em

Babosa: 20 benefícios para a saúde, pele e cabelos

Aprenda a utilizar a Aloe Vera a seu favor com essas receitas caseiras
babosa
Crédito: PxHere

É bem provável que você conheça a planta Aloe Vera, pelo nome de babosa. Esse nome é associado ao seu interior gelatinoso – que parece uma baba – muito utilizada na medicina natural devido aos seus componentes:

  • 20 Minerais (incluindo Cálcio, Magnésio, Sódio, Potássio e Zinco);
  • 12 Vitaminas (incluindo: A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13);
  • 18 Aminoácidos;
  • 200 componentes vegetais (fito nutrientes);
  • Terpenos (reduz açúcar no sangue);
  • Polissacarídeos;
  • Gliconutrientes e Glicoproteinas;
  • Enzimas
  • Água.

Os benefícios da babosa

babosa
Crédito: Our Everyday Life

A babosa é uma poderosa planta e seus componentes permitem diversos efeitos positivos e pode ser utilizada como hidratanete de pele e dos cabelos; como remédio natural anti-infalmatório e cicatrizante; ajuda a eliminar celulite e retardar o envelhecimento; além de auxiliar em tratamentos diversos:

1. Hidratar a pele

Conhecida no mercado de cosméticos como Aloe Vera, ela tem alto poder de hidratação.
Por ser rica em vitaminas A, B, C e E, além de minerais essenciais, devolve a saúde da pele, mantendo-a hidratada por mais tempo.

2. Tratar as acne

Por ter ação anti-inflamatória, ela ajuda a tratar a pele com acne, secando e cicatrizando mais rápido. Essas propriedades ajudam a reduzir e em alguns casos evitar o surgimento de espinhas internas, deixando a pele mais saudável.

3. Reduzir a celulite

Celulite é a inflamação das células, que pode ser amenizada com o uso do cataplasma de babosa. Para potencializar os efeitos, prefira o consumo de alimentos anti-inflamatórios, para uma dieta equilibrada e saudável, assim como praticar exercícios físicos.

4. Reduzir a prisão de ventre

A babosa tem propriedades laxativas, ajudando a eliminar o bolo fecal com mais facilidade e a recuperar a flora intestinal. Ou sejam faz com que o intestino volte a funcionar, naturalmente.

Para combater os problemas de prisão de ventre e relacionados, basta ingerir 2 colheres do gel de babosa por dia (ou transformá-lo em suco), por no máximo 15 dias consecutivos. Enquanto isso, mudanças na alimentação e estilo de vida são necessárias, para fazer com que seu corpo não fique dependente desta planta para funcionar bem.

5. Tratar as queimaduras

plantar babosa
Crédito: Nô Figueiredo

Não apenas pela sua capacidade hidratante e anti-inflamatória, a babosa é também um excelente cicatrizante. Mas lembre-se, apenas para queimaduras leves, dependendo do grau e o tamanho da exposição, deve-se ir ao hospital imediatamente.

6. Melhorar a saúde bucal

Ela ajuda a tratar gengivite, reduzindo rapidamente a inflamação e o sangramento, além de desinchar e aliviar a dor provocada. Ajuda ainda a proteger o esmalte dos dentes, reduz a sensibilidade e evita a formação de cáries.

7. Proteger o cabelo

Utilizar a babosa no cabelo semanalmente ajuda a proteger os fios, fechando a cutícula, dando mais força. Isso faz com que ele não sofra tanto com as agressões do meio externo (como por exemplo o sol), mantendo seus nutrientes por mais tempo.

8. Combater a queda de cabelo

A nutrição proporcionada pelo gel da planta, ao entrar em contato com os fios e o couro cabeludo, ajuda a melhorar a saúde capilar e consequentemente, reduz a queda de cabelo.Também combate o excesso de oleosidade, uma das principais razões desse problema, além de recuperar danos químicos.

9. Eliminar a caspa

Por ter propriedades antifúngicas, ela ajuda a eliminar a caspa, fazendo uma limpeza completa no couro cabeludo, como um detox natural. Ajuda também a fortalecer o couro cabeludo, bem como aliviar a coceira causada pela caspa, acelerando o processo de cicatrização.

