em

AmeiAmei FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! TristeTriste

Remédio caseiro para tosse: aprenda a fazer 15 opções

Aprenda a se livrar do desconforto com uma forcinha da mãe natureza. Veja como fazer xaropes em casa sem gastar muito dinheiro!
remédio caseiro para tosse
Crédito: Freepik

De tempos em tempos, você fica gripado ou resfriado e a tosse ataca. Vai no médico e não tem solução. É virose ou qualquer outro problema que não pode ser solucionado com medicamentos, apenas de forma paliativa. Nesses casos, o melhor é apostar em um remédio caseiro para tosse.

E se você acha que só tem a opção do própolis com mel, se engana. Existem diversos remédios naturais e xaropes saudáveis e baratinhos que pode reproduzir em casa para aliviar sintomas como a tosse, seja ela seca, expectorante ou alérgica.

Inclusive, muitos chás aliviam a tosse. E com certeza você tem alguns deles na sua cozinha. Então confira abaixo que tipo de remédio caseiro para tosse você pode fazer e quando usá-lo.

Qual o melhor remédio caseiro para tosse?

Tudo depende, na verdade, do tipo de tosse que você tem. Os chás normalmente são quentes e, por isso, podem não ser muito adequados em situações de tosse mais seca e com rouquidão. Assim como os xaropes são muitas vezes gelados, podendo piorar um quadro de gripe.

Outra questão importante é verificar se você está eliminando catarro na tosse. Se sim, não deve tentar parar o sintoma. Quando esse é o cenário, tossir serve justamente para eliminar o excesso de muco dentro de você. Essa é a famosa tosse expectorante, mais comum em crianças.

1. Própolis com mel

remédio caseiro com mel e própolis
Crédito: Pixabay

Talvez esse seja o remédio caseiro para tosse mais comum, contudo ele é ótimo quando esse sintoma faz parte de um quadro gripal. Isso porque o mel acalma a inflamação causada pelo excesso de coriza na garganta.

Outra vantagem do mel é que ele lubrifica a faringe, a laringe e a boca. Sua composição é rica em vitamina C, assim como o própolis, e aumenta a ação do sistema imunológico. Os flavonoides contidos em ambas as substâncias atuam como anti-inflamatórios naturais.

Para fazer esse medicamento, basta misturar uma colher de sopa de cada composto e ingerir duas vezes ao dia. Porém, esse remédio caseiro para tosse não é nada indicado para crianças, bebês ou pessoas com diabetes e doenças hepáticas.

O motivo da contraindicação está relacionado com dois fatores. Primeiro, dependendo da procedência do mel, ele pode vir contaminado com uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Em bebês com menos de um ano, ela pode causar botulismo.

O segundo motivo para evitar a mistura é o própolis, que normalmente é conservado em meio alcoólico. Por causa disso, pode influenciar em índices glicêmicos de diabéticos ou piorar condições como cirrose.

2. Xarope de cebola

xarope de cebola para tosse carregada
Crédito: Freepik

A cebola é um alimento com muitas propriedades importantes para a sua saúde. Ela não serve apenas para dar sabor aos seus pratos e receitas. O xarope de cebola ajuda você a expectorar o catarro de uma vez, acabando com a tosse carregada a longo prazo.

Existem diversas formas de fazer esse remédio caseiro para tosse: com mel, com alho, com gengibre e muito mais. As mais tradicionais são com mel ou açúcar. O primeiro é um pouco mais saudável e reduz consideravelmente as calorias do medicamento. Na falta de mel, pode optar por qualquer tipo de açúcar. Lembrando que quanto menos refinado, melhor.

Ingredientes

Cebola: 1 unidade;
Mel ou açúcar: 2 a 3 colheres (chá).

Modo de preparo

  1. Comece por descascar a cebola e rale-a por completo;
  2. Em um recipiente de vidro, com tampa e esterilizado, adicione a cebola ralada e o mel ou o açúcar;
  3. Feche o vidro e deixe a mistura descansar por pelo menos uma noite;
  4. Beba apenas o líquido. Se quiser pode coar, para facilitar. Pode tomar uma a duas colheres de sopa por dia.

Também não é recomendado a diabéticos ou a crianças com menos de um ano.

3. Xarope de cenoura

como tomar xarope de cenoura
Crédito: Pxhere

Esse remédio caseiro para tosse é bem parecido com o xarope de cebola. A diferença está nos componentes da cenoura. A leguminosa é ainda mais expectorante. Além disso, ela concentra vitaminas A e C, essenciais no combate às infecções.

Pode fazer esse xarope da seguinte forma:

Ingredientes

Cenoura: 1 unidade ralada;
Limão: suco de meio limão;
Mel: 1 colher (chá);
Açúcar: 2 colheres (sopa).

Modo de preparo

  1. Em um prato limpo, rale a cenoura, cubra-a com o açúcar, o mel e o limão;
  2. Deixe assim em repouso por alguns minutos até que a cenoura elimine um suco natural;
  3. Beba até duas colheres de sopa dessa água resultante por dia.

