as regas todos os dias em períodos de verão ou enquanto a mudar estiver em desenvolvimento. Depois, cerca de 3 a 4 vezes por semana será o suficiente, conforme observar o solo mais seco.

Alimentação e podas

Nutrir essa planta também é simples, pois esse processo pode ser feito uma vez ao mês, em média, conforme o tamanho dela. Faça a nutrição com adubo caseiro ou NPK, por meio na adubação foliar. Ao notar folhas secas, remova-as para não prejudicarem a planta ao caírem no solo.

Luminosidade

O lírio não precisa de sol direto para evitar queimar as folhas, mas também não pode ser esquecido na sombra, ou suas folhas irão enfraquecer. Mantenha-o sob luminosidade, perto de uma janela ou porta para a rua.

Características da planta

Essa é uma planta ótima para ter dentro de casa, desde que deixe-a em local próximo da luz natural para pegar um pouco de sol e bastante luminosidade. Ela auxilia na purificação do ambiente.

Se mantiver a planta sob temperatura acima de 5 graus, ela vai resistir bem ao inverno, o que é ótimo para quem mora em locas de clima mais frio. Porém, no inverno, o ideal é procure manter a planta em temperatura média de 15 graus, pelo menos. O ideal para o seu desenvolvimento saudável é ficar em clima úmido, com temperatura entre 20 e 27 graus.

A planta costuma atingir em média 50 centímetros de altura, o que é ótimo para o cultivo em vasos. Entretanto, escolha um vaso médio para que possa se desenvolver bem.

Quando floresce?

O florescimento do lírio-da-paz ocorre duas vezes por ano. No verão, de janeiro a março, e na primavera, de julho a setembro.

Lírio é venenoso?

Na seiva da planta, quando seu caule é partido, há um líquido tóxico. Por isso, deve ser manuseado com cuidado e mantido fora do alcance de crianças e animais de estimação. Nem todos vão ter uma forte reação alérgica, mas é bom tomar cuidado e procurar o médico caso perceba contato, especialmente se o “leite” tiver sido ingerido.

Como fazer mudas para replantar

Se você plantar o seu lírio em um vaso pequeno, logo vai perceber que ele está meio apertado, precisando ser transplantado. Então, você pode transferir toda a planta para um vaso maior, aumentando a quantidade de terra adubada, ou pode retirar a planta do vaso em que está e separá-la em mais mudas, delicadamente, com as mãos.

Assim pode manter cada uma em tamanho menor, em mais vasos pequenos e espalhar pela casa. É bem simples, só precisa separá-las com delicadeza e colocar de volta, cada uma em um vaso, mais terra nova e regar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
begônia
Begônia: como plantar e cuidar
melhores plantas que atraem energia positiva
15 Plantas que atraem energia positiva