Aspargo samambaia
Crédito: Notícias de Jardim
em

Aspargo samambaia: aprenda a cuidar dessa linda planta

Ela é delicada, frondosa, pode ser cultivada como arbusto, trepadeira ou pendente

Publicidade

O nome científico do aspargo samambaia é Asparagus setaceus, e essa planta é nativa da África. Tem esse nome popular de samambaia porque suas folhagens muito delicadas se parecem mesmo com uma samambaia.

Essa planta é trepadeira e também arbustiva, então pode se comportar dessas duas formas, dependendo de onde é plantada e como é conduzida. Suas folhas leves, delicadas e plumosas promovem um lindo visual onde estão plantadas.

Veja também: Dicas de cultivo do aspargo alfinete

Regas do aspargo samambaia

Crédito: Vida no Jardim

As regas dessa planta devem ser regulares, mas sem excesso. Se ela estiver no jardim, vai se virar sozinha depois de adulta, absorvendo apenas a água das chuvas.

Publicidade

Luminosidade

Essa é uma planta de meia sombra, ou seja, ela gosta de sol, mas não o dia inteiro. O ideal é colocá-la onde pode absorver luz direta do sol em algumas horas do dia. Se deixá-la totalmente na sombra, suas folhas vão amarelar.

Terra para plantio

Quando for escolher um vaso ou canteiro para o seu aspargo samambaia, opte por uma terra fértil, drenável e enriquecida com matéria orgânica.

Clima ideal

Embora seja uma planta africana, o que faz a gente pensar que ela gosta de muito calor, o aspargo samambaia se adapta bem ao frio subtropical. É uma planta delicada nas folhas, mas com uma estrutura bem forte para suportar o inverno com temperaturas bem baixas. Por períodos curtos, ela suporta estiagem e encharcamentos.

Publicidade

Podas do aspargo samambaia

É preciso tomar cuidado na hora de manusear e podar a planta, pois ela desenvolve espinhos como os das rosas em seus caules adultos.

Não deixe acumular uma poda, pois fica cada vez mais difícil de fazer, já que a planta cresce bastante, podendo atingir 3 metros, e cresce bem rápido também.

A poda pode ser de limpeza ou de condução para o que aspargo samambaia ocupe apenas o espaço que você deseja.

Publicidade

A planta enraíza muito, então, uma vez ao ano é recomendado fazer o replantio, seja em vaso ou no canteiro, aproveitando para remover folhas e galhos secos, e as raízes excessivas.

Reprodução

Para fazer mudas do aspargo samambaia, você nem precisa de muito esforço. Quando os frutos caírem na terra, vão brotar espontaneamente e com facilidade.

Mas, também pode fazer novas mudas com a divisão de touceiras, o que é bom fazer quando for replantar, pois já aproveita para separar a planta em mais partes (com raiz e tudo) e replantar cada parte em um vaso ou canteiro diferente.

Publicidade

Veja também: Jiboia-prateada: uma planta linda e fácil de cuidar

Unhas com flores

Unhas com flores: 27 modelos lindos e delicados para inspirar

Covid na África

Covid na África: as teorias para a “baixa” mortalidade