em ,

15 Benefícios da canela para a saúde

Essa especiaria pode fazer mais pelo seu corpo de que você imagina
beneficios da canela
Crédito: Pixabay

Os benefícios da canela não se restringem apenas ao sabor único que dá aos alimentos. A especiaria, que já foi mais valiosa que o ouro há pouco mais de cinco séculos, possui propriedades medicinais muito abrangentes. O seu uso dentro de uma dieta equilibrada produz melhorias significativas no bem-estar e na saúde de uma forma geral.

Rica em fibras, em minerais e em vitamina K, é facilmente encontrada em pau, em pó ou em forma de óleo essencial. Isso faz com que as possibilidades de utilização sejam as mais variadas possíveis. O importante é não excluir da alimentação essa especiaria tão versátil.

Aqui você encontra:

Quais são os principais benefícios da canela

benefícios da canela quais são
Crédito: Freepik

Polifenóis, ácidos gordos, aminoácidos, fibras alimentares, hidratos de carbono e antioxidantes são alguns dos nutrientes que justificam e potencializam os benefícios da canela. Saiba como essa especiaria pode melhorar a sua qualidade de vida se incluída na alimentação.

1. Melhora a saúde intestinal

As fibras e o cálcio presentes nela proporcionam um cólon mais saudável, combatendo os sais biliares que podem danificá-lo. Essa é, inclusive, uma forma de prevenir o câncer nesse órgão. Diarreias, constipação e síndrome do intestino irritável são situações que podem ser igualmente minimizadas.

2. Otimiza a circulação sanguínea

Um dos benefícios da canela é também a sua ação anticoagulante, graças à presença da cumarina. Ela favorece uma circulação sanguínea mais fluída e dificulta o surgimento de problemas relacionados ao sistema circulatório.

3. Estabiliza a presença do açúcar no sangue

Os diabéticos de tipo 2 também podem tirar proveito dos benefícios da canela. A especiaria faz com que a glicose seja mais bem aproveitada pelo organismo e que a insulina seja absorvida de modo mais fácil. A enzima que contraria esse processo é bloqueada e há menor chance de acontecerem picos glicêmicos.

4. Previne doenças cardíacas

Excelente anti-inflamatório e antioxidante, além de preservar o músculo cardíaco, colabora para o bom estado das veias. Ela também ajuda na redução do mau colesterol, o LDL, dificultando a ocorrência do entupimento de artérias.

5. Estimula a função cognitiva

Para desfrutar desse poder, nem precisa ingeri-la, basta cheirá-la. O perfume intenso e adocicado da especiaria é extremamente energizante e estimulante. Auxilia a aumentar a concentração, a agilidade mental e o desempenho cerebral.

6. Evita e trata doenças degenerativas

Mais uma vez a ação antioxidante é fundamental para a prevenção de doenças. Nesse caso, as degenerativas. Os componentes mantêm a renovação celular e exterminam os radicais livres. Condições como Alzheimer e Parkinson podem ser evitadas com o consumo da canela aliado a outros fatores.

7. Atua contra o câncer

Uma das doenças que mais assusta nos últimos tempos é o câncer, principalmente devido à sua mortalidade. Estudos já comprovaram que é possível reduzir e muito as chances de desenvolvê-lo fazendo ajustes na alimentação. Uma das atitudes tomadas deve ser incluir a canela no cardápio para se beneficiar do seu efeito antioxidante, inimigo das células cancerígenas.

8. Possui ação antibacteriana e antifúngica

Combater e tratar infecções não precisa ser uma função exclusiva dos medicamentos. A canela, devido à alta concentração de cinamaldeído, também pode fazer isso de forma bastante eficaz. O mesmo componente é responsável ainda por ajudar a exterminar fungos.

9. Ajuda a combater a gripe

Graças à sua ação imunomoduladora, ela ajuda seu corpo a combater a gripe, além da sua ação termogênica que dá aquela energia extra para as atividades do dia a dia.

O ideal é tomar duas xícaras do chá de canela por dia, até desaparecerem os sintomas, preferencialmente bem quentinho.

10. Tem poder anti-inflamatório

benefícios da canela anti-inflamatório
Crédito: Unsplash

A canela tem função anti-inflamatória e bactericida, ajudando a curar problemas relacionados a eles. Além disso, a pele fica menos propensa ao aparecimento de acnes e espinhas, além de manter o organismo rodando certinho.

11. Deixa a pele mais bonita

A canela é rica em antioxidantes mais estáveis do que a vitamina C, sendo que uma colher de sopa tem mais do que uma xícara inteira de mirtilos!

Isso faz com que sua pele fique mais bonita, por mais tempo, dado que acaba combatendo o envelhecimento precoce.

12. Mantém a boca saudável

Escovar os dentes com um pouco de óleo de coco e canela, uma vez por semana, sem força, vai deixar sua boca mais saudável, livre de bactérias e do mau hálito. Pode também fazer um chá de canela e usar como enxaguante bucal, uma vez por semana.

13. Ajuda a tratar a candidíase

O uso adequado da canela pode ajudar a tratar a candidíase, sendo ela poderosa contra fungos e bactérias, especialmente a causadora da doença.

14. Auxilia no tratamento de ovários policísticos

Seu consumo ajuda a tratar a síndrome dos ovários policísticos, contornando muitos dos problemas causados por ela. Auxilia no controle do ganho de peso e na redução do sangramento, bem como a formação de novos cistos.

