em

AmeiAmei

Água de abacaxi: conheça os benefícios de preparar essa bebida

Saiba como esse ingrediente pode colaborar para a manutenção da saúde do corpo
água de abacaxi
Crédito: Pixabay

A água de abacaxi é um ingrediente bastante popular nos setores de alimentação saudável, pois promove diversos benefícios para o funcionamento do organismo. Se acompanhada de uma alimentação equilibrada e da prática de exercícios físicos, as vantagens podem ser potencializadas.

Benefícios da água de abacaxi

O abacaxi é rico em vitaminas A, B e C, além de possuir um alto teor de fibras. Porém, há um componente que ocupa uma função de destaque em relação à água de abacaxi: a bromelina. Essa enzima é utilizada até em suplementos e gera diversas vantagens para quem a consome. Então, confira abaixo os benefícios dessa poderosa água.

1. Anti-inflamatório

Essa propriedade faz com que ele combata problemas como sinusite e bronquite. A bromelina presente na água de abacaxi estimula a produção de granulócitos macrófagos que estimula as células de defesa do organismo. Por conta disso, o artigo da Biomedical Reports até indicou que essa substância poderia combater a artrite reumatoide.

2. Antifúngico

água de abacaxi
Crédito: Santa Melancia

A bromelina presente na água de abacaxi também serve como agente para o combate da candidíase, pois ela atua diretamente incentivando a ação dos fagócitos, o que inibe a ação fúngica. Além disso, ela auxilia no combate a algumas bactérias, pois possui propriedades antissépticas.

3. Protege a visão

A água feita com base nessa fruta é excelente para a manutenção de uma boa visão, pois é rica em vitamina A e vitamina C que possuem propriedades antioxidantes que combatem os desgastes gerados nas células dessa região pelos radicais livres. Desse modo, ela combate o processo de degeneração macular e é bem conhecida por retardar os efeitos da catarata.

Como cuidar das saúde dos olhos

4. Mantém o fígado saudável

Essa bebida possui um efeito desintoxicante e atua diretamente na eliminação de impurezas do organismo. Assim, ela previne que órgãos, como o seu fígado, sejam sobrecarregados. Pois realiza o processo de eliminação de toxinas do corpo. Por isso, ela contribui diretamente para a saúde de seu e gera a circulação de componentes mais puros pela corrente sanguínea.

5. Boa para os rins

Outro órgão favorecido pelo consumo dessa bebida são os rins que aproveitam o efeito diurético da água de abacaxi para terem maior desempenho na eliminação do ácido úrico. O ácido úrico alto é tóxico e, pode provocar uma doença chamada de Gota. Assim, com essa bebida auxiliando diretamente na remoção de toxinas do corpo, o rim é menos sobrecarregado e pode funcionar com mais desempenho e saúde.

Emagrece?

água de abacaxi
Crédito: Melhor com Saúde

Sim, a água de abacaxi auxilia diretamente no processo de emagrecimento! Isso se deve ao fato de que ela possui propriedades termogênicas que fazem com que o metabolismo seja acelerado. Desta forma, a queima de gordura localizada é favorecida. Além disso, ela é diurética e elimina o excesso de líquidos no corpo que gera o inchaço.

Finalmente, o terceiro fator que propicia o emagrecimento é que o abacaxi é rico em fibras, o que gera saciedade e elimina a fome em momentos desnecessários, o que facilita na manutenção do deficit calórico.

Porém, lembre-se que essa bebida por si só não é suficiente para que haja o emagrecimento completo. Afinal, esse é um processo que exige mudanças em diversas partes da vida, como exercícios e alimentação saudável.

Como fazer água de abacaxi

Se você pretende usufruir dos benefícios da água de abacaxi, tanto para o emagrecimento, quanto para o restante das funções corpóreas, essa receita é para você! Pensando nisso, confira a receita abaixo de como preparar essa bebida em casa.

Ingredientes

Abacaxi: 1 unidade (médio; maduro);
Hortelã: 5 folhas;
Água: 1 litro.

Modo de preparo

  1. Coloque a água em uma jarra de vidro.
  2. Corte o abacaxi (sem a casca) e coloque na jarra de água.
  3. Pique as folhas de hortelão ao meio e adicione à mistura.
  4. Tampe a jarra e deixe na geladeira por 10 horas.
  5. Beba essa água ao longo do dia, preferencialmente antes e depois das refeições.
  6. Quando acabar, faça com novos ingredientes, não reutilize (devido aos nutrientes perdidos).

Como e quando beber

água de abacaxi
Crédito: Monitorul de Botoșani

Para usufruir dos melhores resultados dessa bebida, você deve bebe-la ao natural, sem o acréscimo de aditivos. Além disso, é importante que a beba em horários determinados, principalmente antes das grandes refeições, para que gere saciedade e ative o metabolismo.

O melhor horário para se ingerir essa bebida é durante o jejum, já que isso potencializará a queima de gordura e irá ativar o metabolismo logo de manhã cedo. Evite ingerir essa bebida junto com alimentos simultaneamente.

Cuidado e contraindicações

Antes de consumir essa bebida é importante que se você tiver algum tipo de alergia ou estiver consumido algum remédio consulte um médico. Afinal, a bromelina pode reagir de modo indevido com alguns fármacos e a alergia pode gerar sufocamentos, tendo como sintomas a coceira e o inchaço.

Se você possui refluxo ou úlceras também não deve consumir esse produto, devido ao seu teor ácido que pode agravar esses problemas gastrointestinais. Por sinal, esse teor ácido deve ser levado em consideração para que a pessoa não ingira essa bebida em excesso.

9 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
andar descalço
Andar descalço faz bem para a saúde – Conheça os benefícios
Cisto no ovário: sintomas e causas