yoga ou pilates
Crédito: Pixabay
em

Yoga ou pilates: qual o melhor?

Veja as diferenças entre essas duas práticas antes de decidir qual praticar.

Com uma rotina tão agitada e estressante, cada vez mais as pessoas buscam formas de equilibrar o corpo e a mente para terem mais qualidade de vida. A ideia é poder não abusar de remédios, manter o corpo em forma, a mente tranquila e conseguir lidar com os problemas do dia a dia. Para promover todos esses benefícios, existem dois métodos que estão muito populares, o pilates e a yoga. Mas pelo fato de possuírem semelhanças, fica a dúvida: yoga ou pilates: qual o melhor?

Bem, para decidir qual das duas práticas escolher, o ideal é conhecer um pouco melhor cada uma delas. Por isso, você vai ver a seguir o que é yoga, o que é pilates, quais os benefícios de cada uma e para quem são recomendados.

Sobre yoga

sobre a yoga
Crédito: Freepik

A palavra yoga, no seu sentido literal, quer dizer atar, unir, juntar o físico e o mental para unificar o ser. É uma prática milenar, iniciada na Índia, com diferentes histórias sobre a sua criação. O fato é que ela veio se desenvolvendo com o tempo, ampliando seus horizontes, e hoje é muito popular no mundo inteiro.

O que é yoga?

o que é yoga?
Crédito: Freepik

A melhor forma de definir yoga seria como um estilo de vida. Essa prática, consiste em sequências de exercícios de alongamento, respiração e meditação, com o objetivo de equilibrar o corpo e a mente. Através dos movimentos realizados, e sua prática frequente, tem o poder de desenvolver corpo, mente e espírito. É um despertar de consciência que vai muito além do exercício físico.

Quais os benefícios?

beneficios da yoga
Crédito: Freepik

Justamente por ser considerada uma prática sagrada, transformadora de vidas, para quem abraça esse estilo de viver, a yoga traz todos os benefícios possíveis. Então, você até pode praticar como uma atividade física, uma ou algumas vezes por semana, e vai obter benefícios. Entretanto, a resposta da prática seria mais intensa e completa se você a vivesse diariamente.

Mesmo assim, entre os benefícios que todos os praticantes de yoga recebem, estão:

  • Controle do estresse e da ansiedade;
  • Alívio de dores no corpo, interna e externamente, desde órgãos a ossos;
  • Aumento do equilíbrio físico e mental;
  • Favorece o emagrecimento;
  • Aumento do bem-estar geral;
  • Melhora o condicionamento físico, ou seja, a força muscular, a flexibilidade e a atividade cardiorrespiratória;
  • Melhora a qualidade do sono.

Indicado para quem?

que pessoas podem fazer yoga
Crédito: Freepik

Yoga é uma prática recomendada para todas as pessoas, em qualquer condição física e em todas as idades. Crianças, adultos, idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais são beneficiados com essa prática.

É especialmente recomendada, no caso de algum tratamento, para quem sofre com depressão, ansiedade, transtornos do sono, artrites, esclerose múltipla e doenças crônicas.

Porém, vale lembrar que a prática da yoga precisa ser iniciada com orientação de um professor, que ajude a fazer as posições, a ensinar as técnicas e sequências, pois um movimento errado poderia machucar.

Sobre pilates

sobre o pilates
Crédito: MAD Lifestyle

O pilates é diferente da yoga logo no princípio, pois é uma prática muito mais recente. Porém, foi criado tendo a yoga como uma de suas referências. A prática tem esse nome porque foi desenvolvida por um alemão chamado Joseph Pilates, na década de 20. Somente depois da sua morte a técnica ganhou esse nome. Antes, ele a chamava de contrologia.

O que é pilates?

o que é o pilates
Crédito: Freepik

O pilates tem objetivos parecidos com a yoga. Também trabalha o equilíbrio, a postura, a força, o alongamento e a concentração. Porém é caracterizado por exercícios diferentes, que podem ser feitos no solo ou em aparelhos específicos criados por Joseph Pilates.

De acordo com seu criador, o pilates consiste em mais de 500 tipos de exercícios com os princípios básicos de promover a respiração, a fluidez, a concentração, o controle, o centro de força do corpo e a precisão.

Quais os benefícios?

beneficios do pilates
Crédito: Pilates e Barré

Por não se tratar exatamente de um estilo de vida, tal como é a yoga, o pilates ainda tem mais recomendações médicas e terapêuticas. As pessoas são se sentem tão “obrigadas” a viver o pilates no dia a dia, então buscam por essa prática com diferentes objetivos, como se fosse uma fisioterapia. Ele ajuda das seguintes formas:

  • Promove a reabilitação de cirurgias e acidentes;
  • Fortalece e tonifica os músculos e tecidos;
  • Corrige a postura;
  • Melhora problemas de saúde provenientes do desequilíbrio da postura e entre o corpo e a mente;
  • Contribui com o emagrecimento;
  • Melhora o condicionamento cardiorrespiratório, inclusive tratando doenças respiratórias;
  • Aumenta a flexibilidade do corpo.

Indicado para quem?

recomendação para fazer pilates
Crédito: Freepik

As indicações do pilates são as mesmas da yoga. Todas as pessoas podem praticar, não importando sua condição física.

Porém, ainda mais do que a yoga, necessita de um tutor para a prática dos movimentos corretos, especialmente porque não é tão simples ter um dos aparelhos de pilates em casa, pois é quase como ter uma academia.

As sequências e recomendações de exercícios variam conforme a necessidade de cada pessoa, por isso é necessário o suporte de um profissional para praticar. As principais recomendações são para quem sofre com artrites, incontinência urinária, problemas respiratórios, fraqueza muscular, problemas de coluna e lesões.

Yoga ou pilates: qual escolher?

escolher yoga ou pilates
Crédito: Blog Pilates

Agora que você já conhece um pouco mais sobre cada prática, talvez tenha fica com ainda mais dúvida entre escolher yoga ou pilates. Então, a verdade é que a decisão vai depender exclusivamente do que você experimentar e mais gostar.

Aliás, o ideal mesmo seria praticar as duas coisas e obter todos os benefícios no seu dia a dia. Não existem um melhor que o outro, e sim, aquele que vai fazer você se sentir mais à vontade para praticar.

Ambos necessitam da sua paciência e dedicação, pois os resultados levam um tempo para surgir. Afinal, vão promover uma verdadeira transformação no seu corpo, de dentro para fora.

Mas para que tenha um ponto de diferença mais definido que possa ajudar na sua decisão, a yoga vai ser uma prática um pouco mais voltada para o desenvolvimento do seu lado espiritual e da prática da meditação, enquanto o pilates está mais focado nos exercícios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

ideias decoração de festa infantil

30 Ideias de decoração de festa infantil

melhor agachamento

Tipos e como fazer agachamento