15. É repelente natural

Esse repelente natural que pode ser utilizado com segurança, sem fazer mal para o seu corpo e o meio ambiente.

Para preparar, coloque 1 pacote de canela em pau em meio litro de álcool de cereais e deixe por 15 dias em local fresco e escuro, sacudindo todos os dias. Retire do vasilhame, coloque em um borrifador, acrescente 1 colher de óleo para bebê e pode usar.

Propriedades nutricionais

benefícios da canela propriedades nutricionais
Crédito: Unsplash

A cada 100 gramas de canela em pó, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, você tem 431 mg de potássio, 53 gramas de fibra, 4 gramas de proteína, 1 grama de cálcio, 8,3 mg de ferro, além das vitaminas A, B, C e D.

Ela é rica em antioxidantes, cinamaldeído, cumarina, polifenóis, ácidos gordos, aminoácidos e muitos outros nutrientes importantes para o funcionamento do corpo.

Emagrece?

Sim, a canela pode ajudar a emagrecer, se aliada a uma alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas.

Isso acontece porque ela tem ação termogênica no corpo, acelerando o metabolismo e ajudando a queimar calorias mais rapidamente. Além disso, age como um anti-inflamatório natural, fazendo com que a quantidade de gordura depositada diminua.

Qual a quantidade ideal por dia e como usar

Há diferentes maneiras de tirar vantagem dos benefícios da canela. A forma como a especiaria é utilizada depende da criatividade e da disponibilidade, pois as propriedades não se alteram. Em pau, pode-se fazer chá, incluir em cremes, em mingaus ou mesmo em drinks, por exemplo.

A versão em pó é muito útil para temperar carnes e saladas. O formato facilita a melhor distribuição do sabor e do aroma. Também pode ser incluída em bolos, em tortas, em bolachas e até em sorvetes.

Existe ainda o óleo essencial da canela, facilmente encontrado em lojas de produtos naturais e de aromaterapia. Ele é extraído tanto das folhas da planta ou da casca, tal como o pó e os ramos. Entre outras coisas, pode ser usado diretamente na pele para resolver problemas como acne e sarna, para fazer massagens e ajudar na cicatrização de ferimentos.

O consumo ideal diário é de no máximo 2 colheres de sopa, para uso interno, podendo também ser utilizada em esfoliações e massagens. Antes de começar a consumir ou passar no corpo, consulte um especialista e faça um teste de alergia.

Contraindicações

contraindicacoes da canela
Crédito: Pixabay

Os benefícios da canela são muitos, mas a especiaria pode causar efeitos colaterais quando usada em doses exageradas ou em casos específicos. Por mais que um produto seja vantajoso, é sempre bom consultar um profissional de saúde para que ele oriente e ajuste a utilização de acordo com o seu perfil.

O uso da canela está, de uma forma geral, contraindicado para grávidas, por estimular as contrações uterinas e resultar em aborto ou parto prematuro, e mulheres que amamentam. Pacientes com problemas renais e no fígado também deve evitar o consumo, a menos que haja indicação médica para o efeito.

Receita de chá de canela

E que tal aprender a fazer um bom chá de canela em casa, muito diferente das versões comercializadas em supermercados? A bebida é deliciosa e ainda termogênica, o que quer dizer que ajuda a queimar a gordura extra.

Ingredientes

Água: 1 xícara (chá);
Canela em pau: 1 unidade;
Mel: a gosto.

Modo de preparo

  1. Leve a água ao fogo. Quando levantar fervura, desligue e coloque a canela;
  2. Deixe em infusão por aproximadamente 10 minutos;
  3. Retire a canela e adoce com mel.

Outras receitas com canela

Por que parar no chá, quando se pode saborear muitas outras delícias e aproveitar os benefícios da canela? Para acompanhar aquele café da tarde ou para qualquer hora, experimente essas receitas

1. Bolo

benefícios da canela receita bolo de canela
Crédito: Tudo Gostoso

Essa deliciosa receita de bolo de canela tem um recheio cremoso e fica muito fofinho, perfeito para a hora do café.

2. Biscoitinhos

benefícios da canela receita biscoitinho
Crédito: Tudo Gostoso

Fáceis de levar para qualquer lugar, essa receita rende vários biscoitinhos frescos e crocantes, com massa leve e aerada.

3. Pãozinho enrolado

benefícios da canela receita pãozinho
Crédito: Guia da Cozinha

Esse pãozinho é delicado e muito lindo, formando uma espiral interessante, com o contraste de cores. Fica macio e muito saboroso.

4. Brigadeiro de churros

benefícios da canela receita brigadeiro de churros
Crédito: Dani Noce

Basicamente, se você juntar açúcar e canela, tudo fica com sabor de churros. Essa receita de brigadeiro é perfeita para variar do sabor tradicional.

5. Tortinha funcional de pêssego

benefícios da canela receita tortinha funcional de pêssego
Crédito: Dani Noce

Essa receita não tem farinha refinada, é rica em fibras e vitaminas e nem precisa ir para o forno. As tortinhas são sem glúten, sem lactose e é vegana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
mulher impedida de usar banheiro feminino no Makro
Mulher é proibida de usar o banheiro feminino no trabalho
Sangramento após a menopausa é normal?