Cuidado com o gostinho bom! Esse xarope caseiro é perigoso para quem não se controla com o doce, pois seu sabor pode ser bastante agradável.

4. Xarope de beterraba

Bom para a anemia, o xarope extraído da beterraba também alivia a tosse. Ele atua na garganta e também pela corrente sanguínea, elevando os níveis de anti-inflamatórios naturais no sangue. Por essa razão, é também mais recomendado para tosses secas e persistentes.

A forma mais simples de fazê-lo é a receita abaixo.

Ingredientes

Beterraba: 1 unidade ralada;
Açúcar: 2 colheres (sopa).

Modo de preparo

  1. Corte a beterraba crua em rodelas muito finas e disponha-as em um prato fundo;
  2. Jogue o açúcar por cima e deixe a mistura repousar por 24 horas;
  3. Tome até duas colheres de sopa do caldo que se forma no prato por dia.

5. Xarope de guaco

Esse remédio caseiro para tosse é excelente, inclusive para crianças, pois ele dilata os brônquios e auxilia no tratamento da tosse mais carregada. O xarope de guaco é feito a partir da planta com mesmo nome.

O guaco é uma das melhores plantas medicinais para febre e problemas na garganta. Ele funciona como antisséptico e sudorífico, fazendo com que você elimine toxinas que fazem mal. No Brasil, é bem comum ter pé dele no pátio de casa. Com certeza a sua avó tem uma muda dessa planta, pois suas propriedades medicinais são muitas. Ela é usada inclusive para emagrecer.

Você pode apenas ferver as folhas em água e beber o chá. A bebida já ajuda na cura do processo que causou a tosse, mas também pode fazer o xarope. É bem simples, basta fazer um pouco de caramelo de açúcar e juntar umas folhas de guaco fresco na mistura. Antes de esfriar, dilua em água quente e está pronto.

Como os outros xaropes, vale tomar duas colheres de sopa por dia. Para diabéticos, ele não é uma boa ideia, todavia o chá tem basicamente os mesmos efeitos.

6. Chá de gengibre

remédio caseiro para tosse de gengibre
Crédito: Pxhere

Outra plantinha que serve para muita coisa é a raiz de gengibre. Termogênico, analgésico e anti-inflamatório, o chá de gengibre restringe a irritação causada por agentes externos nos pulmões e na garganta.

Serve como descongestionante, ou seja, é bom para todos os tipos de tosse. Também é considerado um bom remédio caseiro para tosse infantil, pois não apresenta riscos ou efeitos colaterais nos pequenos.

Você pode adicionar limão ao chá, para potencializar as propriedades antigripais. Para fazê-lo, é só ferver uma xícara de água e acrescentar um pedaço pequeno de gengibre dentro. Se quiser, pode adicionar cravo ou canela, para aromatizar.

7. Inalação com óleo essencial de eucalipto

Para sinusites e bronquites, que geram uma concentração muito grande de catarro nas vias aéreas, a inalação é a melhor alternativa. Se você não tem o aparelho em casa, não tem problema, pode fazer o procedimento usando uma bacia limpa e água fervente.

A cada litro de água, coloque duas gotas de óleo de eucalipto. Incline o rosto próximo do vapor da bacia, com cuidado para não se queimar, e fique alguns minutos inalando o vapor. Isso abrirá os seios nasais, fazendo com que o catarro acumulado em locais mais distantes, saia.

8. Massagem com óleo de pinho

massagem para tosse
Crédito: Freepik

Esqueça cremes expectorantes caros e cheios de conservantes. Você pode massagear o peito da pessoa com tosse e catarro usando óleo essencial de pinho. O efeito é o mesmo, porém sem nenhuma gota de fármacos tóxicos.

Também pode usar unguento medicinal à base de cânfora ou mentol. Como o óleo, basta massagear o peito e as costas. É uma solução fantástica para bebês.

9. Remédio com espinafre

Se a sua tosse é noturna, pode ser sinal de sinusite. Ela faz com que você acumule muco nos seios nasais e, quando você deita, esse muco escorre pela garganta, provocando tosse. Se a sua sinusite é proveniente das alergias sazonais, pode fazer esse remédio caseiro para tosse.

Ingredientes

Espinafre: 1 punhado de folhas frescas;
Hortelã: 5 folhas frescas;
Água de coco: 1 copo;
Mel de eucalipto: 1 colher (sopa).

Modo de preparo

  1. Bata tudo no liquidificador e beba em seguida.

Esse remédio caseiro para tosse faz com que você elimine secreções e também alivia outros sintomas do problema. Pode ser administrado para crianças acima de um ano, desde que o pediatra concorde.

10. Água

Isso mesmo! Beber muita água quando se está tossindo é essencial para livrar-se dela. A tosse causa irritação na garganta, ou seja, resseca a mucosa. A água ajuda a reidratar e acalmar a região.

Quando você tem uma concentração grande de catarro, a água ajuda também a lavar a sua garganta e laringe, limpando os excessos e abrindo caminho. Em dias de mais tosse, carregue uma garrafinha sempre com você.

