chá de tanchagem
Crédito: Pixabay
em

Para que serve e como fazer chá de tanchagem

Essa planta é muito popular e contribui com o tratamento de diversos problemas de saúde.

Tanchagem é o nome de uma planta medicinal conhecida e muito utilizada em diversos países, em diferentes continentes. No Brasil ela também é conhecida por erva-de-ovelha, carrajá, tanchagem-terrestre, plantago e acatá. A razão para que o chá de tanchagem seja tão popular é que ele oferece muitos benefícios à saúde, por conta de suas inúmeras propriedades. Veja quais são, aprenda a receita e conheça os cuidados que deve ter antes de usar.

Benefícios do chá de tanchagem

benefícios chá de tanchagem à saúde
Crédito: Wikimedia

Para oferecer tantos benefícios à saúde, o chá de tanchagem possui propriedades que favorecem o bom funcionamento do organismo como um todo. Esse chá é adstringente, calmante de irritações, bactericida, expectorante, anti-inflamatório, desintoxicante, digestivo, sedativo, laxativo e diurético. Então veja de que forma essas propriedades se aplicam nos benefícios para a saúde.

1. Ajuda a tratar inflamações

Por conta do seu efeito anti-inflamatório, o chá de tanchagem é uma boa opção para fazer gargarejos e aliviar a dor e a irritação causadas por infecções na garganta e na boca, como as causadas pelas aftas, amigdalite, estomatite e gengivite. Nesse caso deve ser utilizado puro, sem adoçar.

2. Promove mais saúde para a pele

Para essa finalidade o chá pode e deve ser adoçado, mas com mel puro. Você irá fazer o chá, mas ao invés de tomar, irá aplicar na pele com um algodão. O objetivo é contribuir com o tratamento da acne. Ele deve ficar agindo sobre a pele afetada com a inflamação durante pelo menos 20 minutos.

3. Contribui com o tratamento da leucorreia

A leucorreia é um problema causado por uma inflamação do aparelho reprodutor feminino, que pode ser desencadeada por alergias ou pela proliferação de fungos e bactérias. Ele gera corrimento, ardência, coceira e irritação.

O tratamento para aliviar os sintomas é feito por meio do banho de assento com o chá. Mas lembre-se que esse tratamento não deve substituir a consulta ao ginecologista, apenas serve como coadjuvante no alívio dos sintomas.

4. Atua no tratamento de problemas respiratórios

Por ser uma infusão expectorante, anti-inflamatória, emoliente, calmante de irritações e bactericida, o chá de tanchagem ajuda a aliviar a tosse, bronquite e as irritações na membrana mucosa de boca e garganta, quando ocorrem por infecção na parte superior do sistema respiratório.

Chá de tanchagem emagrece?

Se oferece tantos benefícios à saúde, seria ótimo se o chá das folhas de tanchagem também contribuísse com o emagrecimento, e de fato, ele tem essa característica. Por ser uma planta com efeito diurético, o chá contribui para a eliminação do excesso de líquidos retidos no organismo, que causam inchaço e dificultam o emagrecimento.

Porém não há estudos que mostrem a eficiência do chá na eliminação de gordura, apenas no excesso de líquidos. Então ele deve ser utilizado dentro de uma dieta balanceada e em combinação com a prática de atividade física para que se perceba seu efeito.

Pode ter efeitos colaterais?

Sim, existem alguns efeitos colaterais que algumas pessoas podem sentir ao fazer uso desse chá, como sonolência, desidratação e cólica intestinal. Há mais chances de esses efeitos acontecerem caso tome uma quantidade excessiva do chá. Se tiver algum desses efeitos, o uso do chá deverá ser suspendido imediatamente e deverá ir ao hospital.

Como e quando tomar esse chá?

O chá não deve ser utilizado como único tratamento de saúde, mas sim como coadjuvante do tratamento médico. Mesmo tendo alguns de seus efeitos conferidos por tantos pesquisadores, ainda faz parte do grupo de plantas da medicina popular.

Então, conforme a gravidade do problema a ser tratado, poderá tomar o chá enquanto a consulta médica não chega e, depois, durante o tratamento médico, se o doutor concordar com a utilização. O chá é um reforço, e não uma solução garantida para a cura.

Mas de modo geral, pode começar a tomá-lo assim que os sintomas das doenças para as quais ele é recomendado começarem a surgir. Para fazer um uso seguro, veja nos próximos tópicos quais são os cuidados e contraindicações.

Como fazer chá de tanchagem: passo a passo

como fazer chá de tanchagem
Crédito: Pxhere

Assim como qualquer chá, essa versão é muito simples de fazer. Se possível tenha folhas frescas, mas também pode utilizar as desidratadas compradas prontas.

Ingredientes

  • Água: 1 litro;
  • Folhas de tanchagem: 20 gramas.

Modo de preparo

1. Coloque a água para ferver e desligue o fogo assim que levantar fervura.

2. Em seguida, coloque as folhas de tanchagem dentro do recipiente, tampe e deixe descansar or três minutos.

3. Depois é só coar e beber. Dependendo do problema a ser tratado, pode adicionar um pouco de mel, como no caso do tratamento para a acne, em que deverá aplicar o chá nas áreas afetadas na pele.

Cuidados a ter antes de usar

Deve-se evitar fazer o uso do chá de tanchagem caso já esteja tomando qualquer tipo de medicação, controlada ou não. Nesse caso, a forma mais segura de usar é depois de consultar seu médico. Isso porque, conforme o tipo de remédio, a planta pode causar alguma interação e acabar intensificando ou cortando o efeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

água de linhaça

Benefícios da água de linhaça para a saúde

cabelo de milho

Cabelo de milho: conheça os benefícios para a saúde