10. Relaxar o corpo

Você sabia que a babosa tem a capacidade de reduzir as sensações de dor do corpo, devido a sua propriedade anestésica? Por isso é considerada um ótimo relaxante muscular natural. Ajuda a reduzir contrações involuntárias, como por exemplo da cólica ou até mesmo tensões de um dia cansativo.

11. Ajudar a emagrecer

O suco de babosa é famoso por ajudar a emagrecer, fazendo um verdadeiro detox no seu corpo.
Além de eliminar as gorduras e toxinas do sangue, desinflama o organismo, reduzindo a incidência de gordura acumulada.

12. Ajudar no tratamento do câncer

Antes de mais, vale lembrar que cada organismo reage de uma forma e que, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento caseiro ou natural, deve-se consultar um médico. Importante lembrar também que este tratamento sugerido pelo Frei Romano Zago, a partir da babosa, pode ajudar a combater as células cancerígenas do organismo.

Ingredientes

Folha de babosa: 1 metro (várias folhas);
Cachaça: 50 ml (ou outro destilado);
Mel: 500 gramas;
Garrafa: 1 unidade (vidro escura e com tampa, com capacidade para 1 litro).

Modo de preparo

  1. As folhas de babosa devem ser colhidas à noite, 5 dicas após serem regadas ou molhadas pela chuva, para preparar este elixir;
  2. Retire os espinhos (laterais) e lave bem as folhas;
  3. Coloque a quantidade pedida dentro do liquidificador (em pedaços para facilitar) e bata com os demais ingredientes;
  4. Passe logo a seguir para um vidro escuro (tipo os de azeite) e tome 1 colher de sopa, 3 vezes ao dia, por 10 dias por mês (descanse outros 20 dias, antes de recomeçar o tratamento).

Atenção: mulheres grávidas, com problemas de coagulação e na bexiga não devem tomar o remédio.

13. Baixar a febre

Ao colocar o gel da babosa em contato com a pele, a temperatura tende a baixar, sendo assim um remédio natural contra a febre. Faça sempre um teste de alergia antes de utilizar a babosa, principalmente se o corpo estiver debilitado.

14. Melhorar a digestão

suco de babosa contra refluxo
Crédito: Tudo Ela

Por ser rica em aminoácidos e enzimas, além de vitaminas e minerais, a babosa auxilia o bom funcionamento do sistema digestivo. Você pode preparar uma receita de suco de babosa para ajudar a aliviar também os sintomas de azia, reduz a acidez, estabilizar o pH, aumentar a flora intestinal e limpar as toxinas do organismo.

15. Aliviar as dores no corpo

Como dito anteriormente, a babosa possui propriedades anestésica, sendo excelente para tratar dores no corpo, seja de origem interna ou externa. Se estiver associada a inflamações, também ajuda no processo de recuperação.

16. Tratar gripes e resfriados

Dentre as suas capacidades ligadas à saúde está a de aumentar a imunidade e nutrir o organismo. O que permite afastar as incidências de gripes, resfriados, tosses persistentes, inflamações (de ouvido, garganta), sinusite e relacionadas.

17. Aumentar a energia

Por ser rica em minerais essenciais ao organismo, essa planta ajuda a manter elevado os níveis de energia no corpo. Além disso, é rica em vitaminas, que potencializam o bom funcionamento dos sistemas corporais.

18. Aumentar a libido

A ingestão do suco de babosa pode aumentar a libido, dando energia para as atividades do dia a dia, e também para a noite. Ela ajuda a desintoxicar o organismo, deixando o corpo mais apto e descontraído.

19. Controlar o colesterol

O consumo de babosa ajuda a manter o colesterol sob controle, desinflamando o corpo e ajudando a eliminar a gordura. Isso garante artérias mais fortes e sistema cardiovascular mais saudável.

20. Combater pedras nos rins

A partir da sua poderosa função de desintoxicar o organismo, a babosa é excelente para evitar a formação de pedras nos rins. Além disso, ajuda no tratamento, principalmente quando aliado a uma alimentação equilibrada e saudável.

Há contraindicações de uso da planta Aloe Vera?

Mas é claro, não deve ser utilizada indiscriminadamente. Apesar de ser uma planta os efeitos colaterais podem existir. Algumas pessoas podem ser sensíveis ao contato do gel (baba) tanto na pele, quanto no trato gastrointestinal (pode causar irritações no local da aplicação, cólicas e diarréia).

