em

Como plantar cebola em casa

Veja o método para plantar tanto as cebolas de cabeça, em vaso, quanto as cebolinhas verdes, em garrafa PET
como plantar cebola
Crédito: Pixabay

A cebola é um ingrediente básico em qualquer cozinha. Boa parte das receitas salgadas começa com uma cebola refogada ou cebola caramelizada. Além do uso culinário, ela também é um remédio natural para diversas enfermidades. Então, já que ela está sempre na cozinha, por que não cultivá-la? Aprenda a plantar cebola em casa e tê-la sempre fresca para oferecer à família.

Plantar cebola na água

plantar cebola água
Crédito: Quintal Hidropónico

Como a cebola cresce embaixo da terra, não há como cultivá-la na água. Porém, um importante passo para que ela cresça saudável é deixá-la por um tempo com suas raízes submersas.

Para iniciar o crescimento das suas raízes, corte a cebola ao meio, deixando a parte das raízes intactas. Consiga um copo ou qualquer vasilhame em que caiba um pouco de água, só para cobrir o fundo do vegetal. É importante não cobri-lo todo, para que não apodreça.

Em cerca de uma semana, sua cebola já estará com algumas folhas e a raiz crescida e, assim, poderá ir à terra.

Plantar cebola no vaso

como plantar cebola vaso
Crédito: Horta em Vasos do Ricardo

Depois de germiná-la, é hora de aprende a passá-la para o vaso, que é bem simples. Assim você pode fazer o cultivo até mesmo se mora em apartamento.

Escolha um vaso médio ou grande e coloque dentro dele um fundo para drenagem do solo com uma camada de pedrisco tipo brita ou bolinhas de argila expandida. Por cima, uma camada de areia de construção. Por cima da areia, uma mistura de 50% de terra, 40% de adubo e 10% de areia.

Feita essa mistura e colocada no vaso, abra uma covinha não muito funda e coloque sua cebola brotada, deixando os brotos para fora e tampando a base. Regue para que a terra fique úmida e vá mantendo assim pelos próximos meses. Deixe o vaso pegar sol algumas horas por dia, sem excesso.

Plantar cebola em garrafa PET

como plantar cebola pet
Crédito: Artesanato e Reciclagem Passo a Passo

Outro método interessante para plantar cebola é na garrafa pet. Em vez de comprar um vaso, aproveite para reutilizar o plástico e desenvolver práticas sustentáveis na sua casa.

Para esse tipo de plantio, você não precisa fazer a etapa da geminação na água, pois vai usar cebolas de tamanho menor, inteiras. A ideia é plantar cebolas pequenas para colher cebolinhas, que são as folhas verdes. Vai usar a mesma mistura de terra e base de drenagem do solo.

O ideal é que você use uma garrafa pet maior, de 5 litros, para que a cebola tenha mais espaço para vingar. Então, lave bem a garrafa e depois, com uma canetinha e um estilete, marque e recorte janelinhas quadradas de 2 x 2 centímetros de forma aleatória pela garrafa. Em uma garrafa de 5 litros pode fazer entre 10 a 15 janelas.

Esse tamanho é para que caibam as cebolinhas pequenas em cada janelinha. Não recorte totalmente, apenas as laterais e a parte superior de cada janelinha, deixando a parte inferior, como uma portinha.

Recorte a parte do gargalo também, que vai servir como um funil para que a água da rega chegue até o fundo da garrafa. Reserve esse funil.

Feitas as janelinhas, por essas aberturas coloque primeiro a camada de brita ou argila expandida. Depois uma camada fina de areia e então a terra já misturada, até o gargalo.

Depois, em cada janelinha, vá enterrando uma cebolinha. Empurre para que cada cebola fique com a metade dentro da terra e a outra metade para fora da janelinha. O lado da raiz vai para dentro e a ponta fica para fora. Dica importante: corte a ponta da cebola para que facilite a saída das folhas.

Coloque então a parte superior do funil no topo da garrafa, empurrando para fazer uma covinha na terra, e deixe esse funil encaixado. Coloque água através dele para fazer a rega. Mantenha sua garrafa no sol e com a terra úmida. Em cerca de 30 dias você já vai ver as folhas grandes e já poderá colher para consumir, cortando na base para que continuem crescendo.

Como e quando colher a cebola em vaso

Cada pedaço de cebola plantado em vaso rende em média 3 a 4 cebolas, então mesmo que leve alguns meses, é uma boa opção de cultivo para ter em casa. Você vai saber quando já pode fazer a colheita quando as folhas da cebola começarem a amarelar e a dobrar, como se estivessem murchando. Pode levar cerca de 5 ou 6 meses, dependendo do clima.

Antes de tirar totalmente a cebola debaixo da terra, apenas puxe levemente pelas folhas e deixe a cebola tombada sobre o solo por 24 horas. Quando o topo das cebolas estiverem de cor marrom, poderá colhê-las. Retire-as da terra e corte os rebentos verdes uns 2 centímetros acima do bulbo, que é a cebola em si. Deixe-a secar alguns dias antes do consumo.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

como saber se estou ovulando
Como saber se estou ovulando?
banana
20 Benefícios da banana para a saúde