em

Begônia: como plantar e cuidar

Essa linda planta, quando cultivada com cuidado, floresce durante o ano inteiro
begônia
Crédito: Pixabay

A begônia é uma planta com folhas de cores que variam entre o verde e o roxo. São nativas do Leste da Índia, são folhagens resultantes de híbridos. Podem chegar a ter de 20 a 40 centímetros de altura e as flores são bem pequenas. O que mais chama a atenção nas plantas são as folhagens. Ela tem esse nome por causa do naturalista Michel Begon, que a descreveu pela primeira vez. É uma linda planta para cultivar em casa. Conheça mais sobre ela e veja como plantar e cuidar.

Tipos de begônias

tipos de begônia
Crédito: Flores – Cultura Mix

Existem entre 1.000 e 1.400 espécies, fazendo desse grupo de angiospermas um dos 10 maiores existentes. Entre os tipos mais comuns para plantio doméstico, estão as:

  • Borshevikolistnaya;
  • Bovera;
  • Cleópatra;
  • Coral;
  • Listrada;
  • Royal;
  • Sarmentacea;
  • Semperflorens;
  • Tuberosa multiflorous;
  • Tuberous drooping;
  • Ulmifolia;
  • Venosa;
  • Mason;
  • Metal;
  • Ponto de begônia;
  • Tigre de begônia;

Como plantar begônia passo a passo

É uma planta de climas quentes, por isso não deve ser plantada no frio. Veja o que deve considerar e fazer para plantar do jeito certo e ver essa linda planta florescer.

1. Escolhendo a planta

Se deseja plantar em canteiro, escolha o tipo Semperflorens. Se for para plantar em vasos, escolha Sarmentacea, Ulmifolia ou Venosa.

2. Escolhendo o local de plantio

Depois de decidir se vai plantar no canteiro ou em vaso, lembre-se que a planta não pode pegar sol intenso direto, nem ficar exposta a baixas temperaturas. Então, se for plantar em canteiro, escolha a época de meados de abril.

3. Preparando a terra e plantando

Se decidir plantar no canteiro, utilize uma parte de terra de jardim, uma parte de terra vegetal e duas partes de composto orgânico. Se preferir fazer o plantio em vaso, utilize um solo enriquecido com matéria orgânica.

No caso do plantio em vaso, prepare uma camada de brita ou de argila expandida ao fundo para facilitar a drenagem da água. Depois coloque a terra por cima.

Abra uma cova pequena da terra e plante sua muda. Regue, mas tenha cuidado para não encharcá-la. Agora veja como cuidar da sua planta.

Como cuidar de begônia

como cuidar de begônia
Crédito: Pássaros e Flores

Ela necessita de cuidados específicos, mas nada muito trabalhoso. Apenas o básico para quem já costuma cultivar plantas.

Atenção com as regas

Logo após o plantio é bom manter um período de regas frequentes, deixando a planta sempre úmida, até que se estabilize. Depois disso, pode deixá-la sem regar por um período mais espaçado. O solo pode ficar um pouco seco, mas não completamente. Ao regar, molhe apenas o solo e não as folhas.

Adubação

Para nutrir a sua planta, a cada dois meses pode alimentá-la com torta de mamona, salitre-do-Chile, farinha de peixe, ureia, nutricálcio ou NPK.

Incidência de sol

A planta não necessita de muitas horas de sol quando está sem flores. Tome cuidado para não deixá-la o dia inteiro pegando sol forte. Já quando está florida pode ficar algumas horas a mais no sol. De preferência, mantenha-a em local protegido, como à sombra de uma árvore no jardim, onde o controle da incidência solar será natural.

Remoção das folhas secas

Ao verificar que a planta está com folhas passadas, elas devem ser removidas para que não contaminem o solo.

Quando as begônias florescem?

As begônias podem florescer o ano inteiro, dependendo da forma em que são cultivadas e mantidas. Não há um período fixo.

Quanto tempo dura?

Da mesma forma que podem florescer durante o ano inteiro, as flores também murcham nas quatro estações. Portanto, é uma planta que pode ser mantida ao longo do ano, não precisa esperar flores apenas por alguns dias. Basta cuidar bem dela.

Begônia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
jardim vertical ideias
Ideias para montar um jardim vertical
lírio-da-paz
Como cuidar do lírio-da-paz