motivos para amar e odiar jiboia
Crédito: Wikimedia Commons
em

5 Motivos para amar e 1 para odiar a jiboia

Essa linda planta ornamental é bem fácil de cultivar na terra ou na água, mas tem um porém. Veja qual é

O nome científico da jiboia é Epipremnum pinnatum, e ela é nativa das Ilhas Salomão, na Oceania. É uma plantinha bastante comum. Suas folhas possuem um tom de verde mais claro mesclado com partes amareladinhas, muito bonitas, e têm formato de coração. Se você está pensando em cultivá-la, veja agora motivos para amar e para odiar a jiboia.

Motivos para amar a jiboia

Crédito: Plantei

O nome jiboia é um apelido porque quando essa planta é cultivada na mata, ela se enrola nas árvores, como a cobra. É muito fácil amar a jiboia, e você vai ver por que agora.

1. Fácil cultivo

Todo mundo gosta de plantas fáceis de cultivar, em especial quando se tem muitas ou quando se tem uma rotina bem atribulada e não sobra muito tempo para dar atenção às plantas.

No caso da jiboia, o cultivo é simples porque ela é uma planta que se desenvolve bem em ambientes internos, sem precisar ficar mudando de lugar para tomar sol. Também porque ela tolera sol, sombra ou meia sobra.

As regas são simples, moderadas, sempre que a terra estiver mais seca. Só devem ser mais frequentes se a planta estiver sendo cultivada no sol.

Adubação a cada 2 ou 3 meses é o bastante, com NKP 10-10-10 ou húmus de minhoca, pois a jiboia também não é muito exigente nesse quesito.

2. Purificadora do ar

Outro grande motivo para amar a jiboia é que ela ajuda a purificar e renovar o ar da casa, absorvendo poluentes e devolvendo oxigênio mais puro.

3. Planta decorativa

Por ser uma herbácea, meio trepadeira, a jiboia é uma linda planta para decorar a casa, colocando-a em um lugar mais alto, pois ela vai ficar pendurada e se espalhar pelo móvel ou pela parede.

4. Formato adaptável

Se você cultivar a planta em vasos, suas folhas vão ficar em um tamanho médio. Se quiser que sejam pendentes, as folhas vão ficar bem pequenas. Se deixá-las perto das árvores no jardim, ao chegar nas copas, as folhas podem triplicar de tamanho. Além disso, existem as jiboias de folhas totalmente verdes, e as com folhas variegatas, de duas cores, para escolher.

5. Pode cultivar na água

Além de todo esses motivos já mencionados para desejar ter algumas jiboias na sua casa, tem ainda a facilidade de poder cultivá-la na água. Apenas tome cuidado com a dengue, então prefira preencher um vasinho com argila expandida e depois colocar água.

Escolha um ramo com raízes (que crescem no caule) e coloque nessa água. A cada 2 ou 3 meses, borrife um pouco de adubo líquido e pronto.

Motivo para odiar a jiboia

Crédito: Minhas Plantas

Como é que pode existir um motivo para odiar essa linda plantinha? Bem, infelizmente existe sim.

Planta tóxica

A jiboia precisa ser mantida longe do alcance de crianças e animais de estimação. Se for ingerida, pode causar efeito colaterais, pois ela possui uma toxicidade considerada perigosa. Mas, se tomar o cuidado de mantê-la em um local seguro, não terá com o que se preocupar.

Veja também: Ideias de vasos e cachepôs criativos e baratos para suas plantas

massa de bolo para rechear

Receitas fáceis de massa de bolo para rechear

tratamento para melasma da atriz alexandra martins

Antes e depois do tratamento para melasma de Alexandra Martins