em

AmeiAmei Meu Deus!Meu Deus!

Benefícios do mamão para a saúde

Confira quais são as vantagens que o consumo dessa fruta pode trazer para o seu dia a dia
mamão
Crédito: Unsplash

Fruta típica da zona tropical, o mamão é um alimento muito gostoso e nutritivo, sendo muito útil para quem deseja manter uma alimentação balanceada e bastante benéfica para o bom funcionamento do organismo. Veja quais são os benefícios que seu consumo pode trazer para o seu corpo e bem-estar.

Tipos

Por incrível que pareça, existe mais de um tipo dessa fruta disponível para consumo. Isso facilita a escolha do consumidor para que se pegue a variedade que mais se adapte à rotina e às necessidades.

Existem alguns tipos que são menos conhecidos pela população, mas que podem estar presentes nas prateleiras.

  • Mamão-da-baía: possui formato alongado, lembrando uma grande pera;
  • Mamão-da-Índia: possui diversas saliências no sentido longitudinal;
  • Macho: é fino e comprido, sendo também conhecido como mamão-corda;
  • Fêmea: é bem maior que o convencional e possui uma forma arredondada.

Benefícios

mamão benefícios
Crédito: Unsplash

Ele possui importantes benefícios para o organismo, sendo um alimento muito importante para a saúde da pessoa, se consumido diariamente. Confira abaixo quais são esses benefícios e surpreenda-se como essa fruta pode contribuir na saúde do seu corpo e no bem-estar.

1. Ajuda a prevenir o câncer

A fruta pode ajudar a prevenir diversos tipos de câncer, sendo rico em antioxidantes, fitonutrientes e flavonoides que previnem as células de sofrer danos pela ação dos radicais livres. Isso faz com que se diminuam as chances de ocorrer um tumor maligno no organismo, combatendo a degeneração das células.

Além disso, as fibras presentes nele também são capazes de se ligar às toxinas causadoras de câncer no cólon e a mantê-las longe das células saudáveis. Somado a isso, o ácido fólico e a vitamina C também possuem tal capacidade, o que faz dele um excelente alimento para evitar a ocorrência de câncer no intestino.

Para os homens, ele também é importante, pois ele pode reduzir significativamente o risco de câncer de próstata. Isso porque essa fruta é rica em licopeno, nutriente muito importante para a prevenção desse tipo de câncer.

2. Previne a degeneração macular

Por ser rico em betacaroteno, antioxidante fundamental para a saúde ocular, ele possui um incrível potencial de prevenção da degeneração macular, preservando as células do olho por mais tempo e preservando-as dos desgastes gerados pelo tempo.

3. Protege o coração

Por essa fruta ser uma excelente fonte de antioxidantes, vitamina C e vitamina A, ela protege o coração de diversos problemas que possam ocorrer, inclusive de acidentes relacionados ao entupimento de artérias.

Esses nutrientes ajudam a evitar que o colesterol se acumule nas paredes dos vasos sanguíneos, formando placas perigosas que podem causar ataques cardíacos ou derrames.

4. Rejuvenesce a pele

Por ser bastante rico em antioxidantes,ele é muito bom para a proteção da pele contra o envelhecimento, combatendo os radicais livres que desgastam as células epiteliais. Por conta disso, seu consumo diário é bastante recomendado para quem quer possuir uma derme macia e viçosa.

Propriedades nutricionais

Rico em diversos nutrientes, é um alimento muito forte para complementar alguma dieta sem a perda de propriedades vitais. Confira abaixo as propriedades nutricionais dessa fruta:

  • Fibra;
  • Proteína;
  • Vitamina A;
  • Vitamina E;
  • Carboidrato.

Mamão engorda?

Ele não engorda! Na realidade, essa fruta possui um efeito contrário, auxiliando no emagrecimento. Isso porque ele é rico em fibras, sendo um poderoso alimento para auxiliar o emagrecimento, pois gera uma sensação de saciedade e elimina o excesso de impurezas através das fezes.

Por isso, a ingestão dessa fruta é muito útil para ajudar quem está em dieta, sendo um bom complemento para pessoas que tentam manter uma alimentação balanceada e uma boa sequência de exercícios físicos.

Como consumir

mamão como consumir
Crédito: Unsplash

Para consumi-lo, é importante que o lave bem, eliminando os resíduos e pesticidas que possam estar presentes em sua superfície. É essencial que se retire a casca dessa fruta, pois ela é amarga e não deve ser consumida crua.

Depois disso, descasque-o com uma faca e corte a polpa em duas metades, retirando as sementes e a camada fina que fica colada na polpa.

Veja as melhores receitas de vitamina de mamão.

Contraindicações

Seu consumo não é recomendado para gestantes, principalmente se ele não estiver maduro. Além disso, suas sementes, se ingeridas em excesso, podem gerar infertilidade.

Essa fruta também não é recomendável para quem possui hipoglicemia, pois ela diminui bastante os níveis de açúcar presentes no sangue.

Receita de doce de mamão

Ingredientes

Mamão verde: 1 unidade média;
Bicarbonato ou fermento químico: 1 colher (sopa);
Açúcar: ½ kg;
Canela em pau: 6 pedaços ou a gosto;
Cravo: 10 unidades.

Modo de preparo

  1. Descasque a fruta e corte-a em cubinhos médios e lave-a bem;
  2. Coloque-o em uma vasilha e cubra-o com água;
  3. Misture o bicarbonato e deixe descansar por 3 horas;
  4. Escorra e lave bem;
  5. Em uma panela grossa, coloque todos os ingredientes e cubra com água;
  6. Deixe ferver até estar cozido; Não precisa ficar mexendo enquanto espera;
  7. Se achar necessário, coloque mais água. Deixe uma boa quantidade de calda;
  8. Depois de pronto coloque em um vidro e conserve na geladeira.

Quer mais uma receita com essa fruta? Veja esse bolo do vídeo!

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

2 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

chia faz mal
Chia faz mal?
gelo de chá verde
Como fazer tratamento com gelo de chá verde