em

Plantar beterraba em casa – Passo a passo e dicas de cultivo

Cultive o seu próprio alimento em casa e tenha uma saúde muito melhor! Confira o que precisa para fazer isso.
plantar beterraba
Designed by Freepik

Ter uma horta em casa traz muitos benefícios para a saúde, a começar pela saúde mental, por conta do exercício terapêutico que é plantar e cuidar dos alimentos que se come. Então aprenda agora a como plantar beterraba e usufruir de todos os benefícios desse vegetal.

A beterraba é muito importante para a saúde, porque ela fornece uma imensa variedade de nutrientes essenciais para o funcionamento de todos os sistemas do corpo. Em especial, por sua alta quantidade de ferro, ajuda na produção de sangue e na distribuição de oxigênio para o corpo.

Se puder consumir a beterraba livre dos agrotóxicos, os nutrientes serão absorvidos pelo seu organismo com muito mais qualidade, então, veja como plantar e cultivar para comer seu alimento orgânico, mais gostoso e cheio de saúde.

Plantar beterraba passo a passo

Para fazer uma boa colheita de beterrabas na sua horta, veja as recomendações sobre o clima, a luminosidade, o solo, a irrigação, o plantio e cuidados com essa planta até a hora de colher.

Clima

A beterraba gosta de clima não muito quente: entre 10 e 24 graus. Alguns tipos se desenvolvem bem em clima mais quente, mas a maioria suporta épocas muito frias, inclusive com geada.

Então quando for comprar uma muda, procure saber qual é o tipo que vai crescer melhor no clima em que você vive.

Luminosidade

Para ter beterrabas mais saudáveis, plante-as em um local que bata Sol direto algumas horas por dia.

Solo

O solo ideal para plantar beterraba precisa ser bem drenado, leve, profundo, fértil, sem pedras, com muita matéria orgânica e pH entre 6 e 7,5. O boro é um dos elementos principais para o desenvolvimento da planta, então lembre-se dele na hora de comprar o adubo.

Irrigação

A irrigação que a beterraba gosta deve ser suficiente para manter o solo úmido. Não deixe ficar seco, nem molhado demais, ou ela poderá morrer.

Plantio

Quando você compra uma muda de beterraba, vai plantar o que se chama de glomérulos, onde ficam algumas sementes.

Quando as plantas atingem cerca de dez centímetros de altura pode ser necessário retirar o excesso de plantas.

Na terra preparada com fertilizante, faça covinhas com 1 centímetro de profundidade, no local permanente em que ficarão. Deixe cerca de 5 a 10 centímetros entre uma muda e outra. Coloque-as dentro de suas covinhas e tampe com terra em volta. Regue com um pouco de água.

Cuidados

Observe a plantação diariamente para arrancar outras plantas que estejam crescendo em volta da muda de beterraba. Se notar raízes expostas acima do solo, cubra-as para não ficarem secas.

Colheita

Depois de 60 ou 90 dias da semeadura você pode fazer sua colheita. Não deixe passar disso ou a textura da beterraba será afetada. Se você plantar o tipo de beterraba-açucareira vai levar de 4 a 6 meses para a colheita.

Dica: Consuma as folhas da beterraba

Além da beterraba em si, suas folhas também possuem os mesmo nutrientes, ainda mais vitaminas e são comestíveis. Veja como aproveitá-las em uma torta salgada muito fácil de fazer:

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

sopa de beterraba
4 Receitas de sopa de beterraba saudáveis e deliciosas
purificador de água
Purificador de água: Para que serve e como construir um em casa