em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Óleo de coco: benefícios para a saúde, para a beleza e mais

Depois de ler sobre os benefícios e as aplicações do óleo de coco, você vai ficar completamente dependente dele!
benefícios do óleo de coco para a saúde
Crédito: Pxhere

O óleo de coco chegou para ficar e ninguém tem dúvidas disso. Aliás, parece até que tudo hoje em dia é feito a partir de coco. É farinha, água, molho, leite e uma infinidade de produtos à base da fruta.

Pertencente à família Arecaceae (Palmae), o óleo vegetal é muito rico em ácidos graxos saudáveis. No entanto, a composição da gordura varia, dependendo do tipo e do processamento do produto. O que é certo é que o óleo do coco pode ser usado para literalmente tudo: emagrecer, melhorar o cabelo, diminuir o colesterol, deixar a pele macia e muito mais.

Benefícios do óleo de coco

benefícios do óleo de coco
Crédito: Pxhere

Além de ser acessível, o alimento é ainda um aliado no combate ao câncer. Ele também atua como um anti-inflamatório natural e pode ser usado como antimicrobiano, combatendo as infecções. Ele facilita a absorção de nutrientes, tais como vitaminas e minerais, além de não ser tóxico.

Ele pode ser utilizado por grávidas, crianças e até animais de estimação. Confira abaixo alguns dos muitos benefícios desse alimento para a sua saúde e a sua beleza:

1. Fonte saudável de energia

Os ácidos graxos de cadeia média (AGCD) são facilmente digeridos e absorvidos pelo corpo. Significa, basicamente, que esses ácidos podem ser utilizados pelo nosso cérebro como uma fonte de energia boa.

Eles se transformam também em cetonas, contribuindo para a cetose, um processo importante para o sistema nervoso central. Livre de carboidratos, a gordura proveniente desse óleo é tão benéfica que até há quem a coloque no cafezinho, para potencializar a memória, o emagrecimento e a concentração.

2. Rejuvenescedor

É um excelente cosmético. Ele inclusive potencializa outros produtos de beleza. Você pode misturá-lo ao Bepantol ou ao Creme Nivea, por exemplo, para criar cremes rejuvenescedores e clareadores.

Usar o produto no rosto e no corpo diminui a incidência de manchas e de sardas da idade e ainda protege você da ação maléfica dos raios ultravioletas.

3. Pós-barba natural

No ato de barbear, ele auxilia na cura da pele, sem obstruir os poros. Isso faz com que você evite o surgimento de pelos encravados e irritações.

Ele é ótimo ainda para tratar a vermelidão provocada pela lâmina. Pode aplicá-lo na região misturado com o seu creme pós-barba, para melhorar o efeito e a absorção.

4. Evita alopecia e previne a calvice

óleo de coco para alopecia
Crédito: Unsplash

Esse óleo oferece regeneração celular e, por isso, pode ser utilizado na prevenção da calvice. Notou o surgimento de alopecia? Misture uma colher de sopa de óleo de coco com a mesma medida de óleo de rícino, aqueça por 15 segundos no micro-ondas, espere esfriar e aplique no couro cabeludo.

Se fizer isso e dormir com a umectação capilar de um dia para o outro uma vez por semana, evitará a calvice, as crises de alopecia e a queda de cabelo.

5. Cicatrizante e eficaz contra contusões

Caiu, bateu e ficou roxo? Aplique o óleo diretamente sobre a contusão. Ele melhora o processo de cicatrização, reduzindo o inchaço e a vermelhidão. Também funciona bem em caso de queimaduras, tanto solares como acidentais.

A substância reduz as chances de cicatrizes permanentes, pois regenera a pele e hidrata-a. Nos lábios atua com mais eficácia que a manteiga de cacau e a vaselina. Além disso possui Fator de Proteção Solar (FPS), baixo, mas eficiente.