No caso do uso externo, faça um teste de contato (passe o gel no seu antebraço e aguarde alguns minutos) para verificar se acontecerá ou não reações alérgicas.

Para a ingestão do suco de babosa, consulte o médico antes. Afinal de contas, cada organismo reage de forma diferente. A mesma atenção deve ser tomada no caso das grávidas e lactantes; apesar de não haver estudos científicos que provem algum malefício.

Existem tipos de babosa venenosas?

Existem vários tipos de Aloe Vera (babosa) e os dois mais comuns são o Aloe Arborescens, que é aquela que possui menos quantidade de baba e a Aloe vera barbadensis Miller que é a que possui mais quantidade de gel.

Independente de qual seja a que você tem em casa (ou tenciona ter) para uso externo ou ingestão, não são intoxicantes. É preciso apenas a atenção e recomendação citada acima.

Como usar no cabelo

babosa
Crédito: Buena Vida

Provavelmente você já ouviu falar que a babosa é excelente para o cabelo e ideal para fazer máscaras hidratantes. Sim, é verdade e você tem duas opções: aprender a preparar em casa ou então comprar produtos com o extrato dessa planta. Ambos são capazes de contribuir positivamente:

  • Limpa o cabelo (impurezas e resíduos);
  • Ajuda no crescimento do fio mais forte;
  • Evita ou reduz a queda dos fios;
  • Protege contra raios solares;
  • Trata a caspa;
  • Hidrata.

Atenção ao uso em excesso (todos os dias com todos os produtos). Pode causar irritações no couro cabeludo.

Shampoo caseiro de babosa

Essa mistura ajuda a limpar e hidratar os fios do cabelo. Pode ser utilizado por quem tem cabelos secos e por quem deseja fortalecer os fios:

Ingredientes

Babosa: 1 folha;
Água: 50 ml.

Modo de preparo

  1. Bata no liquidificador a folha da babosa com a água (fervida).
  2. Passe no cabelo (depois de frio), deixe atuar por 10 minutos e lave com shampoo neutro.

Hidratação com babosa

São duas misturas que você pode revezar para atingir os melhores resultados. A primeira delas é para hidratação e a segunda para ter um condicionador.

Ingredientes (Hidratação)

Babosa: 1 colher de sopa do gel;
Creme de Hidratação: a quantidade necessária para o seu cabelo;

Modo de preparo

  1. Misture os ingredientes e passe nos cabelos, massageando.
  2. Não aplique na raiz para evitar oleosidade (deixe 4 dedos de distância);
  3. Deixe atuar por 30 minutos e enxágue bem, retirando toda a mistura do cabelo.  

Ingredientes (Condicionador)

Babosa: 3 colheres de sopa do gel;
Óleo de Coco: 3 colheres de sopa.

Modo de preparo

  1. Derreta o óleo em banho maria (se necessário) e bata no liquidificador com a babosa;
  2. Aplique a mistura depois de lavar com o shampoo da sua preferência e deixe atuar;
  3. Lave e deixe secar naturalmente.

Como usar no rosto

babosa
Crédito: KOHA.net

Os benefícios da babosa para a pele são muitos e você pode usufruir de todos eles em casa. A ressalva é apenas com relação ao uso excessivo. Faça testes, use com intervalos e repare sempre na reação da sua pele. A partir desses cuidados, você poderá notar:

  • Efeito antirrugas;
  • Hidratação natural;
  • Cicatrização (em caso de cortes superficiais – outros casos procure o médico);
  • Alívio de queimaduras de sol;
  • Tratamento antibiótico e anti-inflamatório (acnes: espinhas e cravos).

Máscara de babosa para o rosto

Anote essas 3 receitinhas que vão te ajudar a manter uma pele bonita e saudável, seja ela seca ou oleosa e outra para retardar o envelhecimento.

Ingredientes (pele oleosa)

Babosa: gel de 1 folha;
Mel: 1 colher de chá;
Ovo: 1 unidade;
Farinha de cevada: 2 colheres de sopa.

