em

Como cuidar de girassol

Coloque mais cor no seu jardim com essa linda flor. Veja os cuidados que deve ter para mantê-la sempre bonita
cuidar de girassol
Crédito: Pixabay

Quem já teve a oportunidade de passar por um campo de girassóis, não esquece aquela linda visão das grandes flores amarelas, todas apontando na direção do sol. Se você admira essa flor imponente e gostaria de cultivar algumas mudas no seu jardim, veja agora algumas dicas importantes de como cuidar de girassol.

Veja também: como plantar girassol em casa

Aqui você encontra:

7 Dicas para cuidar de girassol

O girassol está na lista das plantas que atraem energias positivas, e é fácil entender a razão. Para quem acredita no poder das plantas sobre os sentimentos humanos, vai obter dos girassóis uma sensação de paz de espírito e também vai atrair a boa sorte e a harmonia para dentro do lar. Mas para isso, precisa saber como cuidar de girassol, mantendo-o sempre saudável.

Veja também: benefícios da semente de girassol

1. Plante onde pega sol

Você já deve imaginar que o girassol necessita pegar sol direto, então na hora de plantar, escolha deixar as mudas em um local que pegue bastante sol, pelo menos 4 horas por dia, e evite deixar a planta ao ar livre nas épocas de chuvas.

2. Podas regulares

Depois de fazer o plantio das suas mudas de girassol e começar a vê-las crescer, deve ficar de olho nas novas mudas mais fracas e doentes. Essas devem ser podadas para não interferirem na absorção de nutrientes da muda mais forte, a principal. Use uma tesoura de podas para essa tarefa.

3. Transplante de vaso

Se você fizer o plantio em um vaso, precisa observar o momento em que a planta precisa ser transferida para um vaso maior. O girassol atinge uma altura de até 3 metros, mas se preferir, escolha mudas de tamanho mini, pois essas vão crescer até 1 metro. Escolher a muda correta é importante para que consiga cultivá-la no espaço adequado, mantendo-a sempre sadia.

4. Regas

A rega do girassol deve ser feita de modo em que a terra esteja sempre úmida, mas nunca encharcada. As regas devem ser regulares durante o desenvolvimento da muda. Quando estiver adulta, a planta não vai precisar de tantas regas.

5. Estacas

O girassol é uma planta de caule fino e flor pesada, então pode acontecer de ele entortar durante o crescimento. Para evitar que isso aconteça, coloque uma estaca de madeira na terra, ao lado da planta, e amarre com cuidado, usando um barbante em volta do caule e da estaca. Assim a planta vai crescer sem entortar.

6. Temperatura

A melhor temperatura para cuidar de girassol durante o desenvolvimento da planta é entre 18ºC e 30ºC. Então, prefira fazer o plantio em uma época que esteja mais quente, também evitando que ventos e chuvas fortes atinjam a planta diretamente.

7. Fertilizantes

A terra ideal para o girassol precisa ser bem fértil, rica em matéria orgânica, porém equilibrada, com liberação lenta de nutrientes ou uma opção rica em nitrogênio. Uma boa opção é o húmus de minhoca, pois mesmo que você acabe colocando um pouco mais do que o recomendado, ele não vai intoxicar a planta.

Confira no vídeo mais alguns detalhes interessantes sobre como cuidar de girassol:

plantas que não precisam de sol
10 Plantas que não precisam de sol
plantas que atraem dinheiro
7 Plantas que atraem dinheiro