agrião
Crédito: Pixabay
em

Benefícios do agrião para a saúde

Confira o quanto o agrião pode beneficiar a sua saúde e dicas de receitas para aprender a como consumi-lo no dia a dia.

O agrião é um vegetal de folhas verde-escuras, muito utilizado especialmente para fazer saladas e sucos. Pouco a pouco ele vem ganhando mais valor, conforme as pessoas conhecem seus enormes benefícios para a saúde. Sua origem é asiática, mas é amplamente consumido e cultiva do no Brasil.

De sabor amargo, há quem goste e quem prefira outras opções. Mas como ele é muito nutritivo, vale a pena fazer misturas e colocá-los junto de outras receitas para obter suas propriedades em benefício da saúde.

Veja a seguir quais são os benefícios dessa verdura para a saúde, suas propriedades nutricionais responsáveis por tais benefícios e muitas sugestões de como consumir. Inclusive, uma receita de rabada de agrião para fazer no próximo almoço.

Benefícios para a saúde oferecidos pelo agrião

quais os beneficios do agriao para saude
Crédito: Pixabay

De nome científico Nasturtium officinale, o agrião traz diferentes benefícios para a saúde, como por exemplo:

1. Tratamento de problemas respiratórios

Problemas de saúde respiratória como bronquite, pneumonia, gripe, resfriado e asma, podem ser tratados e aliviados utilizando o xarope de agrião. Inclusive existe um xarope vendido nas farmácias feito especialmente com essa finalidade. Mas ele também pode ser feito em casa, conforme você vai conferir em um link no final do artigo.

2. Atua como antioxidante

O agrião possui uma alta concentração de vitaminas, o que significa que tem grande poder antioxidante. Quando as vitaminas são metabolizadas pelo organismo, elas vão cumprir com diferentes funções no corpo. Uma delas é servirem como agentes antioxidantes.

O que esses agente fazem é libertar as células de todo o corpo que estão presas a radicais livres, causando sua oxidação. Esses radicais livres são normais, porém prejudicam as células quando estão em excesso. Sendo assim, ao serem libertadas, elas retomam suas funções normais, melhorando a saúde e rejuvenescendo todo o corpo.

3. Anti-inflamatório

As diversas propriedades do agrião, inclusive por causa do poder antioxidante das suas vitaminas, fazem dele também um ótimo anti-inflamatório. Para essa função, dependendo do tipo de inflamação, pode-se obter efeitos mais acelerados tomando o extrato da planta ou aplicando sobre a área afetada, caso a inflamação seja externa.

4. Contribui com o controle do colesterol

Quando uma pessoa está com colesterol alto quer dizer que existe uma grande quantidade de colesterol ruim, o chamado LDL, preso nas paredes de suas artérias. Com isso, ele impede a passagem normal do sangue, levando a diversos problemas de saúde.

Causa a pressão alta, reduzi a oxigenação dos órgãos, a distribuição de nutrientes para todas as partes do corpo, prejudica a circulação, criando edemas e varizes, além de criar uma maior predisposição para diabetes e problemas cardiovasculares.

A ação dessa verdura nesse sentido é que ela tem a maravilhosa capacidade de elevar os níveis de colesterol bom, que é o responsável por fazer uma varredura nas artérias limpando o excesso de colesterol ruim.

Para isso é interessante que a planta seja consumida diariamente, nas duas diversas formas, como você vai ver nas sugestões dos próximos tópicos.

5. Protetor do fígado

Quando uma pessoa faz uso de determinados medicamentos com muita frequência ou até para controle de doenças crônicas, o fígado sofre as consequências. O excesso de químicos dificulta o seu funcionamento, gerando inflamações e acarretando em outras disfunções na saúde.

Entre as propriedades do agrião está o seu efeito protetor do fígado, ao mesmo tempo em que ajuda a tratar as inflamações e na recuperação desse órgão. Portanto, se não tem como deixar de tomar os remédios, é fundamental seguir uma dieta bem saudável que inclua também o agrião na rotina.