6. Alivia picadas de insetos

Sabe aquela picada de mosquito que nunca cura? Passe óleo nela. Isso aliviará a coceira e sensação de queimação imediatamente. Ele também atua como antibacteriano, impedindo que a zona fique infeccionada e infectada.

Para que a aplicação seja mais efetiva, após passar o óleo, cubra a picada com uma bandagem ou gaze.

7. Cura problemas no couro cabeludo

O couro cabeludo acumula sujeira e é um local propício a desenvolver doenças. Surpreso? Mas se você dorme de cabelo molhado, enrola a cabeça na toalha depois do banho ou fica muito tempo sem lavar o cabelo, está sujeito a ter seborreia, caspa e outros problemas.

Apesar de ser um óleo, ele ajuda a controlar a secreção oleosa natural a partir do couro cabeludo, uma das principais causas da caspa, sem deixar o cabelo seco. Você pode aplicá-lo todos os dias no couro cabeludo mesmo e dormir com a umectação. No dia seguinte, lave bem para remover o excesso. Em alguns dias notará a diferença.

E mais! O produto afasta também os piolhos!

8. Desodorante caseiro

óleo de coco desodorante natural
Crédito: Freepik

Além de agir como desodorante natural, o óleo do coco é também um fixador de perfumes e fragâncias. Passar um pouco da substância no corpo antes de se perfumar faz com que a sua pele absorva o cheiro do perfume e fique perfumada por muito mais tempo.

Para ter um desodorante mais eficaz, misture a mesma medida de óleo de coco com bicarbonato de sódio e aplique nas axilas após o banho.

9. Previne assaduras em bebês

É um ótimo creme para usar na troca de fraldas, muito reconfortante em casos de assaduras, e livre de produtos químicos. Nada como oferecer ao seu bebê todo o cuidado e o carinho que ele merece por meio do poder da natureza.

10. Adeus olheiras

Aplique nos olhos para reduzir inchaço, bolsas e rugas. Use sobre as pálpebras à noite e no dia seguinte você verá como funciona. As propriedades desse óleo fazem com que as microveias da região tenham melhor circulação sanguínea.

Em peles mais secas, ele também pode ser usado como removedor de maquiagem.

11. Evita a formação de estrias

Por ser natural e 100% seguro, o óleo é uma das melhores formas de prevenir estrias em grávidas. Ele também ajuda a reduzir estrias avermelhadas. Esse líquido é bom para nutrir peles danificadas. Pode não ser a solução mágica da cura de estrias, mas vai ajudar.

12. Aumenta a produção de leite materno

Por aumentar a absorção do cálcio pelo organismo, o óleo auxilia na produção do leite materno. Para mães amamentando, basta consumir uma colher de sopa e meia de óleo diariamente. Isso vai enriquecer a sua oferta de leite.

13. Emagrecedor

óleo de coco emagrece mesmo
Crédito: Unsplash

O consumo via oral dessa fonte de gordura ajuda a emeagrecer. Isso mesmo, o óleo de coco é ótimo para quem está de dieta. Ele aumenta a sensação de saciedade, reduz a gordura visceral, acelera o metabolismo e estimula o sistema digestivo.

Ingerir duas colheres de sopa por dia do produto pode trazer muitos efeitos benéficos a quem está brigado com a balança. Isso porque ele contém triglicerídeos de cadeia média (TCM). Esses ácidos graxos fazem com que você queime mais calorias, aumentando significativamente a sua taxa metabólica.

14. Melhora os ossos e dentes

O óleo de coco ajuda na absorção de cálcio e de magnésio, o que conduz a um melhor desenvolvimento de ossos e de dentes. Isso ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças como a artrite e a osteoporose.

15. É digestivo e protetor da vesícula

As gorduras saturadas do óleo de coco ajudam a controlar parasitas e fungos, que causam indigestão e outros problemas relacionados, como a Síndrome do Intestino Irritável. Elas atuam ainda na absorção de vitaminas, de minerais e de aminoácidos, tornando o organismo mais saudável.

