em

10 tratamentos naturais para rosácea e como usá-los

Apesar da rosácea não ter cura, é possível atenuar os sintomas através de remédios caseiros e naturais
tratamento natural para rosácea
Crédito: Wikimedia Commons

Experimente tratamentos naturais para rosácea e atenue os seus sintomas, para conviver melhor com essa doença de pele, que não tem cura. Lembre-se de consultar o seu médico e solicitar orientações antes de começar a usar qualquer tipo de medicamento ou tratamento. Tudo irá depender do grau de evolução da doença e cada organismo pode reagir de forma diferente.

Melhores tratamentos naturais para rosácea

tratamento natural para rosácea
Crédito: QMD

A rosácea é uma condição crônica da pele, que incide no rosto, sobretudo nas bochechas e nariz.
Ocorre devido a inflamações ou ao inchaço dos vasos sanguíneos que ficam por baixo da pele. A sua principal consequência é a vermelhidão na região e, por vezes, erupções (facilmente confundicas com a acne).

Apesar dessa doença ser comum nas mulheres, também pode se manifestar nos homens. Quando ocorre, os sintomas são ainda mais intensos. Portanto, se notar a possibilidade da doença, consulte um dermatologista, profissional capacitado para diagnosticar e indicar o tratamento mais adequado.

Tente perceber o que desencadeou a crise de rosácea. As razões podem ser variadas, tais como os extremos climáticos como frio e calor, consumo de bebidas álcool, estresse e cansaço e até mesmo os condimentos e temperos fortes. Dessa forma você conseguirá evitar novas crises e, conciliada com os tratamentos adequados, ter uma melhor qualidade de vida.

Existem alguns tratamentos naturais para rosácea que você pode utilizar para atenuar os sintomas da doença. Aprenda:

1. Máscara de pepino

tratamento natural para rosácea
Crédito: Beleza Feminina

A máscara de pepino é um dos tratamentos naturais para rosácea que ajuda a combater a vermelhidão da pele, uma vez que, além de hidratar, ajuda a brir os poros, diminuindo a dilatação dos vasos sanguíneos.  O pepino é um fruto rico nutrientes e abundante em água, na sua composição. Ou seja, ajuda a hidratar e recuperar a tonacidade da pele.

Ingredientes

Pepino: 1 unidade;
Azeite de oliva: 1 colher (sopa);

Modo de preparo

  1. Descasque o pepino médio, coloque no liquidificador e misture com o azeite;
  2. Aplique a máscara sobre o rosto e deixe atuar durante 25 minutos;
  3. Lave a rosto com água corrente, sem sabonete.

Faça o uso dessa receita 2 vezes por semana, quando os sintomas estiverem mais fortes. Caso contrário, utilize-a apenas 1 vez no mês.

2. Óleo de coco

O óleo de coco é um poderoso anti-inflamatório e antimicrobiano natural e pode ser utilizado como um dos tratamentos naturais para rosácea, seja com a sua ingestão ou mesmo diretamente na pele do rosto.

No primeiro caso, basta substituir o azeite ou óleo na hora de preparar a sua refeição pelo óleo de coco. Ele ajuda a reduzir a inflamação no intestino e, consequentemente, faz com que haja menor absorção da gordura dos alimentos processados (que são prejudiciais ao organismo).

Se preferir utilizar na pele, basta passar uma fina camada a noite, deixar agir por 30 minutos e então larar com sabonete neutro e hidratar como de costume. Ele irá ajudar a reduzir a vermelhidão da pele e formará uma película protetora. Mas atenção, não deve ser utilizado se for sair no sol.

3. Gel de Babosa (aloe vera)

tratamento natural para rosácea
Crédito: Weal

O gel extraído da babosa está dentre os melhores tratamentos naturais para rosácea por ser uma planta rica em minerais, vitaminas, aminoácidos e água. Ajuda a hidratar e combater processos inflamatórios, além de atenuar os sintomas da doença.

