em

Cólica intestinal: por que acontece e como tratá-la?

As cólicas são dores difíceis de suportar e podem indicar um problema mais sério.
cólica intestinal
Designed by Freepik

Quando há algo errado com o seu sistema gastrointestinal, uma das formas que o organismo tem para se manifestar é através da cólica intestinal. Ela pode estar relacionada a uma alimentação inadequada ou a um problema de saúde. Veja o que é, quais os sintomas e tratamentos.

O que é cólica intestinal?

A cólica intestinal é uma dor intensa na região do abdômen, normalmente com a presença de gases e diarreia. Ela pode ocorrer quando você:

  • Come algo estragado;
  • Tem uma dieta pobre em fibras;
  • Come demais;
  • Não bebe água o suficiente;
  • Exagera nos alimentos que fermentam;
  • Exagera nos alimentos com gordura industrializada;
  • Vive uma situação de alto estresse ou ansiedade;
  • Está com uma infecção no intestino.

Sintomas

Os sintomas da cólica intestinal vão variar de acordo com a causa do problema. Normalmente a dor é aguda, daquelas que surgem de repente, bem forte, e passam logo depois ou permanecem por mais tempo.

É comum haver a presença de gases e inchaço abdominal, pois o corpo está precisando eliminar o que há em excesso no intestino.

A diarreia também é muito comum, em todos os casos, inclusive quando for uma infecção causada por um parasita, vírus ou bactéria, pois eles desequilibram a microbiota (flora) intestinal.

Com tudo isso, a pessoa sente um forte mal estar, podendo haver excesso de suor, náusea, fraqueza, boca seca, sangue nas fezes, febre e desidratação.

Como tratar cólicas intestinais em adultos

O tratamento da cólica intestinal vai variar de acordo com a causa. Por exemplo, se você apenas comeu algo estragado, é provável que a cólica vá embora quando eliminar as fezes daquele alimento.

Porém, se for o caso de uma doença inflamatória do intestino ou uma infecção por bactéria, o médico deverá ser consultado.

Em todos os casos é importante tomar muita água ou fazer soro caseiro para evitar a desidratação. Ficar em repouso também ajuda.

A questão alimentar vai depender da causa da diarreia, pois há alimentos que estimulam e outros que ajudam a parar.

Os alimentos probióticos são uma ótima escolha para acompanhar o tratamento da cólica intestinal, pois devolvem a quantidade de bactérias e leveduras benéficas para que o intestino se recupere e fortaleça de maneira natural.

Remédio caseiro para cólica intestinal

O remédio caseiro para cólica intestinal deve ser tomado apenas para aliviar o sintoma no momento ou quando tiver certeza de que não se trata de uma doença intestinal. Veja essa receita de xarope para aliviar a dor:

Ingredientes

Água: 1 xícara (chá);
Casca de maçã Fuji: 1 unidade inteira;
Mel: ½ xícara (chá).

Modo de preparo

  1. Coloque todos os ingredientes em uma panelinha e leve para ferver, mexendo sempre;
  2. Quando formar uma calda grossa, desligue o fogo e deixe esfriar;
  3. Coe o xarope e tome uma colher de sopa a cada 12 horas.

Dica: Como eliminar os gases?

Com a presença da cólica ou apenas de muitos gases que provocam desconforto, essas dicas naturais do que tomar e como prevenir vão ser úteis. Confira no vídeo abaixo:

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
planejar viagem
Como planejar viagem: passo a passo para aproveitar cada momento
pirão de peixe com farinha de mandioca
Receita de pirão de peixe com farinha de mandioca