em

AmeiAmei

8 Alimentos bons para gastrite

Quer melhorar a alimentação e diminuir o desconforto no estômago? Veja como
alimentos bons para gastrite
Crédito: Freepik

Sentir dor no estômago é horrível. Quem sente sabe o quanto esse desconforto pode atrapalhar o dia a dia. Uma das causas desse mal é a gastrite, um processo inflamatório na parede estomacal causado pela Helicobacter Pylori. Para diminuir esse problema, saiba que existem alimentos bons para gastrite.

Essa bactéria é encontrada em comidas cruas que, quando consumidas contaminadas, permitem sua entrada, atacando diretamente o estômago.

O uso de algumas medicações e até mesmo o estresse podem ajudar a enfraquecer esse revestimento estomacal, o deixando mais propenso à gastrite.

Alguns dos seus sintomas são a indigestão, azia, enjoo, vômito, dor de estômago e falta de apetite. Se você sofre com isso, é importante saber que existem alimentos bons para gastrite e outros que a pioram.

8 Alimentos para bons para gastrite

1. Hortelã

Ela possui diversos benefícios: alto poder de acabar com inflamações, minerais e vitaminas, atua no combate de vermes, bactérias e ainda serve para tirar a dor e ajudar a adormecer.

Ele ainda restabelece o revestimento estomacal. O chá pode ser consumido de tarde e de noite, antes do almoço, lanches ou jantar.

2. Mamão

Auxilia no bom funcionamento do intestino e regula a acidez estomacal, amenizando as dores. É uma excelente e deliciosa sugestão para o café da manhã.

3. Biomassa de banana verde

Muito conhecida por quem é adepto da alimentação saudável e fitness, a biomassa da banana verde tem um amido que ajuda o intestino a funcionar.

Dessa maneira, as bactérias do bem, conhecidas como lactobacilos, conseguem trabalhar perfeitamente curando a camada protetora do estômago.

4. Alecrim

Ao reduzir a acidez estomacal, ele diminui a flatulência e má digestão. Tome o chá de alecrim 30 minutos antes de almoçar e também antes de jantar.

5. Alho

alimentos bons para gastrite alho
Crédito: Pxhere

O alho é um excelente remédio para problemas do trato gastrointestinal, sendo um anti-inflamatório natural, além de poderoso antibiótico, agindo contra a ação da H. Pylori.

Além desses alimentos específicos, é importante que você busque alimentos dos seguintes grupos:

6. Antioxidantes

Os antioxidantes combatem os radicais livres e ajudam a curar inflamações, melhorando assim os sintomas de problemas digestivos.

Os mais comuns, encontrados em alimentos, são a vitamina C e os flavonoides, sendo facilmente encontrados em frutas cítricas e naquelas que tem o tom vermelho a roxo, como as uvas e berries.

São bastante encontrados também na cebola, abóbora, folhas verdes escuras, gengibre, maçãs e muitos outros.

7. Probióticos

Os probióticos podem ajudar no processo de cura da gastrite, a partir do momento em que estimulam a multiplicação das bactérias boas do intestino e do estômago, que irão ajudar a recompor sua parede.

Para tanto, recomenda-se ingerir kefir, iogurtes e outros fermentados, reduzindo assim a inflamação e aliviando os sintomas da gastrite.

8. Fibras

Uma alimentação com a quantidade adequada de fibras pode reduzir em 60% as chances de desenvolver úlceras estomacais.

Você pode encontrar fibras em alimentos integrais, nozes, legumes, frutas, aveia, linhaça e em muitos outros alimentos.

Você não deve dar atenção somente aos alimentos bons para gastrite. Fique em alerta para o consumo de outros que podem prejudicar o processo de cura.

Alimentos a evitar

Para combater a gastrite, evite consumir bebidas que contenham álcool, embutidos, pimenta, alimentos ácidos, café, frutas cítricas e doces.

Além disso, busque fazer pequenas e constantes refeições, comendo um pouquinho, várias vezes ao dia.

Antes de ir para a cama, à noite, evite alimentos pesados ou difíceis de processar, optando por um chá ou uma fruta leve.

Beba muita água para ajudar no processo digestivo e também no alívio dos sintomas, podendo ser cerca de 2 litros por dia. Sucos verdes, feitos com os alimentos acima também são excelentes no processo de cura.

Elimine de vez o uso do cigarro e de bebidas alcoólicas, pois são fatores de risco para quem tem tendência a problemas estomacais severos.

Procure fazer coisas que aliviem o estresse do dia a dia, como começar a praticar um esporte, fazer yoga, dançar, aprender a fotografar, estudar uma nova arte, artesanato… São muitas as opções para além dos alimentos bons para gastrite.

Cuidando da saúde do corpo e da mente, as chances de que uma úlcera se desenvolva serão reduzidas. Pense nisso e veja como você pode mudar a sua vida, ainda hoje!

Para saber também sobre gastrite nervosa, assista ao vídeo:

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
cachorro que foi deixado para morrer de fome
É resgatado o cachorro que foi deixado para morrer de fome
alimentos bons para a pele
13 Alimentos bons para a pele