Para extrair o gel dessa planta, você deve cortar uma folha e lavar em água corrente. Em seguida, deve-se cortar a lateral com um faca, em toda a sua extensão (para abrir). Na parte mais grossa (proximo da raiz), vá puxando até separar a casca. Segure na parte mais fina e, com ajuda de uma colher, raspe o gel.

Passe o gel no rosto e deixe atuar por 15 minutos e lave como de costume. Mas lembre-se de fazer um teste no braço, para garantir que você não tem nenhum tipo de alergia ou irritação. E não saia ao sol com o produto no rosto!

4. Chá verde

O chá verde possui em sua composição a catequina, que exerce ação antioxidante no organismo. É também um poderoso anti-inflamatório e ajuda a combater o envelhecimento da pele. Aproveite o ingrediente de duas formas como um dos tratamentos naturais para rosácea: tomando (chá) ou aplicando diretamente na pele (compressa).

Aprenda a fazer chá verde de formas variadas

5. Farinha de aveia

tratamento natural para rosácea
Crédito: The Style Pixie

A aveia vai ajudar a reduzir o inchaço e a vermelhidão, acalmando a pele e, auxiliando como um dos tratamentos naturais para rosácea. Além disso, ela promove a renovação dos tecidos, combatendo os radicais livres e evitando o envelhecimento precoce.

Basta misturar 1 colher de sopa de farinha de aveia com água (adicione aos poucos) até virar uma pasta. Passe no rosto limpo e deixe agir por 20-30 minutos. Lave e hidrate como de costume.

6. Alho

Alguns dos benefícios do alho estão relacionados a proteção e fortalecimento do organismo, por meio do sistema imunológico. Além disso ele ajuda a desintoxicar e rejuvenesce a pele, possui efeito anti-inflamatório e de combate a acne.

Portanto, para usufruir deste, como um dos tratamentos naturais para rosácea, basta acrescentá-lo na sua rotina diária de alimentação equilibrada. Ele pode ser ingerido cru ou como tempero. Há também quem opte pelo chá de alho.

7. Água de rosas

tratamento natural para rosácea
Crédito: MCC Cosmetic

A água de rosas é um dos tratamentos para rosácea que pode ser aplicado diretamente na pele, tanto para aliviar a vermelhidão causada pela doença, quanto para hidratá-la. Aprenda como fazer água de rosas e, sempre que acontecerem as crises, você poderá lavar o rosto com esse produto, de 2 a 3 vezes no dia, para atuar como anti-inflamatório.

8. Açafrão

Um dos tratamentos naturais para rosácea é com açafrão. Um poderoso anti-inflamatório que ajuda a atenuar os sintomas da doença devido a sua ação antioxidantes, que promove a renovação celular. Além disso também age como antisséptico natual para a pele. Você pode consumílo na forma de tempero ou então preparando o próprio chá de açafrão.

9. Máscara de mel

tratamento natural para rosácea
Crédito: Vanitatis

O mel possui propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias que contribuem para diminuir os sintomas, tornando-se um dos melhores tratamentos naturais para rosácea. Após o uso, a sua pele também ficará nutrida, hidratada e macia. Basta passar uma fina camada na pele e deixar atuar por 20-30 minutos e depois lavar normalmente.

10. Óleo de lavanda

Dentre os benefícios do óleo de lavanda para a pele estão a sua ação anti-séptica, anti-inflamatória e calmante. Por isso é considerado como um dos tratamentos naturais para rosácea, uma vez que diminui o inchaço e a vermelhidão causada pelos vasos sanguíneos dilatados. Mas atenção! Esse produto pode causar irritação na pele de algumas pessoas. Faça o teste no seu braço, antes de usar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
Homem converte navio de cruzeiro em abrigo para sem-tetos
Alemão perde licença de arma depois de levar um tiro do próprio cachorro
Alemão perde licença de arma depois de levar um tiro do próprio cachorro