em

AmeiAmei Meu Deus!Meu Deus!

Como controlar o diabetes: 10 dicas e receitas especiais

Veja dicas e receitas caseiras de como controlar o diabetes, de forma natural, mantendo a saúde em dia

controlar o diabetes
Crédito: Pixabay

De acordo com o Ministério da Saúde, o diabetes se desenvolve “quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não consegue mais utilizar de maneira eficaz a insulina que produz”. Nesse sentido, é preciso aprender a controlar o diabetes, para ter a saúde regularizada.

Isso pelo fato de que a insulina é exatamente o hormônio que irá ajudar a regular o açúcar no sangue, quebrando suas moléculas e liberando energia para a utilização, além de livrar seu organismo dessa ‘toxina’, quando em excesso, no sangue.

Além de baixar a imunidade, ter o açúcar alto pode “levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte”. Mas é claro que existe controle e formas de lidar com a doença.

Veja então, dicas especiais, dadas pela Sociedade Brasileira de diabetes – SBD, para controlar o diabetes de forma correta.

As melhores dicas para controlar o diabetes

controlar o diabetes
Crédito: El Grafico

Aprenda a manter o diabetes sob controle, deixando sua vida mais simples e prazeirosa:

1. Planeje as refeições

Para controlar o diabetes é fundamental que você faça um planejamento das suas refeições, pelo menos um dia antes, mas o ideal é que faça o cardápio semanal, sempre de acordo com os alimentos da época e a orientação do seu nutricionista.

Isso evita lanchinhos fora de hora, almoço improvisado com poucos nutrientes ou elementos nocivos à sua saúde, trazendo também mais praticidade no dia a dia.

Lista dos alimentos que devem ser evitados em caso de diabetes

2. Coma pouco, várias vezes

Para evitar a formação de picos glicêmicos – quando a quantidade de açúcar sobe rapidamente – procure fazer várias refeições ao longo do dia, comendo no máximo, de 3 em 3 horas. Isso ajuda a controlar o diabetes

Consuma também uma quantidade adequada, para que não corra o risco de subnutrição ou até mesmo de engordar demais, gerado mais problemas para a sua saúde.

3. Escolha os integrais

Se você puder optar pelos alimentos integrais, o faça sempre, pois estes são ricos em fibras, que vão te dar saciedade, desacelerar o processo digestivo, ajudar a eliminar o açúcar e assim controlar o diabetes, evitando também os picos de açúcar no sangue.

Se no mercado estiverem muito caros, tente ir a um cerealista ou até mesmo comprar pela internet, onde você pode encontrar muita coisa boa, com preço acessível.

4. Beba bastante água

Crédito: Unsplash

Água é fundamental para qualquer pessoa, em qualquer idade, mas é especialmente importante para pessoas que precisa controlar o diabetes. Ela ajuda a limpar o sangue, diluindo e eliminando qualquer excesso de açúcar que tenha ficado.

Ajuda também a deixar a pele mais limpa e todo o sistema funcionando adequadamente. Dessa forma, procure ingerir ao menos 2 litros de água por dia, ou mais.

Homens precisam tomar mais água que as mulheres: será verdade?

5. Evite comidas gordurosas

Ok, carboidratos não são tolerados ao todo pelo seu organismo, mas isso não quer dizer que sua alimentação ficará saturada – literalmente – de gordura. Escolha o equilíbrio, sempre.

Para controlar o diabetes, evite as frituras, optando por grelhados, cozidos e assados. Se for usar gordura, escolha uma de cadeia curta ou média, como azeite de oliva e óleo de coco.

6. Tenha atenção ao consumo de embutidos

Os embutidos (industrializados e processados) podem ser um perigo, se não forem consumidos com consciência e cautela, pois há grandes chances de terem carboidratos diversos em sua composição.

Além disso, costumam ter uma quantidade excessiva de sal, açúcar e principalmente gordura de má qualidade, prejudicando o seu corpo. Se for comprar industrializado do tipo ‘saudável’, veja sempre a composição e os ingredientes. Isso irá lhe ajudar a controlar o diabetes.

7. Varie nos grupos alimentares

É importante absorver os diferentes tipos de nutrientes, por isso, você deve variar bastante a sua alimentação. Coma legumes, carnes, hortaliças, frutas com baixo carboidrato e até aquele pãozinho integral que só você sabe fazer.