Seu uso após as refeições diminui o refluxo ácido e evita a formação de gases e flatulências. Isso porque ele age como um leve antimicrobiano, a fim de restabelecer a flora intestinal. Por isso o consumo desse produto limita o crescimento da bactéria H. Pylori, responsável por úlceras e inflamações no estômago.

Na vesícula, ele aumenta o fluxo biliar, evitando a formação de pedras e cálculos. O que por consequência também melhora o fígado.

16. Melhora o colesterol e a circulação sanguínea

Já foi cientificamente comprovado que a ingestão de ácidos graxos de fontes vegetais, como essa, influencia diretamente na saúde cardíaca e na diminuição do mau colesterol. Tanto é que é considerada atualmente a melhor gordura para cozinhar alimentos, já que 87% da sua composição é saturada.

As gorduras do tipo saturadas são aquelas que conservam a estrutura quando aquecidas, mesmo a muito altas temperaturas. Isso impede que o óleo de coco seja convertido em compostos tóxicos ao ser cozido.

Se você busca um estilo de vida mais saudável, pode substituir todas as suas fontes de gordura por essa. Tanto na panela, quanto dentro de receitas de bolos, pães, panquecas, o que for!

Propriedades e tabela nutricional do óleo de coco

A cada 100 gramas do óleo você encontra as seguintes substâncias:

Calorias  862 Kcal
Gorduras totais 100 gramas
Gorduras saturadas 87 gramas
Gorduras poliinsaturadas 1,8 gramas
Gorduras monoinsaturadas 6 gramas
Colesterol 0 gramas
Sódio 0 gramas
Carboidratos 0 gramas
Açúcar 0 gramas

O óleo é composto por uma série de ácidos graxos importantes como:

  • Cáprico;
  • Caprílico;
  • Capróico;
  • Láurico;
  • Mirístico;
  • Palmítico;
  • Palmitoleico;
  • Esteárico;
  • Oleico;
  • Linoleico.

Esses ácidos atuam em diversas partes do organismo, principalmente no sistema imunológico e nervoso.

Como usar?

principais usos do óleo de coco
Crédito: Freepik

Existem inúmeras formas de aproveitar todos os benefícios desse óleo. As formas de uso desse produto são também muito variadas. Confira abaixa alguns dos principais modos de utilização do alimento!

Óleo de coco no cabelo

Como mencionado antes, o óleo no couro cabeludo previne e até cura diversas doenças. Mas você sabia que esse ingrediente natural puro pode fazer milagres para os seus fios? Aplicá-lo semanalmente pode recuperar danos de processos químicos, como o alisamento capilar.

Você pode ainda fazer dele um leave in barato e eficiente, extremamente indicado por cabeleireiros para cabelos crespos e cacheados para controlar o volume, definir a forma e se livrar do frizz. Se você é fã do no poo ou low poo, saiba que pode adicionar o óleo ao seu condicionador ou até misturá-lo com bicarbonato de sódio e água para criar um potente xampu sem sulfatos e sais.

Ao contrário do que se pensa, o produto não vai deixar seu cabelo oleoso se usado nas quantidades certas. O que ele faz é selar a umidade e reativar as conexões proteicas perdidas durante os processos de secagem.

Para usar o óleo de coco para fazer o cabelo crescer, aprenda uma receita ótima e muito simples de reproduzir em casa:

Ingredientes

  • Óleo de coco: 1 colher de sopa;
  • Vitamina E: 1 cápsula;
  • Óleo de rícino: meia colher de sopa.

Modo de preparo e aplicação

1. Uma vez por semana, misture esses ingredientes em um recipiente de plástico e leve-os ao micro-ondas por no máximo 15 segundos.

2. Aplique a mistura ainda morna no couro cabeludo e, com o auxílio de um pente, puxe os óleos para as pontas do cabelo.

3. Deixe agir por 30 minutos. Se quiser, pode usar uma touca térmica para acelerar o processo.

4. Lave os cabelos normalmente e finalize como quiser.

Como usar no rosto e na pele?

