em

AmeiAmei TristeTriste

Flor de sal: o que é, benefícios e como usar

Nem todos os sais são iguais. Veja por que o tipo chamado de flor de sal tem ganhado destaque nas dietas saudáveis
flor de sal
Crédito: Wikimedia Commons

A flor de sal é formada pela cristalização dos sais na superfície da água, em locais onde há uma combinação de fatores como sol durante todo o ano, pouca chuva e muito vento. O processo de extração é originalmente francês e muito delicado, com a retirada da camada superficial dos cristais, descartando o que entra em contato com a água. O aumento da produção se deu com a expansão em toda a França e Portugal. Atualmente, o Brasil também é produtor, principalmente no Rio Grande do Norte.

Principais benefícios

Esse tipo de sal tem ganhado cada vez mais popularidade entre as dietas prescritas por médicos e nutricionistas devido a alguns fatores que beneficiam a saúde em comparação ao sal de cozinha comum, aquele refinado.

Pureza

Por não conter química ou qualquer aditivo, nem passar por processo de refinamento, é chamada também de puro sal ou caviar dos sais marinhos.

Nutrientes

Além do sódio, que é o principal componente de todos os tipos de sal e que é essencial para a manutenção da saúde, ela também contém zinco, ferro, magnésio, flúor, potássio, cobre e iodo, minerais que são praticamente removidos do sal de cozinha comum durante o processo de refinamento.

Equilíbrio do organismo

O sal é um alimento muito importante para a saúde, pois o sódio é essencial no equilíbrio da quantidade de água no corpo. Ele ajuda a reter a água e não deixar o organismo ficar desidratado, além de participar de processos como a absorção de nutrientes, a digestão e o estímulo muscular, inclusive do coração. O que vai fazer a diferença entre o saudável e o prejudicial é a dosagem e a escolha da flor de sal em vez do sal refinado industrializado.

Como usar

A Organização Mundial de Saúde recomenda que cada pessoa consuma, no máximo, 5 gramas de sal ao dia, considerando qualquer tipo de sal, exceto se tiver algum problema de saúde, como pressão alta ou doença renal. Nesse caso, deve consultar o médico para saber qual é a quantidade ideal para cada caso.

Por ser um sal natural, que não passa por processos industriais, o ideal é utilizá-la apenas para finalizar os pratos, sem cozinhá-la para que não perca nutrientes. O sabor é mais acentuado do que o do sal comum refinado, então cuidado para não exagerar.

Flor de sal ou sal marinho?

O sal marinho é todo tipo de sal extraído de águas salgadas, então a flor de sal também entra nesse grupo. O que difere a flor de sal do sal refinado comum é o processo de refinamento e, com isso, a menor quantidade de nutrientes no sal fino, que também recebe outros químicos no processo de industrialização.

Preço e onde comprar

É facilmente encontrada em lojas de produtos naturais, supermercados e em mercados orgânicos, além de poder ser comprado também pela internet, seja na versão tradicional ou temperado com ervas.

O preço vai variar conforme a marca, a quantidade e a cidade onde for comprar, mas de modo geral é bem mais caro do que o sal comum refinado, chegando a custar mais de R$ 100 o quilo. Porém, rende mais porque você vai usar em menor quantidade por vez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
bobó de camarão
8 Receitas de bobó de camarão simplesmente irresistíveis
tirar os sapatos antes de entrar
Tirar os sapatos antes de entrar em casa: sim ou não? Entenda os riscos