Para controlar o diabetes, escolha preferencialmente lácteos com pouca gordura e alimentos integrais, comendo as frutas com o bagaço, sempre que possível, e a casca, se sua composição permitir.

8. Pratique atividade física

velhice feliz
Crédito: Portal Amigo do Idoso/span>

Praticar atividade física, assim como a água, é universal: todo mundo tem que fazer e sempre arranja uma desculpa para não tentar. Se o joelho está doendo, faça uma hidro bem de leve; se você não tem tempo, levante 30 minutos mais cedo.

Mas atenção, mesmo que isso ajude a controlar o diabetes, peça sempre a orientação do seu médico, de qual é o melhor exercício físico para o seu estado de saúde, procurando variar as modalidades, quanto possível.

9. Consulte um nutricionista

Não é obrigatório para controlar o diabetes, mas vai te ajudar muito. O nutricionista irá ouvir seus hábitos alimentares, desde o que você gosta ou não de comer, até a sua rotina de trabalho e o tempo para preparar os alimentos.

Além disso, pode preparar seu cardápio semanal, com opções de alterações que podem ser feitas, para ajudar a controlar o diabetes.

10. Divirta-se

Ter diabetes não quer dizer deixar de sair com os amigos, assistir a um filme no cinema ou não ir para as festas, por não poder comer o mesmo que os outros.

Entenda o que é cada alimento e adapte-se, de forma que dê para substituir pelos alimentos do restaurante, barzinho ou outro estabelecimento.

Se for alguém amigo, pode falar do seu caso e pedir para deixar um suco sem adoçar e até oferecer para levar uns snacks ou pratos adequados à sua alimentação.

Se não for esse o caso, se alimente melhor em casa e leve – sem vergonha nenhuma – seus snacks na bolsa. Mas já fique ciente de que é bom levar a mais, pois todo mundo gosta de um lanchinho saudável também.

10 Receitas e alimentos que podem ajudar

Além dessas dicas preciosas para controlar o diabetes, anote também algumas receitas caseiras e alimentos do dia a dia que podem ser seus aliados, mantendo uma rotina mais gostosa e saudável:

1. Cebola e limão

O segredo dessa receita está na combinação da cebola e do limão. Uma das substâncias contidas na cebola ajuda a baixar os níveis de açúcar e aumenta a produção de insulina, por isso, este alimento é utilizado há séculos para controlar o diabetes.

Diabéticos devem consumir limão regularmente, pois ele ajuda o pâncreas a funcionar corretamente. Além disso, o limão limpa o sangue, fazendo com que ele flua livremente entre veias, artérias e vasos capilares.

Ingredientes

Cebola: ½ unidade;
Limão: 1 unidade.

Modo de preparo

  1. Bata a cebola no liquidificador;
  2. Junte o suco da cebola com o sumo de 1 limão;
  3. Divida em duas porções e beba pela manhã e de tardezinha.

Conheça também os benefícios da casca da cebola para saúde

2. Farinha de maracujá

benefícios da farinha de maracujá para a saúde
Crédito: MGT Nutri

A farinha de maracujá pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou ser feita em casa, com a casca do fruto. Ela é rica em uma fibra chamada pectina, que ajuda a reduzir a quantidade de glicose do organismo, controlando o diabetes.

Ingredientes

Casca de maracujá: 2 unidades.

Modo de preparo

  1. Lave as cascas, com a parte branca e amarela e deixe secar;
  2. Leve ao forno baixo até que fiquem ressecadas;
  3. Deixe esfriar e raspe a parte amarela com uma faca e descarte;
  4. Coloque as cascas no liquidificador e guarde a farinha em pote ffechado;
  5. Tome 2 colheres ao dia, seja com bebidas ou alimentos.

3. Canela

chá de canela
Crédito: Air Freshener

Além de aromática e deliciosa, a canela reduz o desejo de consumir doces, ajudando a substituir a sensação de doçura dos alimentos. É rica em polifenóis que estimulam a produção de insulina, reduzindo a necessidade da medicação e consequentemente controla o diabetes.

Ela pode ser consumida direto no alimento, em pó ou em receitas, porém a forma mais comum é o chá de canela.

