em

AmeiAmei

10 Sintomas de refluxo em adulto e em bebê

Você já acordou à noite com uma queimação terrível na altura do esôfago? Se a sua resposta é sim, é provável que você sofra de refluxo
sintomas de refluxo
Crédito: Freepik

As doenças do estômago e do esôfago são cada vez mais comuns. A vida corrida, a falta de cuidado com a alimentação e as poucas horas de sono são apenas alguns dos gatilhos para este mal que pode surgir com diferentes sinais. Conheça os sintomas de refluxo e previna-se.

Se você vem sofrendo com isso, é importante que entenda um pouco mais sobre o que pode estar acontecendo.

Todos os dias você toma o café da manhã, almoço, jantar e pequenos lanches. Depois de mastigar e ingerir os alimentos, elas descem pela faringe e passam pelo esôfago, que é a ligação que leva até o estômago.

Porém, para controlar a passagem dos alimentos, existe uma pequena válvula que ajuda a evitar a passagem do suco gástrico no esôfago, pois este líquido é altamente irritante para a mucosa que reveste esta região.

O refluxo gastroesofágico pode surgir a partir da falta do “controle” desta válvula. Ou seja, por alguma fraqueza ou alteração muscular, surge alguma falha no controle e isso permite que o suco gástrico chegue ao esôfago e, em casos mais graves, até a laringe.

Um dos maiores agravantes para o refluxo são refeições mal divididas ao longo do dia. É fundamental tomar um café da manhã completo, almoçar bem e comer algo mais leve na hora do jantar.

Se você usa roupas apertadas, fique atento: a pressão abdominal que elas causam pode agravar os sintomas de refluxo que você verá a seguir.

Sintomas de refluxo

1. Azia

A azia é um dos primeiros e mais comuns sintomas do refluxo. Ela se assemelha a um peso ou ardor na região do estômago, como se o alimento não estivesse sendo digerido corretamente.

2. Dor no tórax

A dor semelhante a uma queimação no tórax, também é muito recorrente. Em alguns casos, a dor chega ser tão forte que a pessoa pode achar que está tendo algo semelhante a um infarto.

3. Tosse persistente

sintomas de refluxo tosse
Crédito: Freepik

Quando o suco gástrico atinge a região da laringe, o refluxo pode apresentar uma tosse seca que deixa os pacientes ainda mais confusos, pensando se tratar de alguma virose.

4. Problemas para dormir

Os sintomas do refluxo costumam aparecer com mais intensidade quando a pessoa está deitada. Esta posição é favorável para esta “passagem” do suco gástrico. Ao mesmo tempo, isso não impede que os sintomas sejam percebidos ao longo do dia, principalmente depois de cada refeição.

5. Dor na garganta e pigarro

Quando o ácido do estômago atinge a garganta inúmeras vezes, isso acaba causando pequenas lesões que podem inflamar e causar bastante dor.

O pigarro também pode acontecer, dada a produção de muco no local, estimulado pelas lesões locais.

Diagnóstico e tratamento

Se você tem sentido esses sintomas de refluxo, é hora de procurar um médico especialista, o gastroenterologista. A partir de um exame que chama pHmetria, pode-se diagnosticar a doença.

Já o tratamento pode variar para cada paciente e gravidade do caso. Nas situações mais simples, a utilização de remédios e mudança da dieta alimentar pode ser o suficiente. Para aqueles em casos crônicos, a cirurgia pode ser a única solução.

Lembre-se que em qualquer situação é indispensável consultar o seu médico e seguir as orientações do profissional.

Sintomas de refluxo em bebê

refluxo em bebê
Crédito: Unsplash

Mais difícil de diagnosticar, o refluxo em bebês é mais comum do que você imagina. Como o corpinho ainda está em formação, há grandes chances de cura quando estiver mais maduro.

Um dos sintomas é a irritação constante, com dificuldade para comer e, às vezes, de respirar, vomitando e regurgitando mais do que o normal.

Lembre que é normal que ele esteja regurgitando depois de mamar e arrotar, pois a válvula que controla esse movimento ainda está se adaptando, melhorando bastante após os 6 meses de idade.

Nos bebês que apresentam refluxo, normalmente ficam 100% curados com um ano e meio, fase em que o corpo já está mais treinado e resistente.

Causas

Ao contrário do que se acredita, o refluxo não é causado por um excesso de ácido no estômago. Na realidade, ele pode ser desencadeado por diversos fatores.

1. Pouco ácido estomacal

Exatamente o contrário do que se imagina, a ausência de ácido no estômago pode levar a uma demora no processo digestivo, levando também ao refluxo.

2. Hérnia de hiato

Como ela se forma junto ao diafragma, o aumento do seu tamanho causa pressão sobre a válvula, permitindo assim que um pouco do ácido do estômago escape.

3. Gestação

Durante a gestação, como o útero está dilatado, há uma maior pressão sobre o diafragma, fazendo com que o ácido seja liberado, causando o refluxo na gravidez.

4. Comer demais

Se você colocar muito mais comida no seu estômago do que ele é capaz de aceitar, certamente haverá muita pressão no diafragma, fazendo com que o ácido estomacal retorne.

5. Remédios

Existem alguns tipos específicos de remédios que podem ter como reação o desenvolvimento temporário do refluxo, sendo eles o ibuprofeno, aspirina, remédios para a pressão e relaxantes musculares.

Refluxo tem cura?

Sim, tem cura, porém não é tão simples. A depender da gravidade, bastam algumas mudanças na alimentação e nos hábitos rotineiros ou, se mais sério, pode ser necessária a cirurgia.

Medicamentos também podem ser utilizados por um período, mas a cura vem da mudança no estilo de vida, principalmente no que diz respeito à alimentação.

A cirurgia não é tão complexa, sendo realizado um fortalecimento da válvula, para que ela possa suportar a pressão e realizar seu trabalho com eficácia.

Entenda mais sobre o refluxo em bebês no vídeo:

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

menina de 2 anos pede cuscuz na Disney
Menina de 2 anos pede cuscuz na Disney e viraliza
doenças causadas pela má alimentação
7 Doenças causadas pela má alimentação e como evitá-las