em

Alergia sazonal: Qual tipo é o mais frequente em cada estação?

Chega a primavera e o verão e seu nariz não para de coçar e escorrer? Pode ser alergia sazonal! Veja o que é e como tratar.
alergia sazonal
Designed by Freepik

A alergia sazonal acontece quando o sistema imunológico identifica corpos estranhos no organismo. Então ele ataca para combatê-los, só que em uma quantidade exagerada, que acaba gerando os sintomas alérgicos que você já conhece.

Esses sintomas variam conforme o tipo de alergia, mas de modo geral, pessoas alérgicas sentem coceira (no nariz, nos olhos ou, até mesmo, no corpo); dificuldade para respirar, excesso de secreção nasal, urticária e erupções na pele.

O que pode causar a alergia também varia muito, mas entre tantos motivos estão determinados alimentos, poeira, pólen, plantas, ácaros, produtos químicos, pelos de animais, picadas, podendo ou não estarem ligados à época do ano, o que caracterizaria uma alergia sazonal.

O que é alergia sazonal?

A alergia sazonal é aquela que começa e termina em determinada época do ano ou período, motivada por um acontecimento ou substância específicos.

Por exemplo, na primavera, é comum que muitas pessoas comecem a ter alergias respiratórias devido ao pólen das flores.

No verão ou no inverno os locais úmidos estimulam o aparecimento de alergia aos fungos e bactérias do bolor que se forma.

Há quem desenvolva alergias por motivos emocionais em determinada época do ano ou da vida, como pré-casamento ou época de provas.

Como prevenir

A alergia sazonal pode pegar de surpresa alguém que nunca sofreu com alergia. Então, quando isso acontecer, é bom ir ao médico para fazer exames e identificar a verdadeira causa do problema. Assim, pode fazer o tratamento adequado.

A partir do momento que você sabe o que causa a alergia é possível prevenir que ela se manifeste. Por exemplo, mantendo os ambientes sempre limpos e arejados e ficar longe da substância causadora da alergia são opções para quem sofre com alergias respiratórias e de pele.

Sintomas da alergia sazonal

É comum confundir a alergia sazonal com gripe, especialmente em épocas de frio, pois os sintomas são muito parecidos:

  • Ardência e vermelhidão nos olhos;
  • Secreção nasal;
  • Mucosidade;
  • Inflamação nasal;
  • Nariz entupido;
  • Espirros;
  • Inchaço no rosto.

Opções de tratamento

Para cada tipo de alergia existe um tratamento adequado, porém quase sempre serve para aliviar os sintomas, e não para curar. Embora muitos estudos estejam buscando a cura para as alergias, tentando bloquear o efeito exagerado do sistema imunológico, ainda não existe uma solução.

Então, o tratamento para alergia consiste em medicação, afastamento da substância causadora da alergia e, para as alergias que causam entupimento do nariz, é bom manter os brônquios dilatados com vapor quente e nebulização.

Para casos crônicos pode ser feita a imunoterapia. É um tratamento que tem o objetivo de tirar a sensibilidade do organismo a determinada substância que cause alergia.

Dica: Use tratamentos naturais

Ao perceber sintomas de alergia, em primeiro lugar deve buscar ajuda médica. Depois, junto ao tratamento recomendado por ele, você pode fazer uso de terapias naturais.

Os chás e as compressas que têm poder anti-inflamatório, antifúngico e expectorante, como de menta, urtiga, eucalipto e alecrim, são ótima opção. Além disso, os alimentos poderoso como o limão e o alho vão ajudar. Veja como fazer a bebida:

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Comentários

comentários

dormir cedo ou tarde
Dormir cedo ou tarde: Qual é o melhor para a sua saúde?
problemas na bexiga
Problemas na bexiga: Quais são e como identificá-los?