em

Conheça os benefícios e como fazer água de rosas

Essa água hidratante e nutritiva pode ser feita em casa para tratar da pele e problemas de saúde
água de rosas
Crédito: Freepik

A água de rosas é exatamente o que o nome sugere. Uma combinação de pétalas de rosas com água. Essa mistura pode ser usada para beneficiar a sua saúde. Então, veja quais são as utilidades da água feita com rosas, como usar, como fazer em casa e onde pode comprar pronta para uso.

Para que serve a água de rosas: 6 benefícios

benefícios da água de rosas
Crédito: Freepik

Ao pensar nas rosas, só vem coisas boas à mente. O aroma e a beleza da flor remetem a momentos de romantismo e alegria, quando é recebida de presente. Ao utilizar água feita de rosas no dia a dia, também são apenas coisas boas que acontecem, por exemplo:

1. Alívio de inflamação na garganta

Você pode usá-la para fazer gargarejos e ajudar no tratamento de inflamações de garganta. Ela não serve para todos os tipos de inflamação, então caso utilize e não perceba alívio em até 3 dias, procure um médico.

2. Aroma que ajuda a relaxar

O cheiro das rosas fica ainda mais evidente quando estão em infusão na água. Então, podem servir como tratamento de aromaterapia para aliviar o estresse e ajudar a relaxar após um longo dia de trabalho.

3. Contribui com a regeneração das células da pele

Ao aplicar na pele, as flores vão liberar o seu poder antioxidante. Quer dizer que suas propriedades vão proteger as células do excesso de radicais livres que provocam sua oxidação e envelhecimento precoce.

4. Atua como anti-inflamatório da pele

Assim como faz pela dor de garganta, ela também age sobre a pele irritada, reduzindo os sintomas de processos inflamatórios. Age sobre casos leves de dermatite, acne, eczema e alergia, mas não substitui a consulta ao médico.

5. Faz limpeza de pele

Fazer limpeza de pele toda semana ou a cada quinze dias é importante para desobstruir os poros e evitar o excesso de oleosidade e impurezas. Então, em uma das vezes que fizer a limpeza caseira, pode usar essa água. Mesmo assim, a cada mês, deve passar por uma limpeza profunda aplicada por um dermatologista ou esteticista.

6. Nutre a pele

É uma boa fonte de vitamina C e vitamina A, ajudando a fortalecer o organismo, cicatrizar feridas e melhorar a saúde das células.

Como usar?

Ela pode ser aplicada na pele, em banhos de banheira, escalda-pés ou limpeza facial. Também pode ser inalada para seu efeito de aromaterapia. Para isso você pode borrifá-la no travesseiro antes de ir se deitar ou pode fazer um aromatizador de ambientes.

Existe ainda a possibilidade de ingeri-la, mas para isso é importante ter mais cuidado. Primeiro, consulte seu médico para saber se o seu organismo não corre o risco de ter efeitos colaterais. Depois, é preciso fazer a receita com rosas que não tenham recebido veneno no seu cultivo. A procedência da flor é muito importante para essa finalidade.

Também deverá substituir a água mineral pela água destilada na receita caseira ou ir à farmácia e pedir a para uso culinário.

Como fazer em casa?

fazer receita água de rosas
Crédito: Freepik

Você pode fazer a sua versão em casa e é bem simples. Apenas lembre-se da dica anterior, que deve escolher rosas puras e bem limpas, especialmente se optar por ingerir.

Ingredientes

Pétala de rosa: 1 xícara (chá);
Água destilada: 2 xícaras (chá);
Jarra de vidro grande com tampa: 1 unidade;
Tigela grande de vidro com tampa e resistente ao calor: 1 unidade;
Pano de prato bem limpo: 1 unidade.

Modo de preparo

  1. Comece aquecendo a água até quase ferver. Desligue;
  2. Coloque as pétalas dentro da tigela de vidro e depois jogue a água quente por cima. Tampe e deixe em infusão por meia hora;
  3. Depois, coloque o pano sobre a jarra para servir como peneira. Despeje a água para dentro da jarra e descarte as pétalas. Tampe-a e deixe na geladeira para usar aos poucos.

Preço e onde comprar

Pode ser comprada pronta em grandes mercados, lojas de produtos naturais, cosméticos e farmácias. Você pode comprá-la para uso externo ou culinário. São diferentes na composição, então cuidado para não ingerir a para uso externo. O preço vai variar conforme a marca e o tipo, mas pode ir desde R$5 a R$45, em média.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
receitas de salada de pepino japonês
5 Receitas de salada de pepino japonês
vacina para rinite
Vacina para rinite existe e funciona