em

AmeiAmei

7 Benefícios do chá de canela para sua saúde e bem-estar

Uma bebida que parece simples, mas que possui muitas vantagens.
beneficios do cha de canela para a saude
Designed by Freepik

Os benefícios do chá de canela para a saúde são inúmeros. Uma simples xícara da infusão por dia pode fazer uma diferença enorme no bem estar. A bebida de sabor exótico agrada a paladares exigentes, mas torna-se cada vez mais popular pelos seus efeitos positivos no corpo.

7 Benefícios do chá de canela

Na época das grandes incursões marítimas, a canela era uma das especiarias mais valiosas. Vendida a preço de ouro, era um dos principais produtos exportados da Ásia para a Europa. Os seus usos culinários foram, durante muito tempo, os mais difundidos.

No entanto, os benefícios do chá de canela passaram a ser amplamente conhecidos e os seus efeitos medicinais foram fundamentados pela ciência. Conheça algumas das vantagens dessa bebida para a saúde e considere incluí-la na sua dieta.

1. Tem efeito antioxidante e anticancerígeno

A alta concentração de antioxidantes na bebida faz com que seja uma arma eficaz na luta contra os radicais livres presentes no organismo. São eles que causam danos celulares extremamente prejudiciais, levando ao surgimento de doenças degenerativas e do câncer em diversos órgãos.

2. Auxilia no controle das taxas de açúcar no sangue

Quem tem diabetes sabe que o controle da doença é fundamental para manter a qualidade de vida. A ingestão de chá de canela pode tornar a rotina mais fácil. A bebida possui um alto teor de polifenóis, que ajudam a regular as taxas de glicose. Esses componentes também ajudam a manter o corpo saciado por mais tempo e dificultam a ocorrência de picos de insulina.

3. Previne e trata transtornos digestivos

A canela é um poderoso antiespasmódico e anti-inflamatório, o que quer dizer que influencia o  processo digestivo para que ele seja mais eficiente. Ela evita indigestão, transtornos no estômago, gases e inchaço no abdômen. Também é rica em fibras, o que facilita o funcionamento do trânsito intestinal.

4. Reduz a chance de problemas cardíacos

Um dos benefícios mais importantes do chá de canela é a capacidade de diminuir a presença de triglicérides no organismo. Com isso, o colesterol ruim fica sob controle, fazendo com que as veias de acesso ao coração fiquem livres e bem preservadas.

5. Melhora o funcionamento do sistema circulatório

Como tem propriedades anticoagulantes, a canela consegue melhorar o funcionamento do sistema circulatório, diminuindo o risco de doenças associadas a esse sistema. A sua função anti-inflamatória também tem uma influência na diminuição da incidência de varizes e no incômodo causado por elas.

6. Ajuda a emagrecer

E agora uma boa notícia para quem não sabe mais como vencer a luta contra a balança: a canela é um termogênico natural, ou seja, acelera o metabolismo e a queima de gordura. O chá da especiaria, quando incluído em uma dieta saudável e adequada, pode ajudar a mandar embora os quilos indesejados.

Outra vantagem nesse aspecto é a presença das fibras, que deixam o corpo saciado por mais tempo e evitam a tentação de atacar a geladeira.

7. Reduz o estresse e melhora a concentração

Os benefícios do chá de canela também chegam ao cérebro. Isso porque a bebida tem um poder antioxidante que revigora o órgão e melhora as capacidade cognitivas. Dessa forma, é mais fácil evitar a tentadora procrastinação e ainda ter uma melhor disposição ao longo do dia.

Como fazer chá de canela

como preparar cha de canela
Créditos: Pixabay

Se está decidido a testar os benefícios do chá de canela, o próximo passo é aprender a fazer a bebida. O processo é rápido e bastante fácil.

Ingredientes

  • Canela em pau: 2 pedaços;
  • Água: 200 ml;
  • Mel: a gosto.

Modo de preparo

1. Em um panela, adicione a água e a canela em pau.

2. Deixe ferver por cerca de 5 minutos.

3. Retire do fogo e adoce com mel.

O ideal é que a bebida seja consumida entre as refeições, especialmente se a intenção for focar no emagrecimento e no controle da diabetes.

Cuidados a ter

Como ocorre com qualquer alimento ou bebida, a canela, apesar dos seus benefícios, deve ser consumida com moderação. A orientação é que a ingestão não ultrapasse uma colher de chá cheia da especiaria em pó. Para o chá, duas xícaras são o limite. Uma quantidade maior do que as mencionadas produz efeitos tóxicos no organismos.

As gestantes devem evitar o consumo do chá durante toda a gravidez, especialmente no primeiro trimestre. Por ter um efeito poderoso no sistema circulatório, a canela pode estimular as contrações antes do período adequado, representando um risco para o bebê.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
Aprenda a preparar vitaminas saudáveis
Benefícios da semente de abacate