em

Bronquite: sintomas, causas e tratamentos da “tosse dos fumantes”

Doença atinge principalmente crianças e idosos e pode ser aguda ou crônica. Veja remédios caseiros contra bronquite.
causas da bronquite
Crédito: Freepik

Crianças e idosos estão entre os pacientes que mais sofrem de bronquite. Essa é uma doença que provoca a inflamação dos brônquios, responsáveis por conduzir o ar até os pulmões. O problema não chega a ser grave, mas é bastante incomodo e pode evoluir para pneumonia ou para outras doenças respiratórias, caso não seja tratado.

Causas da bronquite

Existem dois tipos de bronquite: a aguda, na qual os sintomas se manifestam e permanecem por algumas semanas, e a crônica, na qual o problema se manifesta por mais de três meses e pode ser carregado pelo resto da vida.

Os grupos mais atingidos pela versão aguda são:

  • Crianças;
  • Idosos;
  • Pacientes com imunidade baixa após ataque de vírus e bactérias;
  • Alérgicos que entraram em contato com substâncias irritantes, como pólen, ácaro ou fumaça.

Já o quadro crônico é comum a quem sofre de asma, de alergias e de doenças pulmonares obstrutivas, especialmente aquelas ligadas ao uso de cigarro e associadas ao enfisema pulmonar. O cigarro, inclusive, é a principal causa da doença, além de causar agravamento e evolução para o quadro crônico.

Tanto quem fuma quanto quem tem contato frequente com a fumaça pode sofrer do problema, que também é conhecido como tosse dos fumantes.

Como a doença age?

Os brônquios são os canais de condução do oxigênio e possuem milhares de cílios minúsculos responsáveis pela limpeza. Quando esses tubos de conexão inflamam, eles ficam mais contraídos e incham. Sua defesa é produzir mais muco para tentar limpar a área e continuar seu trabalho.

Os cílios, porém, não conseguem varrer o muco para fora das vias respiratórias, pois também  deixam de funcionar direito. A passagem de ar, então, fica obstruída e os sintomas se manifestam.

Sintomas da bronquite

sintomas da bronquite
Crédito: Freepik

A tosse é o principal sinal de que há algo de errado. Ela pode ser tanto seca quanto com muco. Outros sintomas incluem:

  • Falta de ar;
  • Chiado e dor no peito;
  • Pigarro constante;
  • Febre;
  • Irritação e inflamação na garganta.

O diagnóstico é feito com base nos sintomas do paciente e com base em exames clínicos, além do histórico de saúde. Pacientes que já sofreram de bronquite aguda têm mais chances de enfrentar a doença novamente.

Tratamento e remédios caseiros

Como a doença não chega a ser grave e envolve inflamação das vias respiratórias, o tratamento é feito com anti-inflamatório. Entre eles estão corticosteroides e broncodilatadores inalatórios.

No geral, a infecção se dá por vírus. Nos raros casos em que a causa é bacteriana, o paciente também deve se tratar com antibióticos prescritos pelo médico.

Além da medicação, é importante que o paciente se hidrate, faça inalações, use um vaporizador no quarto ou até uma bacia com água para deixar o ar úmido. É importante, ainda, evitar os fatores de risco, como ácaros e fumaça.

Remédios caseiros contra bronquite também ajudam no combate à doença, mas não devem substituir a medicação e muito menos a consulta com um profissional da saúde. Chá de gengibre com limão, xarope de cebola, alho e mel e óleos essenciais de eucalipto e alecrim são alternativas caseiras que minimizam os sintomas e aliviam a tosse.

Pacientes que fumam devem evitar o cigarro no período de tratamento. Inclusive, se quiserem que os sintomas acabem de vez, é necessário deixar o vício de lado. É importante também que os portadores da doença crônica se vacinem contra gripe.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
calda de pudim
Como fazer a calda de pudim perfeita para sua sobremesa
unhas decoradas com esmalte preto
6 Ideias de unhas decoradas com esmalte preto para você se inspirar!