Outro problema que afeta o fígado está relacionado aos efeitos da radiação. Pessoas que passaram por radioterapia ou que trabalham expostas à radiação costumam sofrer danos nesse órgão. Também é interessante que mantenham uma alimentação rica em agrião, pois ele vai agir como protetor do órgão, prevenindo os danos da radiação.

6. Protetor dos rins

Não é apenas o fígado que o agrião protege com suas variadas propriedades medicinais. Os rins também são beneficiados. Assim como no caso do fígado, vários medicamentos mais fortes, como antibióticos, afetam o funcionamento dos rins, pois acabam ficando acumulados no órgão, entupindo suas saídas. O agrião age positivamente na limpeza desses restos de medicamento.

7. Atua no tratamento da tuberculose e da pneumonia

Por ser um alimento recomendado para o tratamento de doenças respiratórias, o agrião tem uma boa ação a favor da cura da tuberculose. Isso porque existem determinadas bactérias causadoras da doença que resistem aos antibióticos. Normalmente esse efeito ocorre em pessoas que já fizeram uso excessivo de antibióticos e eles deixaram de fazer efeito no organismo.

Então o agrião entra na história como um remédio natural capaz de controlar a reprodução dessas bactérias resistentes.

Porém seu uso deve ser feito junto com o tratamento dos antibióticos, pois enquanto o vegetal controla a reprodução das bactérias, fica mais fácil para o antibiótico conseguir combatê-las. É uma ação conjunta, em que cada um exerce o seu papel. Da mesma forma que age contra a tuberculose ele também vai agir contribuindo com o tratamento da pneumonia.

8. Controle do diabetes

Pessoas diabéticas são mais um grupo de beneficiados com os efeitos do agrião. Sua função nesse caso é a de controlar os picos de açúcar no sangue, o que acaba gerando os efeitos colaterais e sintomas da doença.

Ele não substitui os remédios que a pessoa diabética precisa tomar, ao mesmo tempo em que mantém uma dieta equilibrada. Mas ele contribui com a absorção correta da glicose, impedindo os picos. Então é ideal consumi-lo junto com as refeições.

9. Cicatrizante de problemas no trato digestivo

O extrato dessa verdura tem um potencial cicatrizante muito bom em termos de danos na boca e em todo o sistema digestivo. Ao ser mastigado ele vai liberar propriedades que irão tratar a inflamação e feridas, e aumentar a produção de colágeno na região, responsável pela regeneração do decido danificado.

Propriedades nutricionais

Para oferecer tantos benefícios à saúde, é claro que o agrião precisa ser bem robusto no que diz respeito às suas propriedades nutricionais. E de fato ele é. Veja uma tabela de alguns elementos que compõem o vegetal, considerando uma quantidade de 2 xícaras.

  • Valor energético: 7 calorias;
  • Gorduras: 0,1 grama;
  • Carboidratos: 0,9 grama;
  • Vitamina K: 212% dos valores diários recomendados;
  • Vitamina C: 48% dos valores diários recomendados;
  • Vitamina A: 44% dos valores diários recomendados;
  • Manganês e cálcio: 8% dos valores diários recomendados;
  • Potássio: 6% dos valores diários recomendados;
  • Vitamina E: 4% dos valores diários recomendados,

Contém ainda componentes essenciais para a manutenção do organismo, como riboflavina, vitamina B6 e menos quantidades de vários outros minerais.

Como consumir?

Essa é uma verdura como outra qualquer que todos estão acostumados, como o alface e a couve. Por isso é possível utilizá-lo de diversas formas. Veja algumas delas, com receitas bem fáceis para começar a incluir no cardápio da família.

1. Suco de agrião

receita de suco de agriao
Crédito: Celeiro do Brasil

Uma forma gostosa de refrescante de obter os benefícios dessa verdura para a saúde é através do suco. Confira uma sugestão de receita muito nutritiva.

Ingredientes

  • Agrião: 4 galhos com talos;
  • Maçã com casca picada: 1 unidade;
  • Laranja: suco de 8 unidades;
  • Água gelada: 200 mililitros.