Se você já sabia das maravilhas desse produto para o cabelo, precisa também ver como ele é um grande aliado da pele. No rosto, ele previne o envelhecimento e protege contra os efeitos do sol. No corpo, ele atua como um poderoso hidratante, repondo o percentual de água perdido diariamente. Médicos recomendam-no às pessoas com psoríase, dermatite e eczema.

Você pode usá-lo sem medo, pois seus componentes são todos naturais e não costumam provocar alergias ou outras reações. Inclusive, pode e deve ser aplicado sobre machucados e cortes, já que suas propriedades são regenerativas e cicatrizantes.

Além disso, ele cria uma película protetora, evitando a contaminação por outros agentes externos ao corpo. É por essa razão que você vai ver gente usando óleo de coco em tatuagens recém feitas, ao invés de pomadas específicas para isso.

Mais um uso, talvez curioso, desse óleo é como lubrificante íntimo. Ele funciona como a vaselina e é totalmente seguro para as mucosas. Sendo assim, ele também pode ser eficiente no tratamento das hemorroidas.

Confira no vídeo mais usos do produto para a beleza:

Posso usar na pele oleosa?

Com moderação, a utilização do produto em pele acneica é inclusive indicada por muitos dermatologistas. Seus atributos regenerativos e hidratantes até fazem com que a pele produza menos gordura. Muitas vezes, a pele propensa à acne é realmente muito seca, o que estimula as glândulas a produzir mais óleo e a obstruir os poros.

Óleo de coco emagrece mesmo?

Sim! Ingerir o alimento da forma certa ou usá-lo como substituto de outras fontes de gorduras faz com que você baixe uns quilinhos na balança. Porém não é apenas isso que fará com que você perca peso. Infelizmente é preciso uma mudança de hábitos se você busca emagrecer.

O óleo não faz milagres, entretanto o seu consumo moderado já mostrou em diversos estudos que favorece a perda de peso. Como falado antes, ele faz com que o seu metabolismo acelere e queime mais calorias.

O problema é que esse aumento da queima calórica só fará com que você queime mais 120 calorias por dia. É o equivalente a uma barrinha de cereal. Então, se você está em busca de um peso ideal, adicione o alimento na dieta e mude seus hábitos, pratique exercícios e procure um profissional da saúde que o oriente.

Como fazer óleo de coco caseiro

como extrair o óleo do coco
Crédito: Pxhere

Sabia que pode fazer o óleo de coco virgem em casa? Pois é! E é muito mais simples do que você imagina! Há uma série de formas de obter esse óleo a partir da fruta. Mas esta é a melhor e só precisa de coco desidratado ou seco.

Passo a passo para extrair óleo do coco a frio

1. Depois de comprar o coco desidratado sem açúcar ou conservantes, coloque a fruta em um processador de alimentos e processe-a aos poucos. Tenha cuidado, pois o resultado será uma massa muito densa e oleosa que poderá entupir o seu aparelho. Por esse motivo não use um liquidificador.

2. Quando tiver uma massa mais homogênea, processe-a novamente, até que fique bem líquida mesmo.

3. Esse líquido já é o óleo do coco. Agora basta armazená-lo em um frasco de vidro limpo. Antes de usar, espere pelo menos 24 horas. Assim ele irá assentar e se depositar no fundo da jarra, se separando completamente do óleo puro.

Receitas com óleo de coco

Comer o óleo do coco puro pode até fazem à saúde, contudo a experiência pode ser um pouco desagradável. Como esse óleo não se altera, mesmo exposto às altas temperaturas, ele pode ser incluído na sua alimentação de outras formas.

Confira agora algumas receitas com o óleo  para surpreender o seu paladar e ter uma vida muito mais saudável!

Biscoitinho de tapioca

Bateu aquela fome no meio da tarde e não quer comer porcaria? Essa receita é ótima, pois além do óleo, ela leva goma de tapioca, outro excelente ingrediente para perder peso.

