em

AmeiAmei EstranhoEstranho

Rosácea: o que é, causas, tipos e tratamentos para aliviar os sintomas

Você sabe o que é rosácea? Conheça um pouco mais sobre essa doença, suas causas e possíveis tratamentos
rosácea
Crédito: Wikipédia

A rosácea é um distúrbio na pele do rosto, que pode atingir principalmente as mulheres, na faixa dos 30-60 anos, mas também os homens.

O problema se manifesta normalmente na região do nariz e das bochechas, onde a pele fica mais fina e sensível, com vermelhidão e pequenos vasinhos a mostra.

Seus principais sintomas são a impressão de que uma onda de calor invadiu o rosto, com dilatação dos vasos sanguíneos, com edemas, nódulos, placas e espessamento do nariz e maçãs do rosto.

Pode também causar irritação, ressecamento, inflamação e outros problemas nos olhos.

Principais causas da rosácea

A rosácea não tem uma causa reconhecida, mas alguns indícios levam a uma origem de cunho genético, principalmente de descendentes de europeus.

O estresse pode também influenciar no surgimento ou agravamento da doença, devido a baixa da imunidade.

Percebe-se a atuação do ácaro Demodex folliculorum e da bactéria Bacillus oleronius no surgimento da doença, normalmente identificada por pápulas e pústulas.

Como ter uma rotina de cuidados com a pele

Tipos de rosácea

tratamento natural para rosácea
Crédito: QMD

Existem alguns subtipos dessa doença. Veja quais são e suas principais características:

1. Eritemato telangectasica – Subtipo1

Nesse tipo de rosácea, o rosto fica avermelhado e com vasos dilatados, principalmente no meio. Provoca a sensação de formigamento ou “agulhadas”, além da reação negativa a uma boa parte dos cremes.

2. Papulopustuloso – Subtipo2

Nesse caso, além da vermelhidão, aparecem pústulas e pápulas por todo o rosto, sendo muitas vezes confundida com acne. Essa é mais comum em homens do que mulheres, concentrando-se na região do nariz e maçãs do rosto.

3. Fimatoso (Rinofima) – Subtipo3

Mais difícil de tratar, essa rosácea inflama a pele do rosto, fazendo com que se torne menos fina e maleável, irrigando mais as glândulas sebáceas. Os homens tendem a ter o tamanho do nariz aumentado, bem como complicações no queixo, olhos e até orelhas. Tudo isto devido ao aumento da irrigação e inflamação.

4. Ocular – Suptipo4:

Como o próprio nome já diz, ela atinge a região dos olhos, caracterizando-se pela descamação da pálpebra e dos cílios, oriunda de um processo inflamatório. Esse é o tipo mais grave da doença, pois pode levar a perda total da capacidade de enxergar.

Rosácea tem cura?

rosácea
Crédito: Lipstutorial

Não existe cura para a rosácea, por isso é necessário ter alguns cuidados, evitando a complicação ou agravamento da irritação da pele. Evitar ingredientes apimentados e quentes, exercícios físicos praticados em espaços fechados, consumo de álcool e sol em excesso é o recomendado.

Conheça os principais alimentos anti-inflamatórios 

Qual médico consultar e quando

Assim que surgirem os primeiros sintomas, como coceira, “alfinetadas”, vermelhidão, vasos dilatados ou calor no rosto, procure um médico.

O especialista para te ajudar a tratar a rosácea é o dermatologista, sendo ele responsável por te explicar todo o funcionamento, o que deve ser feito e como amenizar a mesma.

Tratamentos

Depois de consultar um dermatologista, ele irá te indicar quais são os produtos perfeitos para controlar a doença, de acordo com seu tipo de pele.

Poderá ser indicado o uso de sabonetes especiais, protetor solar específico para o rosto, antibióticos e antiparasitários.

Outros medicamentos podem ser administrados, bem como tratamentos como o laser ou luz pulsada, radiofrequência, dermoabrasão e outros, sempre com recomendação médica.

Também há a possibilidade de amenizar os sintomas da doenças com tratamentos naturais para rosácea. Mas lembre-se de consultar o médico antes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
esmalte durar mais
Como fazer o esmalte durar mais
semente de damasco
Sementes de damasco: propriedades e benefícios para a saúde