Ingredientes

Canela em pau: 1 unidade;
Água: 250 ml.

Modo de preparo

  1. Coloque a água e a canela em uma panela e leve ao fogo;
  2. Deixe ferver por 2 minutos, desligue e abafe.
  3. Beba morno ou gelado, sem adoçar.

4. Aveia

A aveia é rica em nutrientes e especialmente em fibras, que irão ajudar a reduzir a quantidade de açúcar no sangue. Ela pode ser consumida de diversas formas diferentes, sempre com atenção à quantidade indicada pelo nutricionista, devido ao carboidrato.

Experimente colocar nas frutas, receitas doces e salgadas, bebidas – inclusive as detox – e invente novas formas de consumo.

5. Chá de cravo-da-Índia

cha de cravo-da-india beneficios
Crédito: Dailyhunt

O chá de cravo contém antioxidantes, antocianinas e quercetina, sendo excelente para quem precisa controlar o diabetes. Ele reduz não somente a glicose, como também o colesterol e triglicérides, deixando o corpo mais saudável.

Ingredientes

Cravo-da-Índia: 4 unidades;
Água: 250 ml.

Modo de preparo

  1. Coloque a água e o cravo em uma panela e leve ao fogo;
  2. Deixe ferver por 2 minutos, desligue e abafe;
  3. Beba morno ou gelado, sem adoçar.

6. Feno grego

Um excelente alimento, serve também para controlar o diabetes, dada a presença da isoleucina, trigonelina, galactomanano e mais. Ele pode ser consumido em forma de chá, farinha, grãos ou brotos, que podem ser adicionados a saladas ou cozidos.

Ingredientes

Feno grego: 3 colheres (sopa).

Modo de preparo

  1. Em um prato, coloque um pedaço de tecido de algodão molhado, mas não encharcado;
  2. Coloque as sementes nesse pano e embrulhe-as;
  3. Mantenha em local fresco, borrifando água para que sempre esteja úmido;
  4. Depois de 3 ou 4 dias, você terá seus brotos.

7. Abacate

alimentos alcalinizantes abacate
Crédito: Unsplash

O abacate pode até conter certa quantidade de calorias, mas a maior parte é gordura boa. Consumir o fruto ajuda a diminuir a taxa glicêmica, rejuvenescendo as células responsáveis por produzir insulina, por isso é um alimento adequado para controlar o diabetes.

Já tentou bater ½ abacate com 2 colheres de cacau em pó e xylitol (ou outro adoçante natural que você goste) e deixar na geladeira por pelo menos 1 hora? Faça o teste!

8. Bardana

O chá de bardana ajuda a reduzir o açúcar no sangue, diminuindo assim a quantidade da medicação necessária para controlar o diabetes. Você pode encontrar a planta já seca em lojas de produtos naturais e farmácias, bem como em feiras livres.

Ingredientes

Bardana: 2 colheres (sopa);
Água: 250 ml.

Modo de preparo

  1. Coloque a água em uma panela e leve ao fogo;
  2. Deixe ferver, coloque as duas colheres de bardana, desligue e abafe;
  3. Beba morno, sem adoçar.

9. Babosa

eliminar parasitas do corpo
Crédito: Natural Food Series

A babosa é um poderoso remédio natural e pode ajudar no tratamento do diabetes, pois reduz o índice glicêmico. Basta tomar o suco de babosa ou o xarope, feito em casa ou comprado pronto.

Existe também a opção de cápsulas, vendidas em farmácias e lojas de produtos naturais, sempre com orientação do seu médico ou nutricionista, para qualquer suplementação.

10. Cromo

Não é um alimento em si, mas faz parte de muitos. O cromo é essencial para a redução do açúcar no sangue, bem como para estimular a produção da insulina.

Alguns exemplos de alimentos ricos nesse nutriente são a carne, ovos, peixes, grãos integrais, espinafre, alho, brócolis e feijão, por exemplo.

Lembre-se de que as dicas não substituem a orientação médica e o que é bom para uns pode não ser para outros, então busque o apoio do seu médico ou nutricionista para montar o cardápio adequado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

manteiga de coco benefícios e como fazer

Manteiga de coco: benefícios e como fazer

vitaminas saudáveis

Vitaminas saudáveis: dicas de como preparar e 7 receitas