Modo de preparo

1. Lave bem a maçã e também o agrião. Esprema o suco das laranjas na hora.

2. Primeiro coloque no liquidificador a maçã picada e o suco de laranja e bata para misturar e desfazer. Separe em uma jarra.

3. Coloque no liquidificador o agrião com a água e bata até incorporar e desfazer.

4. Por fim, misture tudo em uma jarra, com uma colher e está pronto para consumir na hora.

2. Como fazer o chá

receita de cha de agriao
Crédito: Chás Brasil

O chá também é possível fazer, colocando um pouco de mel para não ficar tão amargo. Também pode adicionar outras especiarias para melhorar o sabor e conferir ainda mais benefícios à saúde.

Ingredientes

  • Agrião com talos e folhas: ½ xícara;
  • Água: 100 mililitros;
  • Mel puro: 1 colher de sopa;
  • Gengibre fresco: 1 rodela pequena.

Modo de preparo

1. Leve a água para ferver e desligue o fogo quando levantar fervura.

2. Depois adicione o agrião e o gengibre, tampe e deixe 5 minutos em infusão.

3. Passado o tempo, coe, adoce e beba na hora.

3. Receita de salada

receita de salada de agriao
Crédito: Receitas do Mercado

Você pode misturar essa verdura em todos os tipos de salada que quiser, pois combina com tudo. Veja uma sugestão para comer no almoço ou no jantar.

Ingredientes

  • Agrião: 100 gramas;
  • Manga em cubos: meia unidade;
  • Gergelim branco: 1 colher de chá.

Para o molho

  • Manga em cubos: meia unidade;
  • Limão: suco de meia unidade;
  • Sal e azeite: a gosto.
  • Gengibre em lascas: a gosto.

Modo de preparo

1. Depois que lavar o agrião e picar a manga, misture-os em uma saladeira.

2. Bata todos os ingredientes do molho no liquidificador.

3. Depois regue a salada com o molho e salpique com o gergelim branco. Sirva na hora.

Receita de rabada de agrião

receita de rabada de agriao
Crédito: Guia da Cozinha

Agora, se quiser também aproveitar esse vegetal para fazer um prato quente, a rabada é uma excelente escolha. Confira o que vai precisar para fazer:

Ingredientes

  • Rabada: 1 quilo;
  • Tomates picados: 3 unidades;
  • Alho amassado: 3 dentes;
  • Cebola picada: 1 unidade;
  • Agrião lavado: 1 maço grande;
  • Pimenta vermelha picada: 1 unidade;
  • Louro: 1 folha;
  • Limão: 2 unidades;
  • Pinga: 1 dose;
  • Sal: a gosto.

Modo de preparo

1. Comece limpando a rabada com o limão.

2. Em seguida, coloque em uma panela de pressão o alho para dourar com azeite. Logo depois a cebola e também a pimenta. Quando estiver tudo douradinho, adicione a rabada e deixe refogar.

3. Quando estiver refogado, adicione os tomates, o sal e cubra com água para cozinhar.

4. Feche a panela e deixe na pressão por 40 minutos.

5. Ao final do tempo, retire a pressão da panela, abra e adicione a pinga e o louro. Deixe em fogo médio, com a panela destampada, por mais uns 5 a 10 minutos.

6. Por último, adicione o agrião na panela, misture só um pouco, desligue o fogo e está pronto para servir com arroz branco ou purê de batatas.

Xarope de agrião é bom para quê?

Além de todos os usos desse vegetal na culinária, também é possível fazer um xarope de agrião caseiro. Esse xarope é recomendado para o fortalecimento do sistema imunológico, para abrir o apetite, para combater e aliviar sintomas de tosse, gripe e resfriado, além de outros problemas respiratórios.

Por fim, também é uma dose concentrada de cálcio para fortalecer ossos e dentes, bem como para melhorar a saúde da pele e dos olhos. Mas o ideal é fazer uso do xarope apenas quando necessário. Para os outros benefícios é melhor comer as folhas das formas sugeridas, como suco, chá, salada ou nos pratos quentes do dia a dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

produtos de limpeza caseiros

12 Receitas de produtos de limpeza caseiros

sementes para emagrecer

7 Melhores sementes para emagrecer