em

AmeiAmei FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Tanchagem: benefícios e como usar

Saiba quais são as vantagens de se consumir tanchagem e como ela pode melhorar seu organismo
tanchagem
Crédito: Pixabay

A tanchagem é uma planta muito comum, podendo ser achada facilmente em quintais ou à beira de estradas. No Egito antigo, essa erva era muito usada pela medicina, com os mais diversos propósitos.

Veja os benefícios da tanchagem e como usar esse poderoso ingrediente no seu dia a dia, fortalecendo a sua saúde de um modo natural e prático.

Origem da planta

A tanchagem teve origem na Europa, durante a Idade Média. Devido ao alto controle que o clero exercia na medicina da época, muitos medicamentos não eram sintetizados, sendo a natureza o principal provedor de remédios para a população.

Em meio a esse cenário, a tanchagem surge como um poderoso remédio para diversas doenças dos europeus da época, sendo muito utilizada pelos médicos.

Essa planta chegou ao Brasil a partir das grandes navegações, quando começou a acontecer os primeiros contatos entre brasileiros e europeus. A partir daí, ela se propagou muito rapidamente no solo brasileiro, chegando a ser considerada inclusive uma erva daninha.

Você deve estar se perguntando porque uma erva daninha é tão importante para a saúde das pessoas. Para saber a resposta disso, confira os incríveis benefícios dessa erva.

Benefícios da tanchagem e para que ela serve

A tanchagem é muito importante para diversas funções, tendo como o seu uso principal prevenir e remediar doenças. Desse modo, ela traz diversos benefícios para a saúde, podendo ser utilizada de modo prático no dia a dia.

Fortalecem a imunidade

Devido à grande quantidade de aucubina presente na tanchagem, essa planta possui poderosos efeitos antimicrobianos, anti-inflamatórios e analgésicos. Por conta disso, ela é bastante usada para o combate de epidemiologias e para a prevenção de diversas doenças.

Rejuvenesce a pele

Essa planta também tem uma alantoína específica que ajuda na regeneração da pele, podendo ser usada para esfoliação ou tratamento específico de limpeza. O chá dessa erva também pode ser utilizado para complementar esse tratamento.

Tratamento de feridas

Por ser muito rica em vitamina K, a folha da tanchagem possui um uso muito promissor no tratamento de cortes e feridas que estejam sangrando. Ela ajuda a conter o sangramento e a não inflamar. As folhas também são úteis na culinária, sendo agradáveis quando consumidas, frescas, em saladas. Já as folhas mais velhas ficam melhor cozidas em sopas ou refogados.

Remedeia picadas venenosas

tanchagem picada de cobra
Crédito: Pexels

A tanchagem pode ser usada para proteger em caso de picadas de animais como cobra e escorpião.

Modo de uso:

  1. Aplique imediatamente um emplastro dessa planta;
  2. Lavar a área com chá de tanchagem;
  3. Continue aplicando folhas maceradas dessa erva, até que a dor pungente desapareça.

A tanchagem expele o veneno para fora do corpo, por isso se coloca o emplastro e, em seguida, se lava o local com o chá.

O uso da tanchagem não substitui a ida ao médico, sendo importante ir ao pronto-socorro mais próximo em caso de picadas venenosas.

Combate problemas renais

Devido a suas propriedades vitamínicas e diuréticas, a tanchagem possui um forte efeito como tratamento paralelo para problemas renais. Em casos como esse, é recomendado que sejam bebidos de 1 a 2 copos do chá dessa planta diariamente.

Auxílio ao tratamento da bronquite

Foi comprovado por dois experimentos clínicos que a tanchagem auxilia no tratamento da bronquite crônica. Isso porque ela atua como um emoliente, que alivia pequenos desconfortos e irritações ao formar uma espécie de filme suavizante na área afetada da membrana mucosa.

Tanchagem emagrece?

A tanchagem pode auxiliar no emagrecimento, pois essa planta tem ação diurética. Isso significa que ela promove a eliminação do excesso de líquido presente no corpo, estimulando o aumento de volume da urina. Isso reduz o inchaço.

Sendo assim, é recomendável que se tome chá dessa planta todo dia, para que se complemente o exercício físico e a dieta com qualidade, gerando resultados mais eficazes.

Como usar

A tanchagem pode ser consumida de diversas maneiras, sendo uma planta bastante versátil e prática. As principais formas de uso são: chá, tintura, pomada e emplastro.

Cada um desses usos possui aplicações diferentes, sendo o mais comum deles, o chá dessa erva.

Como preparar o chá de tanchagem

Para preparar esse chá é muito simples. Pode ser feito em qualquer hora do dia, sem atrapalhar a sua rotina.

Ingredientes:

Folhas de tanchagem: 2 colheres (sopa) picadas em pedaços pequenos;
Água: 1 litro;

Modo de preparo:

  1. Misture todos os ingredientes e leve para o fogo;
  2. Quando levantar fervura, desligue o fogo e deixe o chá esfriar.

Contraindicações e cuidados

Essa planta não é recomendável para:

  • Diabéticos;
  • Pessoas com pressão baixa;
  • Gestantes.

Doses excessivas podem causar:

  • Queda de pressão;
  • Desarranjo intestinal;
  • Arritmia e parada cardíaca;

Além disso, o pólen pode causar alergia e as sementes podem gerar choque anafilático.

Para saber tudo sobre essa planta milagrosa, assista ao vídeo!

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

223 Comments Leave a Reply
    • no quintal tem muito na beira da rua tbm tem é época dela agora no meu jardim ja tem, mais não use da folha larga ela casou com outra erva, use a da folha mais comprida. a onde vende ervas natural tem pra vender seca, eu prefiro a natural pra usar com raiz e as folhas juntas. o nome dela é tanchais não sei se escrevi o nome certo é tanchais

  1. Serve pra quem teve derrame e não anda a minha avó ela ficou sem andar, minha mãe ouviu do médico dizer que ela ia ficar na cama pro resto dá vida,ela dava o chá da semente ela voltou a andar em poucos dias ele é maravilhoso !

  2. Certa vez uma senhora foi desenganada pelo médico, com câncer.A vizinha preocupada começou a fazer chá de tanchagem todos os dias e levar para a senhora que estava doente. A senhora que estava com câncer ficou completamente curada.

  3. Ensinaram minha filha para infecção ela conceguiu com uma senhora que tinha. Peguei um pedacinho com raiz. Plantei no jardim de casa está cheia de mudas. Vou colocar na salada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
hidratação para cabelos ressecados
Hidratação para cabelos ressecados: 4 receitas caseiras
chucrute em conserva
Como fazer chucrute em conserva