em

As propriedades do mel, da própolis e da geleia real

Mel, própolis e geleia real: conhece as diferenças? Saiba mais sobre estes produtos naturais com muitos benefícios para a sua saúde. Contamos com a ajuda de uma nutricionista que nos fala desta matéria!

Propriedades do mel

O mel contém alto valor glicêmico e é energético. Trata-se de um produto natural muito vitaminado e nutritivo. As vitaminas do complexo B estão muito presentes no mel. Ele igualmente é composto por vitamina C e minerais como potássio, magnésio, enxofre, ferro, cobre, manganês e cálcio.

Você deve, com certeza, conhecer o mel escuro e o mel claro. Essa tonalidade deriva, na verdade, da floração. Por norma, o mel mais claro é mais suave mas, o mel escuro tem maior quantidade de minerais, quase o dobro.

O seu poder analgésico, anti-inflamatório, expectorante, sedativo e antibacteriano faz dele um remédio natural excelente para tratar problemas respiratórios e de garganta. Usar mel como adoçante é bem mais saudável, com uma utilização acertada. Em relação à cristalização do mel, estudos comprovados mostram que não existem diferenças na qualidade deste produto, seja líquido ou cristalizado.

De acordo com a Anvisa

Segundo a Anvisa, o mel é desaconselhado a bebês com menos de um ano, isto por que a flora intestinal deles ainda não está preparada para lidar com os esporos de uma bactéria chamada Clostridium botulinum, capaz de provocar botulismo intestinal.

Propriedades da própolis

Falando da própolis, ela provém da colmeia, mais propriamente do exsudado da resina de plantas que as abelhas capturam. Curioso é que as próprias abelhas untam a colmeia com própolis por causa da sua ação antisséptica.

A própolis é usada há muito tempo devido às suas propriedades terapêuticas. Ela reforça a imunidade, lutando contra bactérias nocivas e estimulando as boas. Os seus elementos antifúngico, anti-inflamatório e antisséptico fazem da própolis um produto natural bem proveitoso. Ela cuida da pele, protege o fígado e previne câncer. Você pode comprá-la em farmácias e só necessita diluí-la em água para poder tomar.

Propriedades da geleia real

Por outro lado, a geleia real é removida das glândulas por faringe-mandibular das abelhas operárias e surge da digestão em parte do pólen e do mel. A alimentação faz com que a abelha-rainha e a abelha operária sejam diferenciadas. A rainha toma geleia real sempre e a operária se alimenta de mel.

Esta geleia está associada à fertilidade e à longevidade. Ela é formada por proteínas, água, aminoácidos e um ácido graxo específico, que fortalece a qualidade deste alimento. Ela consegue desinflamar, regular o colesterol e ajuda a tratar depressões. Mais, tem efeitos cicatrizantes e controla hipertensão, assim como pode prevenir a osteoporose e ajudar mulheres em menopausa. Contudo, antes de tomar geleia real, você deve consultar um profissional e realizar um teste cutâneo.

Faça sempre opções mais naturais e use mais vezes o mel, é nosso conselho! Este adoçante natural ser-lhe-á muito vantajoso, como pôde ler!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
Os mitos sobre o crescimento rápido dos fios!
Receita do popular suco verde emagrecedor