Ingredientes

  • Tapioca em goma: 500 gramas;
  • Farinha de arroz ou amêndoas: 200 gramas;
  • Açúcar de coco: 250 gramas;
  • Sal: a gosto;
  • Ovos: 2 unidades;
  • Óleo de coco: 5 colheres de sopa;
  • Extrato de baunilha: a gosto.

Modo de preparo

1. Primeiro, misture os ingredientes secos: a farinha, o açúcar, a tapioca e o sal.

2. Então adicione o óleo aos poucos até obter uma textura que lembre farofa.

3. Misture os ovos para que a massa fique bem homogênea.

4. Deixe a massa descansar por 10 minutos e depois poderá moldá-la em bolachas ou no formato que preferir.

5. Leve ao forno até dourar. Tenha atenção, pois essa receita assa rapidamente. Depois é só comer!

Sorvete saudável

sorvete de óleo de coco
Crédito: Unsplash

E quando você fica louco por um doce, mas não quer sair da dieta? É difícil, mas não é impossível! Essa receita fica uma delícia e você nem notará a diferença para os sorvetes tradicionais.

Ingredientes

  • Banana: 3 unidades;
  • Cacau em pó sem açúcar: 1 colher de chá;
  • Óleo de coco: 1 colher de sopa;
  • Amêndoas: um punhado para decorar;
  • Mel: a gosto.

Modo de preparo

1. Comece por congelar as suas bananas com antecedência.

2. Quando tiver as bananas congeladas, corte-as em rodelas e coloque-as em um liquidificador junto com o óleo de coco e o cacau. Bata bem.

3. Ao atingir a consistência de sorvete, adoce com mel e bata mais um pouco. Sirva decorado com as amêndoas picadas por cima!

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Fontes: FSG, UFPEUfrgs

107 Comments Leave a Reply
  1. Vc mistura o oleo com bicarbonato e 5 gotas de limão esfolia o rosto durante um minuto….deixe agir 20 minutos retira com sabonete neutro use o seu protetor aí sim vc vai ver a sua pele rejuvenesce uns 10 anos , tenho 43 anos tenho uma filha de 25 um casal de netos liiiiindos e a minha aparência é super jovem UM FELIZ 2017 PRA TODOS (AS)

  2. Vc mistura o oleo com bicarbonato e 5 gotas de limão esfolia o rosto durante um minuto….deixe agir 20 minutos retira com sabonete neutro use o seu protetor aí sim vc vai ver a sua pele rejuvenesce uns 10 anos , tenho 43 anos tenho uma filha de 25 um casal de netos liiiiindos e a minha aparência é super jovem UM FELIZ 2017 PRA TODOS (AS)

  3. Concordo com tudo que falaram,menos que é barato,essa marca que promoveu essa matéria é o melhor,para usar na culinária na minha casa até dá pois somos apenas dois,mas em uma família maior é complicado

  4. Concordo com tudo que falaram,menos que é barato,essa marca que promoveu essa matéria é o melhor,para usar na culinária na minha casa até dá pois somos apenas dois,mas em uma família maior é complicado

  5. Eu uso meu cabelo cresceu muito e parou de cair nasceu muito também onde eu havia perdido ja estava ficando com umas entradas na cabeça eu só aplico o óleo de coco extra virgem e deixo 20 minutos e lavo .e muito bom.

  6. Puxa que coincidência,pois acabei de aplicar uma máscara com abacate,mel,óleo de coco e creme de tratamento,misturei tudo e apliquei no cabelo recém lavado e deixei 30minutos com touca de aluminio.
    Agora quase seco percebo pelo toque que ficou com uma maciez incrivel, muito hidratado e sem volume nenhum!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
Conheça as 10 plantas espirituais que chamam boas vibrações!
Sofre de vaginose? Saiba como tratar a doença vaginal do cheiro a peixe podre!