11. Chá de urtiga

A urtiga é uma planta com propriedades calmantes, por isso ela vai ajudar a aliviar o desconforto na garganta, e assim, a tosse. Esse chá é especialmente recomendado para as crises de tosse alérgica.

Para fazer a receita, só vai precisar de 1 colher de sopa de folhas de urtiga lavadas e 200 mililitros de água. Coloque os dois ingredientes para ferver durante 5 minutos, deixe esfriar, coe e beba 2 xícaras ao dia. Pode adicionar um pouco de mel se quiser, pois além de melhorar o sabor, vai contribuir no alivio da inflamação, caso haja.

12. Chá de tanchagem

Outra planta que contribui para o alívio da tosse alérgica é a tanchagem. Esse é um dos remédios caseiros para tosse porque a planta acalma as membranas pulmonares que estão inflamadas. Sendo assim, é bom para bronquite e asma. Atua estimulando o fluxo das secreções produzidas pela bronquite, fazendo com que sejam expelidas, reduzindo a tosse.

Uma vantagem é que você pode fazer esse chá de forma prática, usando um sachê. Só precisa colocá-lo em uma xícara de água recém-fervida e deixar em infusão por uns 5 minutos para que libere suas propriedades. Depois pode tomar uma xícara de 1 a 3 vezes ao dia.

13. Infusão de rorela

chá de rorela para tosse
Crédito: Imagem de Reprodução

Já ouviu falar nessa planta com nome e aparência exóticos? Ela é bem comum como um remédio caseiro para tosse e problemas pulmonares. Em sua composição, a substância que atua no alívio chama-se plumbagina.

Fazer essa infusão é bem simples. Deve colocar 2 gramas da planta seca dentro de um recipiente com a quantidade de 150 mililitros de água acabada de ferver. Deixe em infusão por 10 minutos, coe e beba 3 vezes ao dia.

14. Raiz de alcaçuz

chá de alcaçuz para tosse
Crédito: Pixabay

Essa é uma raiz muito usada como expectorante, pois alivia a irritação causada na garganta. A propriedade da planta que exerce essa função é a glicirrizina, causando um efeito sedativo na mucosa da traqueia.

Você pode comprar esse remédio para tosse em forma de planta desidratada, encontrada em lojas de produtos naturais ou farmácias, ou ter a planta fresca. Nesse caso, deve cortar em pedaços menores, misturar com um litro de água e deixar ferver durante 10 minutos. Depois é só coar e beber ao longo do dia, sem deixar para o dia seguinte.

Esse chá não é recomendado para crianças menores de 10 anos, nem para gestantes, lactantes, anêmicos, pessoas que fazem reposição hormonal e mulheres que usam contraceptivos.

15. Xarope de agrião

Esse é um remédio caseiro para tosse por causa de alguns motivos. Primeiro, que o agrião é uma planta rica em ferro, potássio, vitamina C e vitamina A. Assim, ele é capaz de contribuir com o fortalecimento do sistema imune, incentivando a cura de qualquer ataque por vírus ou bactérias.

Além disso, existe outro fator relacionado a uma substância que faz parte da composição do agrião, chamada gluconasturcósido. Essa substância atua como bactericida, limpando a inflamação e estimulando a cura do problema.

Quando consultar o médico?

Mesmo com tantas opções de remédios caseiros para tosse, a visita ao médico é sempre bem-vinda. Tudo bem que em casos confirmados de gripe ou resfriado, em que não há medicamento para cura, pode achar que não precisa ir ao especialista.

Sempre que perceber sintomas mais intensos, como febre que não baixa, mal estar, fraqueza e tosse que não alivia, mesmo com os remédios caseiros, o médico deverá ser consultado. É importante que ao menos ele possa fazer uma avaliação do paciente.

Tipos de tosse

Existem alguns tipos de tosse, conforme a classificação médica, tempo do sintoma e quantidade de muco. Veja abaixo as principais:

1. Com catarro

Também chamada de tosse produtiva, é aquela que faz com que você fique expelindo catarro pela boca. Se a secreção for muito esverdeada, é preciso consultar um médico o mais rápido possível, porque isso é um sinal de infecção bacteriana.

Agora, se você apenas produz secreção transparente, pode ser que o seu corpo esteja tentando produzir muco para limpar as vias aéreas. Isso acontece mais quando a tosse é alérgica.

2. Seca

É a tosse proveniente daquela coceirinha irritante na garganta. Não envolve catarro, mas precisa ser tratada cedo, pois a longo prazo pode provocar fissuras e lesões na mucosa.

3. Crônica

É aquela que demora meses para passar. Pode indicar outros problemas de saúde, como tuberculose, por exemplo.

4. Aguda

É a mais comum. Dura entre três e oito semanas. Pode ser seca ou produtiva, dependendo da causa da tosse.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

5 Comments Leave a Reply
  1. Eu sou a prova viva que funciona. Tinha uma tosse alérgica danada. Tomei um monte de ant alérgico nada funcionou. Por acaso comi uma cebola e me ajudou muito. Na maioria das vezes a tosse passa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
leite de gergelim
Como fazer leite de gergelim em casa
benefícios das amendoas
Benefícios das amêndoas para a saúde