Modo de preparo

  1. Misture os ingredientes até formar uma pasta consistente;
  2. Aplique no rosto, deixe secar (15-20 minutos aproximadamente);
  3. Lave com água até retirar todo o produto.

Ingredientes (pele seca)

Babosa: 4 colheres de sopa de gel;
Iogurte natural: 2 colheres de sopa;
Pepino fresco: 6 colheres de sopa do suco;

Modo de preparo

  1. Para obter o suco do pepino, descasque-o e bata no liquidificados;
  2. Misture os ingredientes até formar uma pasta consistente;
  3. Aplique no rosto, deixe secar (15-20 minutos aproximadamente);
  4. Lave com água morna até retirar todo o produto.

Ingredientes (rejuvenescimento facial)

Babosa: gel de 1 folha;
Pepino fresco: 150 ml do suco;
Vitamina E: 3 gotas.

Modo de preparo

  1. Misture o gel com o suco do pepino;
  2. Aplique no rosto, deixe secar (15-20 minutos aproximadamente);
  3. Lave com água morna até retirar todo o produto;
  4. Massageie a pele com a vitamina E até que seja absorvida.

Todas as receitas devem ser utilizadas no mesmo dia (cabelo e rosto). Por ser um tratamento natural com base no gel (seiva da babosa), pode “azedar” e perder as suas propriedades, mesmo dentro da geladeira.

Como fazer o suco de Aloe Vera

babosa
Crédito: Philippine Digest

Você também pode usufruir dos benefícios da babosa com um delicioso suco, rico em vitaminas e minerais. Tenha atenção, no entanto, na procedência da planta com relação ao uso de agrotóxicos. Além disso, também não deve ser ingerido sem a consulta de um especialista.

  • Contribui para a digestão;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Ajuda a desintoxicar o organismo;
  • Alivia dores devido a função anti-inflamatória;
  • Auxilia na produção de glóbulos brancos (ajuda a combater bactérias e vírus).

Aliado a uma alimentação saudável e prática de exercícios regulares, o suco de babosa pode ajudar a emagrecer. Suas propriedades depurativas e antioxidantes combatem os radicais livres que inibem a queima de gordura. Confira a receita:

Ingredientes

Babosa: gel de 2 folhas;
Mel: 1 colher de sopa (para adoçar);
Fruta Cítrica: suco de 1 fruta (limão ou laranja, por exemplo).

Modo de preparo

  1. Bata o Gel e o suco da fruta escolhida no liquidificador por pelo menos 2 minutos;
  2. Despeje em um pote com tampa (preferência de vidro e que evita a entrada de ar)*;
  3. Coloque 2 colheres de sopa da mistura em 1 copo de água (pode ser gelada ou não);

A mistura deve manter-se na geladeira por um prazo máximo de 1 semana, pois você não irá tomar o suco desta forma, de uma única vez. O ideal é beber em até 2 dias.

Sempre que for tomar água durante o dia, repita esse procedimento. Não exagere, e tome apenas 3 vezes ao dia, conforme a recomendação das 2 colheres acima.

Caso não queira preparar a bebida, pode procurar em supermercados que possuem a venda de produtos naturais e orgânicos pelo preparado. Normalmente são embalagens de 1 litro e podem variar entre R$ 40,00 e R$ 65,00.

Como extrair o gel da babosa

babosa
Crédito: Cell Code

Em todas as receitas é utilizado apenas a seiva da Aloe Vera, ou seja a baba (gel). Existe uma forma correta para fazer, mas não é complicado. O vídeo abaixo vai te ajudar nessa tarefa:

  1. Corte as folhas da babosa e lave em água corrente;
  2. Deixe escorrer por alguns minutos para evitar o cheiro forte;
  3. Comece pelas laterais (mais finas) da planta – com uma faca, corte toda a extensão;
  4. Na parte mais larga, corte e vá puxando, aos poucos, para tirar a “casca” da folha;
  5. Na ponta mais fina, segure e passe a colher de uma única vez, até ao fim.

Pronto, você conseguiu retirar o gel da folha. Se quiser armazenar para o uso no cabelo e na pele, pode congelar (duração de 1 a 3 meses). Se for para tomar, é preferível que seja fresco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
benefícios equinácea
Equinácea: para que serve e como tomar
malefícios do açúcar
7 Malefícios do açúcar para a saúde